Mudanças curriculares na educação superior em Odontologia: inovações, resistências e avanços conquistados

Autores

  • Juliana Maciel de Souza Lamers Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Alexandre Baumgarten Universidade Federal do Rio Grande dos Sul (UFRGS)
  • Fernando Valentim Bittencourt Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ramona Fernanda Ceriotti Toassi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i4.324

Palavras-chave:

Avaliação Educacional. Currículo. Educação Superior. Educação em Odontologia.

Resumo

O artigo analisa o desenvolvimento de um currículo integrado de Odontologia orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e baseado na construção de competências em uma universidade pública no sul do Brasil. A articulação das atividades acadêmicas com o mundo do trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS) foi uma das principais mudanças desta proposta curricular. O método de investigação foi predominantemente qualitativo, caracterizando-se como um estudo de caso. O corpus de análise constitui-se pela aplicação de questionários e realização de entrevistas individuais semiestruturadas. Participaram do estudo 59 professores, sete técnicos administrativos e três gestores do curso. Os resultados encontrados qualificam o currículo avaliado quanto à integração entre professores de diferentes departamentos e entre as áreas (interdisciplinaridade); cuidado em saúde humanizado centrado nas necessidades do indivíduo/paciente; estímulo à cidadania; ensino clínico integrado, organizado por complexidade de procedimentos; e estágios supervisionados em cenários de prática do SUS (serviços de Atenção Primária à Saúde, de média e alta complexidade, além da gestão em saúde). A integração curricular, um dos eixos estruturantes do currículo e reconhecida como uma potencialidade, também se estabeleceu como um desafio para a consolidação do processo. A qualificação docente para atuar neste currículo, bem como a avaliação curricular continuada, foram aspectos que se destacaram para o fortalecimento do curso. Potencialidades e desafios são apresentados e discutidos em relação a um modelo curricular integrado em Odontologia, apontando para a necessidade de se repensar permanentemente tal currículo, favorecendo práticas educacionais cada vez mais renovadas e democráticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Maciel de Souza Lamers, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Técnica em Assuntos Educacionais da Faculdade de Odontologia da UFRGS. Mestre em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional. Vice-coordenadora do Núcleo de Avaliação da Unidade (NAU) da Faculdade de Odontologia da UFRGS. 

 

Alexandre Baumgarten, Universidade Federal do Rio Grande dos Sul (UFRGS)

Cirurgião-dentista. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia. Mestre em Epidemiologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Fernando Valentim Bittencourt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Estudante de graduação em Odontologia. Bolsista de Iniciação Científica. Faculdade de Odontologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação. Professora adjunta do Departamento de Odontologia Preventiva e Social. Coordenadora do Núcleo de Avaliação da Unidade (NAU). Faculdade de Odontologia. Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Referências

Santomé JT. Evitando o debate sobre a cultura no sistema educacional: como ser competente sem conhecimento. In: Sacristán JG, Gómez ALP, Rodríguez JBM, Santomé JT, Rasco FA, Méndez JMA. Educar por competências: o que há de novo? Porto Alegre: Artmed; 2008. p.160-97.

Moreira AFB (Org). Currículo: questões atuais. 18a ed. Campinas; 2012. p. 7.

Costa EM de MB, Bara MTF, Garcia TA. Momentos de avaliação e movimentos de mudança em um curso de Farmácia. Avaliação. 2013;18(3):613-28.

Fagundes NC, Burnham TF. Discutindo a relação entre espaço e aprendizagem na formação de profissionais de saúde. Interface Comun Saúde Educ. 2005; 9(16) :105-14.

Feuerwerker LCM, Almeida M. Diretrizes Curriculares e projetos pedagógicos: é tem-po de ação! Rev ABENO. 2004;4(1):14-6.

Forte FDS, Fernandes Pessoa TRR, Morais Freitas CHS, Pereira CAL, Carvalho Junior PM. Reorientação na formação de cirurgiões-dentistas: o olhar dos preceptores sobre estágios supervisionados no Sistema Único de Saúde (SUS). Interface Comun Saúde Educ. 2015;19(Supl 1):831-43.

Resolução CNE/CES 3/2002, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da União, 4 mar 2002.

Ministério da Educação. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez 1996.

Carvalho ACP. Ensino de Odontologia no Brasil. In: Carvalho ACP, Kriger L. Educação odontológica. São Paulo: Artes Médicas; 2006. p. 5-15.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Projeto Político Pedagógico. Porto Alegre; 2005

Le Boterf, G. Desenvolvendo a compe-tência dos profissionais. Porto Alegre: Artmed; 2003.

Warmling CM, Rossoni E, Hugo FN, Toassi RFC, Lemos VA, et al. Estágios curriculares no SUS: experiências da Faculdade de Odontologia da UFRGS. Rev ABENO. 2011;11(2):63-70.

Sacristán JG. Aproximação ao conceito de currículo. In: Sacristán JG. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3a ed. Porto Alegre: Artmed; 2000. p. 13-53.

Toassi RFC, Souza JM De, Baumgarten A, Rösing CK. Avaliação curricular na educação superior em odontologia: discutindo as mudanças curriculares na formação em saúde no Brasil. Rev ABENO. 2012;12(2):170-7.

Yin R. Estudo de caso: planejamentos e métodos. 4a ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Tong A, Sainsbury P, Craig J. Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): a 32-item checklist for interviews and focus groups. Int J Qual Health Care. 2007;19(6):349-57.

Turato ER. Tratado de metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemológica, discussão compara-da e aplicação nas áreas da saúde e humanas. 3a ed. Petrópolis, RJ: Vozes; 2008.

Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011.

Abreu Neto IP, Lima Filho OS, Silva LEC, Costa NMDSC. Percepção dos professores sobre o novo currículo de graduação da Faculdade de Medicina da UFG implantado em 2003. Rev Bras Educ Méd. 2006;30(3):154-60.

Apple M. A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional? In Moreira AF, Silva TT. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez; 1994, p. 59-91.

Araújo ME, Zilbovicius C. A formação para o trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS). In: Moysés ST, Kriger L, Moysés SJ (Coord). Saúde bucal das famílias: trabalhando com evidências. São Paulo: Artes Médicas; 2008. p. 277-90.

Feuerwerker LCM. A construção de sujeitos no processo de mudança da formação dos profissionais de saúde. Divulg Saúde Debate. 2000;22:18-24.

Domingues JL. Interesses humanos e paradigmas curriculares. Rev Bras Est Pedag. 1986;67(156): 351-66.

Padilha PR. Currículo intertranscultural: novos itinerários para a educação, São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire; 2004.

Pacheco JA. Currículo: teoria e práxis. 2a ed., Portugal: Porto; 2001.

Macedo RS. Currículo: campo, conceito e pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes; 2007.

Audy JLN. Interdisciplinaridade e comple-xidade na construção do conhecimento: o desafio da integração ensino-pesquisa. In: Engers MEA, Morosini MC (Org). Pedagogia universitária. Porto

Alegre: EDIPUCRS; 2007. p. 31-7.

Anastasiou LGC. Da visão de ciência à organização curricular. In: Anastasiou LGC, Alves LP. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5a ed. Joinville: UNIVILLE; 2005. p. 40-63.

Albuquerque VS, Batista RS, Tanji S, Moc̈o ETSM. Currículos disciplinares na área de saúde: Ensaio sobre saber e poder. Interface Comun Saúde Educ. 2009;13(31):261-72.

Cavalcanti YW, Cartaxo RO, Padilha WWN. Educação odontológica e sistema de saúde brasileiro: práticas e percepções de estudantes de graduação. Arq Odontol. 2010; 46(4): 224-31.

Moysés SJ. A humanização na educação em odontologia. Pró-Posições. 2003;14(1):87-106.

Araujo ME. Palavras e silêncios na educação superior em odontologia. Ciênc Saúde Coletiva. 2006;11:179-82.

Morita MC, Haddad AE. Interfaces da área da educação e da saúde na perspectiva da formação e do trabalho das equipes de saúde da família. In Moysés ST, Kriger L, Moysés SJ (Coord). Saúde bucal das famílias: trabalhando com evidências. São Paulo: Artes Médicas; 2008. p. 268-76.

Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis (Rio J). 2004;14(1):41-65.

Souza AL, Carcereri DL. Estudo qualitativo da integração ensino serviço em um curso de graduação em Odontologia. Interface Comun Saúde Educ. 2011;15(39):1071-84.

Hood JG. Service Learning in Dental Education: Meeting Needs and Challenges. J Dent Educ. 2009; 73(4):454-63.

Forte FDS, Morais HGF, Rodrigues SAG, Santos JS, Oliveira PFA, Morais MST, et al. Educação interprofissional e o programa de educação pelo trabalho para a saúde/ Rede Cegonha: potencializando mudanças na formação acadêmica. Interface Comun Saúde Educ. 2016;20(58):787-96.

Toassi RFC, Davoglio RS, Lemos VMA. Integração ensino-serviço-comunidade: o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia. Educ Rev. 2012;28(4):223-42.

Toassi, RFC, Baumgarten A, Warmling CM, Rossoni E, Rosa, AR, Slavutzky SMB. O ensino nos serviços de Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) na formação de profissionais de saúde no Brasil. Interface Comun Saúde Educ. 2013; 17(45):385-

Bulgarelli AF, Souza KR, Baumgarten A, Souza JM, Rosing CK, Toassi RFC. Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS): percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. Interface Comun Saúde Educ. 2014;18(49):351-62.

Page L, Chen V, Gibson B, McMillan J. Overcoming structural inequalities in oral health: the role of dental curricula. Com Dent Health. 2016;33:168-72.

Fernández T. O Docente Inovador. In: De La Torre S, Barrios O. Curso de formação para educadores. São Paulo: Madras; 2002.

Mckernan J. Currículo e imaginação: teoria do processo, pedagogia e pesquisa-ação. Porto Alegre: Artmed; 2009, p. 238-59.

Macedo E. Base nacional curricular comum: a falsa oposição entre conhecimento para fazer algo e conhecimento em si. Educ Rev. 2016;32(2):45-67.

Cunha MI (Org). Pedagogia universitária: energias emancipatórias em tempos neoliberais. Araraquara, São Paulo: Junqueira & Martin; 2006. p. 13-30.

Downloads

Publicado

21-12-2016

Como Citar

Lamers, J. M. de S., Baumgarten, A., Bittencourt, F. V., & Toassi, R. F. C. (2016). Mudanças curriculares na educação superior em Odontologia: inovações, resistências e avanços conquistados. Revista Da ABENO, 16(4), 2–18. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i4.324

Edição

Seção

Artigos