Percepção de estudantes de graduação em Odontologia frente ao atendimento de pessoas com deficiência

Autores

  • Simone Helena Ferreira Universidade Luterana do Brasil/ RS Canoas
  • Raiza Alves Suita
  • Priscila Humbert Rodrigues Universidade Luterana do Brasil/ RS Canoas http://orcid.org/0000-0002-3101-8970
  • Paulo Floriani Kramer Universidade Luterana do Brasil/ RS Canoas

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i1.367

Palavras-chave:

Odontologia para Pessoas com Deficiência. Percepção. Desenvolvimento de Pessoal.

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar e analisar a percepção de estudantes frente ao atendimento de pessoas com deficiência no projeto de extensão “Conquistando saúde: atendimento odontológico de pessoas com deficiência” da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas/RS. O delineamento do estudo foi qualitativo e envolveu 13 estudantes. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada realizada no ambulatório do curso de Odontologia por um pesquisador treinado e os dados foram analisados por análise de conteúdo. As questões versavam a respeito do conhecimento em relação a pessoas com deficiência, a motivação para participar do projeto e os sentimentos norteadores dos atendimentos. A maioria dos entrevistados modificou opiniões existentes sobre o que acreditavam ser uma pessoa com deficiência e seus sentimentos prévios aos atendimentos, acrescentando novos conceitos e sentimentos que fomentaram sua construção profissional. A oportunidade de vivenciar o atendimento odontológico de pessoas com deficiências ainda na graduação em Odontologia contribui para a formação de um profissional mais capacitado tanto técnica quanto emocionalmente. Com isto, há ampliação do atendimento, minimizando a dificuldade enfrentada por estes pacientes na busca pelo atendimento odontológico.

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Biografia do Autor

Simone Helena Ferreira, Universidade Luterana do Brasil/ RS Canoas

Possui graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987), especialização em Odontopediatria pela Universidade de São Paulo - SP (1991), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (2002) e especialização em Ortodontia pela Universidade Luterana do Brasil-Canoas (2013). Atualmente é professora adjunta no Curso de Odontologia da Universidade Luterana do Brasil atuando principalmente nas áreas de Clínica Infantil, Bebês, Odontologia Hospitalar e Saúde Coletiva. É coordenadora do projeto de extensão-Conquistando Saúde : Atendimento odontológico à pessoas com deficiência

Priscila Humbert Rodrigues, Universidade Luterana do Brasil/ RS Canoas

Possui graduação em odontologia  pela Universidade Luterana do Brasil (2009), especialização e mestrado em Odontopediatria (2012) e doutorado (2016) em Odontologia pela ULBRA/RS . Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil/Canoas-RS

Paulo Floriani Kramer, Universidade Luterana do Brasil/ RS Canoas

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Ciências Odontológicas pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Ciências Odontológicas pela Universidade de São Paulo (1995) na área de concentração de Odontopediatria. Atualmente é professor do Programa de Graduação e Pós-graduação ( Especialização, Mestrado e Doutorado ) do Curso de Odontologia na Universidade Luterana do Brasil ( Canoas/ RS ). Realizou Estágio Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina (2010-2011).

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Publicado

13-03-2017

Como Citar

Ferreira, S. H., Suita, R. A., Rodrigues, P. H., & Kramer, P. F. (2017). Percepção de estudantes de graduação em Odontologia frente ao atendimento de pessoas com deficiência. Revista Da ABENO, 17(1), 87–96. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i1.367

Edição

Seção

Artigos