Avaliação e desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem no ensino da disciplina de Diagnóstico Oral por meio do blended learning

Autores

  • Ana Cristina Zuzarte Ferreira Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE http://orcid.org/0000-0002-2844-2279
  • Isabella Kaynara Ribeiro de Andrade Universidade Federal de Sergipe
  • Marta Rabelo Piva Universidade Federal de Sergipe
  • Wilton Mitsunari Takeshita Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i2.372

Palavras-chave:

Educação a Distância. Aprendizagem. Radiologia.

Resumo

O Blended Learning (B-learning) combina ensino a distância com ensino presencial em sala de aula. A plataforma Moodle é um Sistema de Gestão da Aprendizagem (SGA), que funciona baseado na construção da aprendizagem a partir da interação, e ainda oferece ferramentas que favorecem a integração das atividades presenciais com atividades à distância, mas de fácil usabilidade. O objetivo deste estudo foi avaliar e ampliar os cenários de aprendizagem por meio da criação de um ambiente virtual como material didático de apoio, com intuito de transformá-lo em ferramenta no processo de educação para estudantes, para isso foram selecionados 13 alunos da graduação, que já tinham cursado a disciplina Diagnostico Oral da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ao final do curso, os voluntários foram submetidos a um questionário para avaliar o AVA métodos especializados por imagem - diagnostico oral (AVA-DO), quanto ao material de apoio disponibilizado no ambiente, bem como a acessibilidade e usabilidade no AVA-DO, e por fim, o ganho de conhecimento do aluno após a experiência na educação a distância. A avaliação do ganho de aprendizado do estudante foi feito por meio de questionário a respeito do material ensinado. Todas as questões tiveram mais 80% de acertos. Os resultados expõem também a dificuldade do aluno em manusear o Moodle, encontrando obstáculos na usabilidade e acessibilidade da ferramenta. Conclui-se o emprego do ambiente virtual de aprendizagem favoreceu o processo de aprendizagem dos estudantes de graduação, consistindo em mais um cenário de aprendizagem para a Odontologia.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Zuzarte Ferreira Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CIRURGIÃ DENTISTA GRADUADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE EM 2016.

Wilton Mitsunari Takeshita, Universidade Federal de Sergipe

Radiologista, Mestre, Doutor em Radiologia Odontológica e Pós-doutor em Odontologia Integrada. Professor das disciplinas de Radiologia Básica, Diagnóstico Oral e Bioestatítsica do departamento de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe

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Publicado

19-06-2017

Como Citar

Santos, A. C. Z. F., Andrade, I. K. R. de, Piva, M. R., & Takeshita, W. M. (2017). Avaliação e desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem no ensino da disciplina de Diagnóstico Oral por meio do blended learning. Revista Da ABENO, 17(2), 76–87. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i2.372

Edição

Seção

Artigos