Avaliação e desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem no ensino da disciplina de Diagnóstico Oral por meio do blended learning

Autores/as

  • Ana Cristina Zuzarte Ferreira Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE http://orcid.org/0000-0002-2844-2279
  • Isabella Kaynara Ribeiro de Andrade Universidade Federal de Sergipe
  • Marta Rabelo Piva Universidade Federal de Sergipe
  • Wilton Mitsunari Takeshita Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i2.372

Palabras clave:

Educação a Distância. Aprendizagem. Radiologia.

Resumen

O Blended Learning (B-learning) combina ensino a distância com ensino presencial em sala de aula. A plataforma Moodle é um Sistema de Gestão da Aprendizagem (SGA), que funciona baseado na construção da aprendizagem a partir da interação, e ainda oferece ferramentas que favorecem a integração das atividades presenciais com atividades à distância, mas de fácil usabilidade. O objetivo deste estudo foi avaliar e ampliar os cenários de aprendizagem por meio da criação de um ambiente virtual como material didático de apoio, com intuito de transformá-lo em ferramenta no processo de educação para estudantes, para isso foram selecionados 13 alunos da graduação, que já tinham cursado a disciplina Diagnostico Oral da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ao final do curso, os voluntários foram submetidos a um questionário para avaliar o AVA métodos especializados por imagem - diagnostico oral (AVA-DO), quanto ao material de apoio disponibilizado no ambiente, bem como a acessibilidade e usabilidade no AVA-DO, e por fim, o ganho de conhecimento do aluno após a experiência na educação a distância. A avaliação do ganho de aprendizado do estudante foi feito por meio de questionário a respeito do material ensinado. Todas as questões tiveram mais 80% de acertos. Os resultados expõem também a dificuldade do aluno em manusear o Moodle, encontrando obstáculos na usabilidade e acessibilidade da ferramenta. Conclui-se o emprego do ambiente virtual de aprendizagem favoreceu o processo de aprendizagem dos estudantes de graduação, consistindo em mais um cenário de aprendizagem para a Odontologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Cristina Zuzarte Ferreira Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CIRURGIÃ DENTISTA GRADUADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE EM 2016.

Wilton Mitsunari Takeshita, Universidade Federal de Sergipe

Radiologista, Mestre, Doutor em Radiologia Odontológica e Pós-doutor em Odontologia Integrada. Professor das disciplinas de Radiologia Básica, Diagnóstico Oral e Bioestatítsica do departamento de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe

Citas

Cardoso C, Giotto E, Karsburg A, Steinmetzk C, Schio F. Gestão rural no contexto da educação à distância. [Acesso em 20 fev. 2016]. Disponível em: https://ead.ufsc.br/seminario2012/files/2012/04/ Anais-versãopreliminar-.pdf.

El Tantawi MM, El Kashlan MK, Saeed YM. Assessment of the efficacy of second life, a virtual learning environment, in dental education. J Dent Educ. 2013;77(12):1639-52.

Ogliari CL, DE Souza MV. EaD e os Desafios das Novas Tecnologias: LabMídia da UFSC - Campus Araranguá, uma experiência de apoio à educação em rede. 2012. [Acesso em 20 fev. 2016]. Disponível em: http://www.labmidiaeconhecimento. ufsc.br/files/2012/07/EaD-e-os-Desafios-das-Novas-Tecnologias-LabM%C3%AD dia-da-UFSC-Campus-Ararangu%C3%A1-uma-experi%C3%AAncia-de-apoio-%C3% A0-educa%C3%A7%C3%A3o-em-rede.pdf.

Belloni M L. Educação à distância. Campinas. SP: Autores Associados, 2003.

Bissoli CF, Takeshita WM, Castilho JCM. Digitalização de imagens em radiologia: uma nova visão de futuro. Rev Odonto 2007;15(30):34-9.

Takeshita WM, Iwaki LCV, Da Silva MC, Sábio S, Albino, PRF. Comparison of periapical radiography with cone beam computed tomography in the diagnosis of vertical root fractures in teeth with metallic post. J Conserv Dent. 2014;17(3):225-9.

Takeshita WM, Dos Santos LRA, Castilho J.C.M, Medici-Filho E, Moraes LC, Sannomiya, E.K. An investigation of the optical density of composite resin using digital radiography. Cienc Odontol Bras. 2004;7(2):6-11.

Veersteeg CH, Sanderink GCH, Van Der Stelp PF. Efficacy of digital intra-oral radiology in clinical dentistry. J Dent. 1997;25(3):215-24.

Chen SK, Chiang TC. Digitizing of radiographs with a rollertype CCD scanner. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol. 1997;83(6):719-24.

Medici-Filho E, Castilho JCM, Moraes LC, Takeshita WM. Sistema radiográfico digital: aspectos importantes na aquisição dos principais sistemas. Rev ABO Nac. 2006;14(3):152-55.

Amaya M. O mito do megapixel. [Acesso em 05 abr. 2014]. Disponível em: http://www.photoshopcreative.com.br/artigos/aq0-124-7102-1-o+mito+do+megapixel.html.

Saliba NA, Moimaz SAS, Prado RL, Garbin CAS. Percepção do cirurgião-dentista sobre formação profissional e dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Rev Odontol UNESP. 2012;41(5):297-304.

Freitas VP, Carvalho RB, Gomes MJ, Figueiredo MC, Silva DDF. Mudança no processo ensino- aprendizagem nos cursos de graduação em odontologia com utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Rev Fac Odontol RFO. 2009;14(2):163-67.

Pahinis K, Stokes CW, Walsh TF, Tsitrou E, Cannavina G. A blended learning course taught to different groups of learners in a dental school: follow-up evaluation. J Dent Educ. 2008;72(9):1048-57.

Borak S, S. Medicina bucal: tratamento clínico-cirúrgico das doenças bucoma- xilofaciais. São Paulo: Artes Médicas, 2011.

Cunha-Araújo IMZ, Salazar-Silva JR, D’Assunção FLC, Melo ABP. Avaliação da percepção dos alunos da disciplina de endodontia sobre o uso do ambiente virtual de aprendizagem (Moodle). Uso do questionário de auto-avaliação Colles. Rev ABENO. 2012;12(2):163-69.

Arevalo RC, Bayne E, Beeley JA, Brayshaw CJ, Cox MJ, Donaldson NH. Framework for E-Learning Assessment in Dental Education: A Global Model for the Future. J Dent Educ. 2013;77( 2):564-75.

Gottlieb R, Lanning S, Gunsolley JC, Buchanan JA. Faculty impressions of dental students' performance with and without virtual reality simulation. J Dent Educ. 2011;75(11): 1443-51.

Moazami F, Bahrampour E, Azar M.R., Jahedi F, Moattari M. Comparing two methods of education (virtual versus traditional) on learning of Iranian dental students: a post-test only design study. BMC Med Educ. 2014;14:45.

Freitas VP, Carvalho RB, Gomes MJ, Figueiredo MC, Faustino-Silva, D.D. Mudança no processo ensinoaprendizagem nos cursos de graduação em odontologia com utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Rev Fac Odontol RFO. 2009;14(2):163-7.

Alencar CJF. Impacto das novas tecnologias de informação e comunicação, através do blended learning, aplicadas aos graduandos em odontopediatria [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas. 2012

Dotta EA, Garcia PPNS, Candido LM. Elaboração de um curso interativo voltado ao aprendizado de um sistema aplicativo em Odontologia, utilizando a plataforma Moodle. Rev Odontol Univ Cid São Paulo. 2012;24(1):6-14.

Maciel DT, Soares W, Amaral E. Moodle platform for online tutoring during internship. [Acesso em 20 fev. 2016]. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley. com/doi/10.1111/j.1365-2923.2009.03462.x/ epdf.

Cruz AD, Costa JJ, Almeida SM. Distance learning in dental radiology: immediate impact of the implementation. Braz Dent Sci 2014;17(4):90-7.

Haddad AE, Skelton-Macedo MC. Teleodontologia na formação dos profissionais de saúde. [Acesso em 20 fev. 2016]. Disponível em: http://www.teles saude.uerj.br/resource/goldbook/pdf/12.pdf.

Salajan FD, Mount, GJ. University of Toronto’s Dental School Shows “New Teeth”: Moving Towards Online Instruction. J Dent Educ. 2008;72(5):532-42

Jorge LS. Avaliação de ambiente virtual de aprendizagem na modalidade semipre-sencial no ensino de graduação em odontologia da UFC. Dissertação [Mestrado em Odontologia]. Universidade Federal do Ceará (UFC); 2013.

Magagnini AC, Scabora JE, Esquisatto MAM. Utilização de recursos didáticos digitais na disciplina semipresencial de Imaginologia Odontológica para alunos de Mestrado Profissional. [Dissertação] Mestrado Profissional em Odontologia. Centro Universitário Hermínio Ometto de Araras; 2014.

Publicado

19-06-2017

Cómo citar

Santos, A. C. Z. F., Andrade, I. K. R. de, Piva, M. R., & Takeshita, W. M. (2017). Avaliação e desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem no ensino da disciplina de Diagnóstico Oral por meio do blended learning. Revista Da ABENO, 17(2), 76–87. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i2.372

Número

Sección

Artículo