Teatro mudo como alternativa de educação em saúde bucal com indígenas no Estado do Pará

Autores

  • Aluísio Ferreira Celestino Júnior Universidade do Estado do Pará http://orcid.org/0000-0002-1472-5155
  • Débora Alves Soeiro Centro Universitário do Pará
  • Jordana Alexandre Braz Aimée Centro Universitário do Pará
  • Rayssa Martins Carvalho Centro Universitário do Pará
  • Rebeca Menezes Rendeiro Centro Universitário do Pará
  • Tamiris Faro Casseb Centro Universitário do Pará
  • Wellisson Luigi Lima Pinheiro Centro Universitário do Pará

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i1.374

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Saúde Bucal. Populações Indígenas.

Resumo

Dentre as habilidades e competências que envolvem a formação em Odontologia, parte delas exige grande criatividade. Na educação em saúde, esta habilidade é intensamente exigida e as atividades cênicas são oportunidades para que mudanças de comportamento ocorram no contexto de sua formação. Este estudo foi parte integrante de projeto de extensão onde foram realizadas atividades de Promoção de Saúde com etnias indígenas assistidas pela Casa de Saúde Indígena (CASAI) em Belém-Pará. Dentre estas atividades, os autores desenvolveram oficinas pedagógicas com os diferentes grupos, exame clínico, aplicação tópica de flúor, tratamento restaurador atraumático e, transversalmente, ações educativas com destaque para atividade cênica em sua vertente conhecida como Teatro Mudo. A diversidade linguística observada na CASAI constitui um desafio importante às estratégias de educação em saúde. Entretanto, ao se priorizar formas diferentes de comunicação como aquelas do Teatro Mudo, os limites são em grande parte superados. O lúdico com modelagem cênica positiva é um recurso extremamente rico na educação em saúde, principalmente diante de condições de limite da comunicação oral. Este recurso consegue traduzir ideias mostrando-se como tecnologia educativa viável para educação em saúde com estes grupos.

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Biografia do Autor

Aluísio Ferreira Celestino Júnior, Universidade do Estado do Pará

Docente da Universidade do Estado do Pará.

Mestre em Saúde Coletiva e Doutore Em Agentes Infecciosos e Parasitários.

Débora Alves Soeiro, Centro Universitário do Pará

Acadêmica do oitavo périodo do curso de odontologia do Centro Universitário do Pará

Jordana Alexandre Braz Aimée, Centro Universitário do Pará

Acadêmica do oitavo período de odontologia do Centro Universitário do Pará

Rayssa Martins Carvalho, Centro Universitário do Pará

Acadêmica do oitavo periodo do curso de odontologiaa do Centro de Universitário do Pará

Rebeca Menezes Rendeiro, Centro Universitário do Pará

Acadêmica do oitavo período do curso de odontologia do Centro Universitário do Pará

Tamiris Faro Casseb, Centro Universitário do Pará

Acadêmica do oitavo período do curso de odontologia do Centro Universitário do Pará

Wellisson Luigi Lima Pinheiro, Centro Universitário do Pará

Acadêmico do oitavo período do curso de odontologia do Centro Universitário do Pará

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Publicado

13-03-2017

Como Citar

Celestino Júnior, A. F., Soeiro, D. A., Aimée, J. A. B., Carvalho, R. M., Rendeiro, R. M., Casseb, T. F., & Pinheiro, W. L. L. (2017). Teatro mudo como alternativa de educação em saúde bucal com indígenas no Estado do Pará. Revista Da ABENO, 17(1), 2–7. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i1.374

Edição

Seção

Artigos