Tensões e transformações no desenvolvimento do professor universitário em Odontologia: um estudo transversal

Mariângela Monteiro de Melo Baltazar, Carmen Célia Barradas Correia Bastos, Renata Iani Werneck, Marilisa Carneiro Leão Gabardo, Simone Tetü Moysés, Samuel Jorge Moysés

Resumo


Este estudo teve como objetivo avaliar a formação de professores por meio de programas de pós-graduação universitária e tentar conhecer as contradições e possibilidades de superação dos problemas que envolvem esta formação. Além disso, compreender o processo dinâmico que circunda esta atividade, bem como as conjunturas históricas e atuais da instituição universitária, para então discutir a profissão no âmbito da Odontologia. Cinquenta e oito especialistas foram convidados a compor um painel. O Método Delphi foi utilizado e os eixos explorados foram: a) modelos universitários e de ensino superior no Brasil; e b) formação e desenvolvimento profissional do professor universitário: ensino em nível superior - formação de formadores. Foram observadas muitas inadequações na formação de pós-graduação, com predomínio de uma preparação instrumental, com um baixo nível de temas relacionados aos aspectos didático-pedagógico, político e social. São necessárias mudanças no sentido de permitir avanços nesta prática que está essencialmente ligada ao progresso civilizador das sociedades.


Palavras-chave


Ensino Superior. Educação de Pós-Graduação em Odontologia. Universidade

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DOI: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i2.379

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ISSN Impresso: 1679-5954

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