Tensões e transformações no desenvolvimento do professor universitário em Odontologia: um estudo transversal

Autores

  • Mariângela Monteiro de Melo Baltazar Universidade do Oeste do Paraná
  • Carmen Célia Barradas Correia Bastos Universidade do Oeste do Paraná
  • Renata Iani Werneck Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Marilisa Carneiro Leão Gabardo Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Simone Tetü Moysés Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Samuel Jorge Moysés Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i2.379

Palavras-chave:

Ensino Superior. Educação de Pós-Graduação em Odontologia. Universidade

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar a formação de professores por meio de programas de pós-graduação universitária e tentar conhecer as contradições e possibilidades de superação dos problemas que envolvem esta formação. Além disso, compreender o processo dinâmico que circunda esta atividade, bem como as conjunturas históricas e atuais da instituição universitária, para então discutir a profissão no âmbito da Odontologia. Cinquenta e oito especialistas foram convidados a compor um painel. O Método Delphi foi utilizado e os eixos explorados foram: a) modelos universitários e de ensino superior no Brasil; e b) formação e desenvolvimento profissional do professor universitário: ensino em nível superior - formação de formadores. Foram observadas muitas inadequações na formação de pós-graduação, com predomínio de uma preparação instrumental, com um baixo nível de temas relacionados aos aspectos didático-pedagógico, político e social. São necessárias mudanças no sentido de permitir avanços nesta prática que está essencialmente ligada ao progresso civilizador das sociedades.

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Publicado

19-06-2017

Como Citar

Baltazar, M. M. de M., Bastos, C. C. B. C., Werneck, R. I., Gabardo, M. C. L., Moysés, S. T., & Moysés, S. J. (2017). Tensões e transformações no desenvolvimento do professor universitário em Odontologia: um estudo transversal. Revista Da ABENO, 17(2), 2–10. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i2.379

Edição

Seção

Artigos