Percepções de aprendizagem sobre disciplina interprofissional em Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i3.383Palavras-chave:
Aprendizado Baseado em Problemas. Avaliação do Ensino. Comportamento Cooperativo. Odontologia. Educação Superior.Resumo
A disciplina de Atenção em Saúde é inovadora e objetiva preparar o discente para prática colaborativa por meio da aprendizagem ativa, com educação interprofissional, inserido no serviço de saúde público. O primeiro ano da disciplina na graduação em Odontologia da Universidade Estadual de Maringá foi em 2015. Este estudo objetivou avaliar esta disciplina, sob a percepção do graduando em Odontologia. Estudo transversal, descritivo, realizado com todos os alunos da primeira turma da disciplina. O questionário foi autoaplicado, pré-testado em estudo piloto, contendo questões sociodemográficas e sobre a disciplina. Os formulários foram digitados no Excel e processados no programa EpiInfo. A maioria dos estudantes (88,5%) aprovou a educação interprofissional, sendo que 31% indicaram sua importância, principalmente para troca de conhecimentos. A maioria dos discentes (88,5%) afirma ter agido de forma colaborativa na disciplina. Poucos alunos (11,5%) tiveram conhecimento prévio sobre o Sistema Único de Saúde, sendo que 94% relataram que compreenderam seu funcionamento na prática. A metodologia ativa foi aprovada por 74% dos alunos, sendo que todos não haviam vivenciado anteriormente. Os estudantes obtiveram experiências positivas e negativas, ressaltaram: ótima interação interprofissional (23%), contato com paciente (20%), visitas domiciliares que marcaram sua vida pessoal e profissional (20%) e visão da estrutura da Unidade Básica de Saúde (20%). A maioria (80%) aprovou o tutor, porém 17% reclamaram que não foram incentivados ou não mostraram interesse perante as práticas. Os resultados mostraram que os objetivos da disciplina em relação aos benefícios da metodologia ativa de ensino-aprendizagem, educação interprofissional e práticas colaborativas foram alcançados.
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