Desenvolvimento de habilidades e competências no estágio no Sistema de Saúde Pública da Catalunha, Espanha

Autores

  • Caroline Stein Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS http://orcid.org/0000-0003-4777-1630
  • Eduardo Dickie de Castilhos Universidade Federal de Pelotas – RS
  • Tania Izabel Bighetti Universidade Federal de Pelotas – RS

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.435

Palavras-chave:

Educação Superior. Intercâmbio Educacional Internacional. Currículo. Serviços de Saúde. Atenção Primária à saúde

Resumo

O objetivo foi descrever e discutir a experiência acadêmica no Sistema de Saúde Pública da Catalunha (Espanha) pelo Programa Ciência sem Fronteiras, relacionando-a com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os Cursos de Graduação em Odontologia do Brasil; características e produtividade dos serviços de saúde da Odontologia e do sistema informatizado do Centro de Atenção Primária (CAP). Trata-se de um estudo descritivo de uma experiência realizada em um CAP da Catalunha em 2012, na cidade de Sant Andreu de la Barca. Contém análise bibliográfica documental de guias, manuais, livros e artigos de revistas nacionais e estrangeiras publicadas sobre o assunto, e dados secundários do CAP, obtidos em planilhas e página da internet do Sistema Generalitat de Catalunya. Os resultados mostraram que 3.316 pacientes receberam atendimento odontológico, sendo 3.141 realizados pela cirurgiã-dentista e 175 pela técnica em saúde bucal; foram realizadas 4.515 consultas, 1.421 exodontias e 586 revisões odontológicas em escolares. O sistema informatizado utilizado representava uma ferramenta tecnológica importante, pois todas as informações de saúde do paciente eram interligadas entre profissionais do CAP, o que tornava o processo de trabalho mais prático e organizado. Concluiu-se que a experiência acadêmica em serviço de saúde pública de outro país, tendo como ponto de partida os cuidados primários de saúde, pode contribuir na formação acadêmica do estudante brasileiro, pois se relaciona diretamente com as habilidades e competências dispostas nas DCN, tais como a atenção à saúde de forma integrada e contínua; análise crítica dos problemas; tomada de decisões; liderança; administração e gerenciamento; comunicação e educação permanente.

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Biografia do Autor

Caroline Stein, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS

Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Eduardo Dickie de Castilhos, Universidade Federal de Pelotas – RS

Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Faculdade de Odontologia

Tania Izabel Bighetti, Universidade Federal de Pelotas – RS

Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Faculdade de Odontologia

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Publicado

09-05-2018

Como Citar

Stein, C., Dickie de Castilhos, E., & Bighetti, T. I. (2018). Desenvolvimento de habilidades e competências no estágio no Sistema de Saúde Pública da Catalunha, Espanha. Revista Da ABENO, 18(2), 94–103. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.435

Edição

Seção

Artigos