Nova proposta para ensino/treinamento na detecção de lesões de cárie: insights da implementação do método entre estudantes de graduação

Autores

  • Mariana Minatel Braga Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo
  • Tathiane Larissa Lenzi Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo
  • Bianca Prado Tibério Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo
  • Fernanda Rosche Ferreira Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo
  • Fausto Medeiros Mendes Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Kim Rud Ekstrand Universidade de 
Copenhagen

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.438

Palavras-chave:

New proposal for teaching/training in caries lesions’ detection, insights from the implementation of the method among undergraduate students

Resumo

O presente estudo propõe um método para o ensino de detecção e avaliação de lesões de cárie, utilizando o Sistema Internacional de Avaliação e Detecção de Cárie (ICDAS) como ferramenta auxiliar. Sessenta e dois estudantes do quarto ano do curso de graduação em Odontologia da Universidade de São Paulo foram submetidos a três atividades de treinamento para uso do ICDAS, aplicadas em diferentes momentos: aula teórica convencional, atividade com projeção de imagens e atividade prática-laboratorial com dentes extraídos. Os estudantes responderam a questionários, antes e após as atividades, para avaliação do conhecimento e da percepção sobre as mesmas. Também foi realizada avaliação prática, com avaliação de dentes extraídos. Após os exercícios laboratoriais, a média de respostas corretas para questões conceituais aumentou significativamente e se manteve até o final da atividade laboratorial. Quem acreditava estar bem preparado no início da atividade teve 3 vezes mais chances de alcançar nota acima de 5 no segundo momento da atividade prática-laboratorial (OR=3,1; 95% IC=1,0 – 9,1). Concluiu-se que a atividade prática-laboratorial contribui para o aprendizado de estudantes de graduação na detecção de lesões cárie, inclusive sanando dúvidas conceituais que possam existir após a aula teórica. Todavia, a percepção do estudante pode não ser impactada pela atividade.

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Biografia do Autor

Mariana Minatel Braga, Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo

Professora Associada Disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo  

Tathiane Larissa Lenzi, Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo

Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Bianca Prado Tibério, Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo

Cirurgiã-dentista

Fernanda Rosche Ferreira, Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo

Mestre em Odontopediatria pela Faculdadade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Fausto Medeiros Mendes, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Professor Associado Disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Kim Rud Ekstrand, Universidade de 
Copenhagen

Professor Associado do Departamento de Endodontia e Cariologia da Universidade de 
Copenhagen

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Publicado

05-04-2018

Como Citar

Braga, M. M., Lenzi, T. L., Tibério, B. P., Ferreira, F. R., Mendes, F. M., & Ekstrand, K. R. (2018). Nova proposta para ensino/treinamento na detecção de lesões de cárie: insights da implementação do método entre estudantes de graduação. Revista Da ABENO, 18(2), 2–12. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.438

Edição

Seção

Artigos