Ensino em serviço na perspectiva da Clínica Ampliada: relato de experiência

Autores

  • Osmar José da Silva Júnior Universidade Luterana do Brasil
  • Flávio Renato Reis de Moura Universidade Luterana do Brasil
  • Raul Antônio Cruz Universidade Luterana do Brasil
  • Myrian Camara Brew Universidade Luterana do Brasil
  • Caren Serra Bavaresco Universidade Luterana do Brasil Grupo Hospitalar Conceição

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.489

Palavras-chave:

Educação em Odontologia. Atenção Primária à Saúde. Saúde Bucal.

Resumo

A Clínica Ampliada pode ser compreendida como a relação estabelecida entre os diferentes profissionais de saúde com os usuários no intuito de produzir saúde por meio do empoderamento dos sujeitos e criação de autonomia. Neste contexto, a formação profissional em Odontologia deve primar pelo desenvolvimento das habilidades técnicas aliadas a qualidades humanistas para atuação na perspectiva da Clínica Ampliada. Considerando a discussão do processo de formação do cirurgião-dentista integrado ao serviço de saúde pública e a perspectiva de atuação na Clínica Ampliada, este trabalho teve como objetivo relatar a experiência acadêmica do estágio supervisionado, realizado um uma unidade de saúde, no município de Porto Alegre/RS. No modelo de um relato de experiência descritivo, com metodologia relacionada ao processo reflexivo crítico do aluno, o estágio ocorreu num período de 30 dias, com carga horária de 15 horas semanais, em uma unidade de saúde pertencente ao Grupo Hospitalar Conceição. Incluiu atividades de acompanhamento ambulatorial e de promoção e prevenção de saúde, realizados na unidade de saúde e sua área de atuação. Da experiência vivida, foi possível observar que os profissionais da equipe de saúde tinham como proposta para o atendimento a resolutividade clínica e a perspectiva de um plano de tratamento conjunto, de acordo com a realidade social de cada usuário, baseando-se na comunicação horizontal entre comunidade e profissionais. Assim, compreender a saúde bucal dentro da perspectiva da Clínica Ampliada requer, cada vez mais, uma análise conjunta das questões biopsicossociais dos indivíduos.

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Biografia do Autor

Osmar José da Silva Júnior, Universidade Luterana do Brasil

Graduando em Odontologia

Universidade Luterana do Brasil

Flávio Renato Reis de Moura, Universidade Luterana do Brasil

Professor do Curso de Odontologia - ULBRA/Canoas

Raul Antônio Cruz, Universidade Luterana do Brasil

Professor do Curso de Odontologia - ULBRA/Canoas

Myrian Camara Brew, Universidade Luterana do Brasil

Professor do Curso de Odontologia - ULBRA/Canoas

Caren Serra Bavaresco, Universidade Luterana do Brasil Grupo Hospitalar Conceição

Cirurgiã Dentista do Grupo Hospitalar Conceição - SSC/GHC

Professora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia - ULBRA/Canoas

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Publicado

08-01-2018

Como Citar

da Silva Júnior, O. J., de Moura, F. R. R., Cruz, R. A., Brew, M. C., & Bavaresco, C. S. (2018). Ensino em serviço na perspectiva da Clínica Ampliada: relato de experiência. Revista Da ABENO, 17(4), 153–159. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.489

Edição

Seção

Edição temática Clínica Ampliada