Ensino em serviço na perspectiva da Clínica Ampliada: relato de experiência

Autores/as

  • Osmar José da Silva Júnior Universidade Luterana do Brasil
  • Flávio Renato Reis de Moura Universidade Luterana do Brasil
  • Raul Antônio Cruz Universidade Luterana do Brasil
  • Myrian Camara Brew Universidade Luterana do Brasil
  • Caren Serra Bavaresco Universidade Luterana do Brasil Grupo Hospitalar Conceição

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.489

Palabras clave:

Educação em Odontologia. Atenção Primária à Saúde. Saúde Bucal.

Resumen

A Clínica Ampliada pode ser compreendida como a relação estabelecida entre os diferentes profissionais de saúde com os usuários no intuito de produzir saúde por meio do empoderamento dos sujeitos e criação de autonomia. Neste contexto, a formação profissional em Odontologia deve primar pelo desenvolvimento das habilidades técnicas aliadas a qualidades humanistas para atuação na perspectiva da Clínica Ampliada. Considerando a discussão do processo de formação do cirurgião-dentista integrado ao serviço de saúde pública e a perspectiva de atuação na Clínica Ampliada, este trabalho teve como objetivo relatar a experiência acadêmica do estágio supervisionado, realizado um uma unidade de saúde, no município de Porto Alegre/RS. No modelo de um relato de experiência descritivo, com metodologia relacionada ao processo reflexivo crítico do aluno, o estágio ocorreu num período de 30 dias, com carga horária de 15 horas semanais, em uma unidade de saúde pertencente ao Grupo Hospitalar Conceição. Incluiu atividades de acompanhamento ambulatorial e de promoção e prevenção de saúde, realizados na unidade de saúde e sua área de atuação. Da experiência vivida, foi possível observar que os profissionais da equipe de saúde tinham como proposta para o atendimento a resolutividade clínica e a perspectiva de um plano de tratamento conjunto, de acordo com a realidade social de cada usuário, baseando-se na comunicação horizontal entre comunidade e profissionais. Assim, compreender a saúde bucal dentro da perspectiva da Clínica Ampliada requer, cada vez mais, uma análise conjunta das questões biopsicossociais dos indivíduos.

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Biografía del autor/a

Osmar José da Silva Júnior, Universidade Luterana do Brasil

Graduando em Odontologia

Universidade Luterana do Brasil

Flávio Renato Reis de Moura, Universidade Luterana do Brasil

Professor do Curso de Odontologia - ULBRA/Canoas

Raul Antônio Cruz, Universidade Luterana do Brasil

Professor do Curso de Odontologia - ULBRA/Canoas

Myrian Camara Brew, Universidade Luterana do Brasil

Professor do Curso de Odontologia - ULBRA/Canoas

Caren Serra Bavaresco, Universidade Luterana do Brasil Grupo Hospitalar Conceição

Cirurgiã Dentista do Grupo Hospitalar Conceição - SSC/GHC

Professora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia - ULBRA/Canoas

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Publicado

08-01-2018

Cómo citar

da Silva Júnior, O. J., de Moura, F. R. R., Cruz, R. A., Brew, M. C., & Bavaresco, C. S. (2018). Ensino em serviço na perspectiva da Clínica Ampliada: relato de experiência. Revista Da ABENO, 17(4), 153–159. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.489

Número

Sección

Edição temática Clínica Ampliada