Simulação de alta fidelidade realística para o ensino de emergências médicas na prática odontológica: relato de experiência

Autores

  • Rogério Heládio Lopes Motta Faculdade São Leopoldo Mandic
  • Juliana Cama Ramacciato
  • Luciana Butini Oliveira
  • Marcelo Amade Camargo
  • Renato Nardi Pedro
  • Roberto Salvador Martins
  • Rogério Fortunato de Barros

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.510

Palavras-chave:

Educação em Odontologia. Assistência Odontológica. Emergências. Simulação por Computador.

Resumo

Os cirurgiões-dentistas devem estar preparados para eventuais situações de emergências médicas que podem ocorrer durante o atendimento odontológico. Entretanto, muitos profissionais não se sentem preparados para executar estes procedimentos e têm pouca experiência em treinamentos práticos. Desta forma, o objetivo deste artigo é relatar a experiência de uma atividade de simulação em diferentes cenários de emergências médicas na prática odontológica. Esta metodologia envolve o uso de um simulador de alta fidelidade e permite a discussão na sala de debriefing sobre os principais procedimentos e treinamento prático para o manejo de emergências médicas. A simulação de alta fidelidade realística para o ensino de emergências médicas na prática odontológica representa um cenário inovador e é eficaz para o processo de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Rogério Heládio Lopes Motta, Faculdade São Leopoldo Mandic

Professor da Área de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica da  Faculdade São Leopoldo Mandic.

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Publicado

27-06-2018

Como Citar

Motta, R. H. L., Ramacciato, J. C., Oliveira, L. B., Camargo, M. A., Pedro, R. N., Martins, R. S., & Barros, R. F. de. (2018). Simulação de alta fidelidade realística para o ensino de emergências médicas na prática odontológica: relato de experiência. Revista Da ABENO, 18(2), 174–181. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.510

Edição

Seção

Artigos