Simulação de alta fidelidade realística para o ensino de emergências médicas na prática odontológica: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.510Palavras-chave:
Educação em Odontologia. Assistência Odontológica. Emergências. Simulação por Computador.Resumo
Os cirurgiões-dentistas devem estar preparados para eventuais situações de emergências médicas que podem ocorrer durante o atendimento odontológico. Entretanto, muitos profissionais não se sentem preparados para executar estes procedimentos e têm pouca experiência em treinamentos práticos. Desta forma, o objetivo deste artigo é relatar a experiência de uma atividade de simulação em diferentes cenários de emergências médicas na prática odontológica. Esta metodologia envolve o uso de um simulador de alta fidelidade e permite a discussão na sala de debriefing sobre os principais procedimentos e treinamento prático para o manejo de emergências médicas. A simulação de alta fidelidade realística para o ensino de emergências médicas na prática odontológica representa um cenário inovador e é eficaz para o processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Referências
Caputo IG, Bazzo CJ, Silva RH, Júnior ED. Vidas em Risco: Emergências Médicas em consultório odontológico. Rev Cir Traumatol Buco-Maxilo-Fac. 2010;10 (3):51-8.
Malamed SF. Knowing your patients. J Am Dent Assoc. 2010;141(1):3-7.
Brasil. Lei nº 5081, de 24 de agosto de 1966. Regulamenta o exercício da Odontologia no Brasil. Brasília, Diário Oficial da União, 1966.
Alkandari SA, Alyahya L, Abdulwahab M. Cardiopulmonary resuscitation knowledge and attitude among general dentists in Kuwait. World J Emerg Med. 2017;8(1):19-24.
Arsati F, Montalli VA, Flório FM, Ramacciato JC, da Cunha FL, Cecanho R, et al. Brazilian dentists' attitudes about medical emergencies during dental treatment. J Dent Educ. 2010;74(6):661-6.
Le TT, Scheller EL, Pinsky HM, Stefanac SJ, Taichman RS. Ability of dental students to deliver oxygen in a medical emergency. J Dent Educ 2009;73(4):499–508.
Breuer G, Knipfer C, Huber T, Huettl S, Shams N, Knipfer K, et al. Competency in managing cardiac arrest: a scenario-based evaluation of dental students. Acta Odontol Scand. 2016;74(4):241-9.
Brasil. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia. Resolução CNE/CES 3/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 10.
Newby JP, Keast J, Adam WR. Simulation of medical emergencies in dental practice: development and evaluation of an undergraduate training programme. Aust Dent J. 2010 Dec;55(4):399-404.
Tan GM. A medical crisis management simulation activity for pediatric dental residents and assistants. J Dent Educ. 2011;75:782-90.
Bilich LA, Jackson SC, Bray BS, Wilson MN. High-fidelity simulation: preparing dental hygiene students for managing medical emergencies. J Dent Educ. 2015;79:1074-81.
Roy E, VE Quinsat VE, Bazin O, Lesclous P, Lejus-Bourdeau C. High-fidelity simulation in training dental students for medical life-threatening emergency. Eur J Dent Educ. 2017; Aug 23. doi: 10.1111/eje.12284.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo técnico da Política Nacional de Humanização. Clínica Ampliada, Equipe de referência e Projeto Terapêutico Singular/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo técnico da Política Nacional de Humanização. 2. ed. - Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Clínica ampliada e Compartilhada / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. - Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).