Método de validação de instrumentos de pesquisa para estudo do currículo de Radiologia Odontológica

Autores

  • Silvany Niemeier Meller Curso de Odontologia da Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas. Acadêmica de PPG nível doutorado
  • Linda Behar-Horenstein College of Education and College of Dentistry of University of Florida - UF Affiliate Professor
  • Vania Regina Camargo Fontanella Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Professor Adjunta
  • Eduardo Galia Reston Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas. Professor Adjunto do Curso de Odontologia
  • Sergio Augusto Miguens Jr PPG-Odontologia - Universidade Luterana do Brasil - ULBRA http://orcid.org/0000-0001-5076-4437
  • Jeniffer Zettermann da Costa Curso de Odontologia da Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas. Acadêmica de PPG-odontologia, nível doutorado

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i3.529

Palavras-chave:

Educação. Ensino. Radiologia. Odontologia. Pesquisa Qualitativa. Estudos de Validação. Entrevista.

Resumo

A Radiologia Odontológica é um conteúdo curricular importante para a graduação em Odontologia, pois juntamente com outras disciplinas desempenha um papel fundamental no diagnóstico, ponto de partida para o atendimento ao paciente. Desta forma, uma diretriz internacional específica para o currículo de Radiologia Odontológica foi publicada em 2007. O objetivo deste estudo foi desenvolver e validar dois instrumentos distintos, uma pesquisa online auto administrada e um roteiro de entrevista, ambos projetados para a pesquisa de educação em Radiologia Odontológica. Os processos de desenvolvimento e de validação dos instrumentos são descritos e os documentos finais são apresentados. Houve várias etapas no processo de validação dos instrumentos de pesquisa deste estudo, como tradução, adaptação cultural, avaliação de especialistas, sessões de leitura em voz alta e testes piloto. Esse processo detalhado garante o controle das variáveis e ajuda a evitar vieses em relação à entrevista e à análise do método quantitativo/qualitativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvany Niemeier Meller, Curso de Odontologia da Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas. Acadêmica de PPG nível doutorado

Programa de Pós-Graduação em Odontologia da ULBRA.

Linda Behar-Horenstein, College of Education and College of Dentistry of University of Florida - UF Affiliate Professor

Departament of Community Dentistry and Behavioral Science.

Vania Regina Camargo Fontanella, Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Professor Adjunta

Depto.

Eduardo Galia Reston, Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas. Professor Adjunto do Curso de Odontologia

Programa de Pós-Graduação em Odontologia da ULBRA.

 

Sergio Augusto Miguens Jr, PPG-Odontologia - Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Departamento de Diagnóstico em Odontologia

área de Estomatologia

PPG-Odonto ULBRA

Jeniffer Zettermann da Costa, Curso de Odontologia da Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas. Acadêmica de PPG-odontologia, nível doutorado

Programa de Pós-Graduação em Odontologia da ULBRA.

Referências

ADEA Competencies for the new General Dentist. J Dent Educ. 2011;75(7): 932-5.

ADEA House of Delegates Manual 2011. ADEA Resolution 11H-2011. 2011;86-92.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE-CES 3, de 19/02/2002 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial. 2002;1:(10).

IADMFR Education Standards Committee. Undergraduate dental education in dental and maxillofacial radiology. Dentomaxillofac Radiol. 2007;36:443-50.

Subramanian J, Anderson VR, Morgaine KC, Thomson WM. Effective and ineffective supervision in postgraduate dental education: a qualitative study. Eur J Dent Educ. 2013;17:e142-e150.

Du GF, Li CZ, Shang SH, Xu XY, Chen HZ, Zhou G. Practising case-based learning in oral medicine for dental students in China. Eur J Dent Educ. 2013;17:225-8.

Jahangiri L, McAndrew M, Muzaffar A, Mucciolo W. Characteristics of effective clinical teachers identified by dental students: a qualitative study. Eur J Dent Educ. 2013;17:10-8.

Jick TD. Mixing qualitative and quantitative methods: triangulation in action. Admin Sci Quart. 1979;24:602-611.

Behar-Horenstein L, Leite W. The Student-Centered Teachers´ Beliefs Survey: an initial validity study based on a unified latent variable framework. Curric Teaching. 2011;26(1):57-72.

Toassi RFC, Stobäus CD, Mosquera JJM, Moysés SJ. Integrated curriculum for teaching dentistry: new directions for training in the field of healthcare. Interface. 2012;16(41):529-42.

Fontanella BJB, Ricas J, Turato ER. Saturation sampling in qualitative health research: theoretical contributions. Cad Saúde Pública. 2008;24:17-27.

Turato ER. Qualitative and quantitative methods in health: definitions, differences and research subjects. Rev Saúde Pública. 2005;39(3):507-14.

Coyne IT. Sampling in qualitative research. Purposeful and theoretical sampling; merging or clear boundaries? J Adv Nurs. 1997;26:623-30.

MacNeally MS. Strategies for Empirical Research in Writing. London, UK: Longman; 1998.

Patton M. Qualitative Research & Evaluation Methods. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, Inc; 2002.

Tong A, Sainsbury P, Craig J. Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ): a 32-item checklist for interviews and focus groups. Int J Qual Health Care. 2007;19(6):349-57.

O´Brien BC, Harris IB, Beckman TJ, Reed DA, Cook DA. Standards for reporting qualitative research: a synthesis of recommendations. Acad Med. 2014;89(9):1245-51.

Bush HM, Schreiber RS, Oliver SJ. Failing to fail: clinicians’ experience of assessing underperforming Dental students. Eur J Dent Educ. 2013;17:198-207.

Bengmark D, Nilner M, Rohlin M. Dentists reflect on their problem-based education and professional satisfaction. Eur J Dent Educ. 2012;16:e137-e145.

Jonas-Dwyer DRD, Abbott PV, Boyd N. First reflections: third-year dentistry students’ introduction to reflective practice. Eur J Dent Educ. 2013;17:e64-e69.

Bullock A, Bailey S, Cowpe J, Barnes E, Thomas H, Thomas R, et al. Continuing professional development systems and requirements for graduate dentists in the EU: survey results from the DentCPD project. Eur J Dent Educ. 2013;17(Suppl.1):18-22.

Sabounchi SS, Nouri M, Erfani N, Houshmand B, Khoshnevisan MH. Knowledge and attitude of dental faculty members towards evidence-based dentistry in Iran. Eur J Dent Educ. 2013;17:127-37.

Scheven BAA. Perceived relevance of oral biology by dental students. Eur J Dent Educ. 2012;16:e64-e72.

Atashrazm P, Vallaie N, Rahnema R, Ansari H, Pour Shahab M. Worldwide Predoctoral Dental Implant Curriculum Survey. J Dent (Tehran). 2018(1):12-8.

Licari FW, Chambers DW. Some paradoxes in Competency-Based Dental education. J Dent Educ. 2008;72(1):8-18.

Cardall WR, Rowan RC, Bay C. Dental Education from the Students’ perspective: curriculum and climate. J Dent Educ. 2008;72(5):600-9.

Haghparast N, Sedghizadeh PP, Shuler CF, Ferati D, Christersson C. Evaluation of student and faculty perceptions of the PBL curriculum at two dental schools from a student perspective: a cross-sectional survey. Eur J Dent Educ. 2007;11:14-22.

Henzi D, Davis E, Jasinevicius R, Hendricson W. North American Dental students’ perspectives about their clinical education. J Dent Educ. 2006;70(4):361-77.

Kantor ML. Longitudinal trends in the use of individualized radiographic examinations at Dental Schools in the United States and Canada. J Dent Educ. 2006;70(2):160-8.

Brumini G, Spalj S, Mavrinac M, Biocina-Lukenda D, Strujic M, Brumini M. Attitudes towards e-learning amongst dental students at the universities in Croatia. Eur J Dent Educ. 2014;18:15-23.

Fazel A, Jafari A, Khami MR, Seddighpour L, Kharrazifard MJ, NassibiM, et al. Dental Curriculum Revision in Iran: Dentists’ Perspective on Achievement of Essential Competencies through National Curriculum. Iranian J Publ Health. 2013;42(1):129-33.

Manakil J, George R. Self-perceived work preparedness of the graduating dental students. Eur J Dent Educ. 2013;17:101-5.

Ruprecht A. The status of oral and maxillofacial radiology worldwide in 2007. Dentomaxillofac Radiol. 2009;38:98-103.

Thammasitboon K, Sukotjo C, Howell H, Karimbux N. Problem-Based Learning at the Harvard School of Dental Medicine: self-assessment of performance in postdoctoral training. J Dent Educ. 2007;71(8):1080-9.

Kantor ML, Schneider D, O’Caroll MK. Attributes and practices of oral and maxillofacial radiology departments in US and Canadian Dental Schools. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod. 2001;91:101-

Downloads

Publicado

20-08-2018

Como Citar

Meller, S. N., Behar-Horenstein, L., Fontanella, V. R. C., Reston, E. G., Miguens Jr, S. A., & Costa, J. Z. da. (2018). Método de validação de instrumentos de pesquisa para estudo do currículo de Radiologia Odontológica. Revista Da ABENO, 18(3), 105–113. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i3.529

Edição

Seção

Artigos