Experiência de formação de professores para a Clínica Ampliada em saúde bucal, uma agenda necessária

Autores

  • Marcela Inés Bella Facultad de Odontología de la Universidad Nacional de Córdoba
  • Verónica Isabel Cano
  • Julieta Lorena Ziem
  • Nora Alicia Cisneros
  • Lila Susana Cornejo
  • Irma Alicia Moncunill

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.535

Palavras-chave:

Saúde bucal. Treinamento de Recursos Humanos em Saúde. Prática profissional. Educação em Odontologia.

Resumo

O presente trabalho relaciona uma experiência de formação de professores no contexto da atenção clínica à saúde bucal para crianças de 8 a 10 anos nas escolas de educação básica 1. É realizada no âmbito do projeto de pesquisa Inovação na produção do cuidado e na atenção integral de saúde bucal, uma contribuição para a equidade (2015-2016), desenvolvido em um acordo de cooperação internacional entre escolas públicas da Argentina e do Brasil, para fortalecer estratégias de pesquisa e treinamento em saúde coletiva. Para direcionar a transformação das práticas clínicas que propusemos, reconhecer a partir da reflexão, os pontos fortes e fracos das próprias práticas docentes em uma situação clínica no contexto escolar, identificando significados e avaliações, práticas naturalizadas, para desconstruir e depois, projetar a clínica estendida nesse contexto. Foram aplicadas técnicas de observação participativa de situações clínicas; entrevistas e diário de campo do profissional observado e desenho para o tema feito pelas crianças que receberam atenção clínico-odontológica. Para a análise e   socialização da informação produzida, trabalhamos com a modalidade da oficina. A experiência foi desenvolvida em 4 momentos: Conformação de uma equipe de clínicos e observadores; prática clínica no contexto escolar; Análise individual e grupal de informação e design de inovação. Os professores reconheceram positivamente a escuta do outro como sujeito, revalorizando a palavra e a atitude de flexibilidade diante de emergências inesperadas; exigiram maior cooperação na equipe interdisciplinar; eles identificam tensões e pontos fortes que irão orientar os eixos para a ressignificação das práticas clínicas em contextos escolares no âmbito da Clínica Ampliada para o cuidado da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Inés Bella, Facultad de Odontología de la Universidad Nacional de Córdoba

Facultad de Odontología- Universidad Nacional de Córdoba, Argentina

Odontología de Odontología Preventiva y Comunitaria II.

Profesora Asociada  

Referências

Paim JS. Desenvolvimento teórico conceitual do ensino em Saúde Coletiva. In: ABRASCO, Ensino da Saúde Pública, Medicina Preventiva e Social no Brasil. Rio de Janeiro: 3, 1982.

Araújo Hartz ZM, Vieira da Silva lM. Evaluación en Salud. 1 ed. Buenos Aires: Lugar Editorial; 2009:30-31.

Campos GWS, Dorsa Figueiredo M, Pereira Júnior N, Pereira de Castro C. A aplicação da metodologia Paideia no apoio institucional, no apoio matricial e na clínica ampliada. Interface Comunic Saúde Educ. 2014;18 (suppl.1):983-95.

Campos GWS. La clínica del sujeto: por una clínica reformulada y ampliada. In: Campos GWS. Saúde Paidéia. São Paulo, Editora Hucitec, 2002. p.51-67

Bourdieu P. Esquisse d’une théorie de la practique, Ginebra: Dotz, 1972. 429p.

Achilli EL. La investigación y formación docente. Laborde editor. 2000.

Vasilachis de Gialdino I. Estrategias de investigación cualitativas. Editorial Gedisa; 2006.

Kormblit AL. Metodologías cualitativas en ciencias sociales: Modelos y procedimientos de análisis. Editorial Biblos Metodologías 2007.

Guber R. El salvaje Metropolitano. Reconstrucción del conocimiento social en el trabajo de campo. Buenos Aires: Editorial PAIDOS; 2004.

Santos BS. Una epistemología del sur. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, Clacso; 2013.

Spinelli H. Volver a pensar en salud: programas y territorios. Salud Colectiva. 2016;12(2):149-171.

Campos GWS. Saúde Paidéia. São Paulo: Editora Hucitec, 2003, 185p.

Botazzo C. A saúde bucal nas práticas coletivas de saúde. In: Botazzo C. Diálogos sobre a boca. São Paulo: Editora Hucitec, 2013, p. 56-80.

Botazzo C. Pensando a integralidade da atenção e a produção do cuidado em saúde bucal. Perspectivas teóricas e possibilidades práticas para a clínica odontológica à luz do conceito de bucalidade. In: Botazzo C. Diálogos sobre a boca. São Paulo: Editora Hucitec, 2013, p. 267-87.

Publicado

08-01-2018

Como Citar

Bella, M. I., Cano, V. I., Ziem, J. L., Cisneros, N. A., Cornejo, L. S., & Moncunill, I. A. (2018). Experiência de formação de professores para a Clínica Ampliada em saúde bucal, uma agenda necessária. Revista Da ABENO, 17(4), 36–45. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.535

Edição

Seção

Edição temática Clínica Ampliada