Síndrome de Burnout entre professores de Odontologia: um estudo transversal

Autores

  • Vanessa Leandro Nascimento Federal University of Pernambuco
  • Saulo Fernando Revorêdo Federal University of Pernambuco
  • Eduarda Helena Leandro Nascimento University of Campinas http://orcid.org/0000-0002-9088-2320
  • Danieli Moura Brasil University of Campinas
  • Deborah Queiroz Freitas University of Campinas
  • Georgina Agnelo Lima Federal University of Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.557

Palavras-chave:

Docentes de Odontologia. Educação Superior. Esgotamento Profissional. Estresse Psicológico. Odontologia.

Resumo

A Síndrome de Burnout (SB) é caracterizada por estresse e exaustão relacionados ao trabalho, e afeta profissionais de diferentes áreas. O objetivo nesse estudo foi avaliar a prevalência da SB em professores de uma faculdade de Odontologia brasileira, e investigar se existem fatores sociodemográficos associados a essa condição. Quarenta e oito de um total de 72 professores de Odontologia (66,7%) participaram do estudo. Os dados foram coletados por meio de um questionário sociodemográfico adaptado a partir do Inventário Burnout de Copenhagen (CBI), que analisa essa condição em quatro dimensões: burnout pessoal (PB), burnout relacionado ao trabalho (WRB), burnout relacionado aos colegas de trabalho (CWPRB) e burnout relacionado aos pacientes (PRB). Análises descritivas, testes t-student e ANOVA foram realizados. Entre os participantes, 60,4% eram graduados em Odontologia há mais de 15 anos, e 64,6% trabalhavam como professores na clínica. As maiores pontuações médias corresponderam às dimensões WRB (2,51) e PB (2,43), enquanto as menores foram relacionadas ao CWPRB (1,96) e ao PRB (1,81). Os escores não foram relacionados ao gênero, tempo de graduação ou anos de experiência no ensino. A maioria dos entrevistados classificou as condições de trabalho como "regular" (43,7%) e "ruim" (29,2%), com diferenças significantes em relação à variável materiais e equipamentos. Em conclusão, alguns professores mostraram sinais da SB, principalmente nas dimensões PB e WRB. Estudos similares devem ser realizados em diferentes cursos de Odontologia para investigar a presença da síndrome e prevenir seu desenvolvimento ou progressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Leandro Nascimento, Federal University of Pernambuco

Department of Clinical and Preventive Dentistry.

Saulo Fernando Revorêdo, Federal University of Pernambuco

Department of Clinical and Preventive Dentistry.

Eduarda Helena Leandro Nascimento, University of Campinas

Department of Oral Diagnosis

Danieli Moura Brasil, University of Campinas

Department of Oral Diagnosis.

Deborah Queiroz Freitas, University of Campinas

Department of Oral Diagnosis

Georgina Agnelo Lima, Federal University of Pernambuco

Department of Prosthesis and Oral and Maxillofacial Surgery.

Referências

Noh JW, Kim J, Park J, Kim HJ, Kwon YD. Gender difference in relationship between health-related quality of life and work status. PLoS One. 2015;10(12):e0143579.

Reid C, Riddick-Grisham S. The importance of work or productive activity in life care planning and case management. Neuro Rehabilitation. 2015;36(3):267-74.

Maslach C, Schaufeli WB, Leiter MP. Job burnout. Annu Rev Psychol. 2001;52(1):397-422.

Brandstätter V, Job V, Schulze B. Motivational incongruence and well-being at the workplace: person-job fit, job burnout, and physical symptoms. Front Psychol. 2016;7:1153.

Murphy RJ, Gray SA, Sterling G, Reeves K, DuCette J. A comparative study of professional student stress. J Dent Educ. 2009;73(3):328-37.

Porto GG, Carneiro SC, Vasconcelos BC, Nascimento MM, Leal JL. Burnout syndrome in oral and maxillofacial surgeons: a critical analysis. Int J Oral Maxillofac Surg. 2014;43(7):894-9.

Freudenberger HJ. Staff burn-out. J Soc Issues. 1974;30(1):159-65.

Arvidsson I, Håkansson C, Karlson B, Björk J, Persson R. Burnout among Swedish school teachers - a cross-sectional analysis. BMC Public Health. 2016;16(1):823.

Huri M, Bağiş N, Eren H, Başibüyük O, Şahin S, Umaroğlu M, et al. Burnout and occupational participation among dentists with teaching responsibilities in universities. Psychol Health Med. 2016;22(6):693-700.

Leggat PA, Kedjarune U, Smith DR. Occupational health problems in modern dentistry: a review. Ind Health. 2007;45(5):611-21.

Montiel-Company JM, Subirats-Roig C, Flores-Martí P, Bellot-Arcís C, Almerich-Silla JM. Validation of the Maslach Burnout Inventory-Human Services Survey for estimating burnout in Dental students. J Dent Educ. 2016;80(11):1368-75.

Pau A, Rowland ML, Naidoo S, AbdulKadir R, Makrynika E, Moraru R, et al. Emotional intelligence and perceived stress in dental undergraduates: a multinational survey. J Dent Educ. 2007;71(2):197-204.

Divaris K, Polychronopoulou A, Taoufik K, Katsaros C, Eliades T. Stress and burnout in postgraduate dental education. Eur J Dent Educ. 2012;16(1):35-42.

Chirico F. Job stress models for predicting burnout syndrome: a review. Ann Ist Super Sanita. 2016;52(3):443-56.

Prado RL, Bastianini ME, Cavalleri MZ, Ribeiro SFR, Pizi ECG, Marsicano JA. Assessment of Burnout syndrome in university teachers. Rev ABENO. 2017; 17(3):21-9.

Kristensen TS, Borritz M, Villadsen E, Christensen KB. The Copenhagen Burnout Inventory: a new tool for the assessment of burnout. Work Stress. 2005;19(3):192-207.

Brasil. Doenças relacionadas ao trabalho: Manual de procedimentos para os serviços de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2001.

Winwood PC, Winefield AH. Comparing two measures of burnout among dentists in Australia. Int J Stress Manag. 2004;11(3):282-89.

Randall KJ. Examining the relationship between burnout and age among Anglican clergy in England and Wales. Ment Health Rel Cult. 2007;10(1):39-46.

Milfont TL, Denny S, Ameratunga S, Robinson E, Merry S. Burnout and wellbeing: testing the Copenhagen Burnout Inventory in New Zealand teachers. Soc Indic Res. 2008;89(1):169–177.

Downloads

Publicado

09-05-2018

Como Citar

Nascimento, V. L., Revorêdo, S. F., Nascimento, E. H. L., Brasil, D. M., Freitas, D. Q., & Lima, G. A. (2018). Síndrome de Burnout entre professores de Odontologia: um estudo transversal. Revista Da ABENO, 18(2), 62–71. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.557

Edição

Seção

Artigos