Disciplina interprofissional em saúde: avaliação de discentes de Odontologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.598

Palavras-chave:

Odontologia. Educação Superior. Saúde. Aprendizagem Baseada em Problemas. Avaliação.

Resumo

A educação interprofissional é uma estratégia pedagógica na qual duas ou mais profissões trabalham e aprendem juntas, priorizando a integração, com a finalidade de mudar o perfil profissional na área da saúde e melhorar a qualidade do cuidado e resolutividade na atenção primária. A disciplina Atenção em Saúde é uma proposta interprofissional, desenvolvida em sete cursos da área da saúde na Universidade Estadual de Maringá, oportunizando ao aluno vivência no Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando a problematização de situações em equipe. Objetivou-se apresentar a avaliação dos estudantes de Odontologia sobre a disciplina Atenção em Saúde, por meio da análise das narrativas de seus portfólios avaliativos. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com análise documental como técnica de investigação, com amostragem até saturação dos dados. A análise dos documentos permitiu mostrar que os acadêmicos ressaltam a importância do trabalho interprofissional, beneficiando trabalhadores e pacientes e a relevância do cirurgião-dentista na equipe de saúde. Constatou-se o conhecimento experienciado do aluno sobre o SUS, capaz de destacar falhas e qualidades, bem como o reconhecimento sobre a eficácia do modelo ativo de aprendizagem, para capacitá-los a enfrentar positivamente as adversidades. Conclui-se que os acadêmicos apontaram as práticas colaborativas interprofissionais e a utilização de metodologias ativas de ensino- aprendizagem como estratégias positivas para formação qualificada, estando em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Odontologia quanto à formação profissional para o trabalho em equipe e compreensão das reais necessidades de saúde da população.

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Biografia do Autor

Amanda Meira Saraiva, Universidade Estadual de Maringá

Programa de Residência em Odontologia em Saúde Coletiva e da Família

Isabela Regina Grilo Silva, Universidade Estadual de Maringá - PR

Aluna da graduação do Departamento de Odontologia

Luiz Fernando Lolli, Universidade Estadual de Maringá - PR

Docente do Departamento de Odontologia

 

Mitsue Fujimaki, Universidade Estadual de Maringá - PR

Docente do Departamento de Odontologia

Rozilda das Neves Alves, Universidade Estadual de Maringá - PR

Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá.

Edson Roberto Arpini Miguel, Universidade Estadual de Maringá - PR

Docente do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá

Nadeje da Rocha Mialchi, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Educação

Najara Barbosa da Rocha, Universidade Estadual de Maringá - PR

Docente do Departamento de Odontologia

 

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Publicado

17-12-2018

Como Citar

Saraiva, A. M., Silva, I. R. G., Lolli, L. F., Fujimaki, M., Alves, R. das N., Miguel, E. R. A., Mialchi, N. da R., & Rocha, N. B. . da. (2018). Disciplina interprofissional em saúde: avaliação de discentes de Odontologia. Revista Da ABENO, 18(4), 3–13. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.598

Edição

Seção

Artigos