Macromodelos odontológicos impressos em 3D como recurso complementar ao ensino em escultura dentária

Autores

  • Andreia de Oliveira Souza Faculdade de Odontologia e Centro de Pesquisas São Leopoldo Mandic & FACIPLAC - Faculdades Integradas do Planalto Central.
  • Daiane Cristina Peruzzo Faculdade de Odontologia e Centro de Pesquisas São Leopoldo Mandic
  • Fabiana Mantovani Gomes França Faculdade de Odontologia e Centro de Pesquisas São Leopoldo Mandic
  • Arlete Maria Gomes de Oliveira Faculdade de Odontologia e Centro de Pesquisas São Leopoldo Mandic
  • Kamilla Rosamilia Kantovitz Faculdade de Odontologia e Centro de Pesquisas São Leopoldo Mandic & Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP http://orcid.org/0000-0003-2045-7924

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.604

Palavras-chave:

Escultura. Ensino. Aprendizagem. Impressão Tridimensional. Anatomia.

Resumo

A diversificação das práticas pedagógicas visa o aprimoramento do processo de ensino. Novas metodologias, que favoreçam o interesse dos alunos e que proporcionem melhor compreensão, podem ser ferramentas importantes no processo ensino-aprendizagem. O objetivo desse estudo foi avaliar a percepção dos estudantes sobre o uso de macromodelos odontológicos, confeccionados com impressora 3D, como recurso complementar de ensino na disciplina Escultura Dentária, no curso de graduação em Odontologia da FACIPLAC. A amostra foi composta por 44 estudantes, matriculados no quinto período. Foram produzidos 44 conjuntos com quatro macromodelos, sendo um incisivo central, um canino, um primeiro pré-molar e um primeiro molar, todos superiores, confeccionados em material plástico colorido e resistente. Os conjuntos foram entregues aos estudantes no início de cada aula e utilizados para demonstração das estruturas anatômicas, visando à melhor fixação do conhecimento, sendo recolhidos posteriormente. Ao final do semestre letivo foi aplicado um questionário relativo ao aproveitamento do uso dos macromodelos, com resposta de 38 estudantes. Os resultados indicam que o uso dos macromodelos foi válido como recurso facilitador da compreensão da técnica de escultura dentária; contribuindo com o processo de aprendizagem em comparação ao uso de diapositivos; destacando as dificuldades no aprendizado; auxiliando na sedimentação dos conceitos das formas geométricas das estruturas dentárias. Os estudantes indicam seu uso,  contudo consideram que não substitui a demonstração prática pelo docente.

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Publicado

15-12-2018

Como Citar

de Oliveira Souza, A., Peruzzo, D. C., França, F. M. G., de Oliveira, A. M. G., & Kantovitz, K. R. (2018). Macromodelos odontológicos impressos em 3D como recurso complementar ao ensino em escultura dentária. Revista Da ABENO, 18(4), 58–63. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.604

Edição

Seção

Artigos