Análise da satisfação discente quanto ao uso de tecnologias e recursos online na Odontologia Forense
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.613Palavras-chave:
Ensino Odontológico. Tecnologia da Educação. Odontologia Forense. Materiais de Ensino.Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar o nível de satisfação e a efetividade de ambiente virtual de aprendizagem e dos materiais didáticos nele disponíveis, experimentados por estudantes de graduação da Faculdade de Odontologia Universidade de São Paulo. Foi realizado um estudo de caso com 113 participantes, em que a coleta de dados ocorreu por meio de grupo focal e questionário online semiestruturado. Foi realizada a análise descritiva simples dos dados quantitativos e a análise de conteúdo dos dados qualitativos, com posterior triangulação e correlação dos resultados. Os materiais didáticos mais acessados foram atividades como questionários e estudos de caso (n= 1309), seguidas das apostilas (n=230) e vídeos (n= 122). Para os alunos, as atividades do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) auxiliaram na associação da teoria com a prática (89%), foram importantes para a fixação do conteúdo e auxiliaram na identificação de eventuais dificuldades na aprendizagem (93%). As apostilas possuem linguagem clara e interativa, promovendo autonomia e capacidade de aprender, de acordo com 98% dos estudantes. Em relação aos vídeos, a concordância de que estes foram satisfatórios quanto à qualidade e úteis na aprendizagem foi de 89%. Os comentários da questão aberta corroboram os números. Os discentes consideraram o AVA útil para o aprendizado, motivador, acessível, organizado e que permite liberdade de acesso ao usuário.
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