Percepções de estudantes de Odontologia sobre a contribuição do preceptor

Autores

  • Ana Lucia Herdy Teixeira
  • Jaqueline Vilela Bulgareli
  • Flavia Martão Flório Faculdade de Medicina e Odontologia Sao Leopoldo Mandic
  • Luciane Zanin

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.657

Palavras-chave:

Preceptoria. Capacitação Profissional. Sistema Único de Saúde. Educação Superior.

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar a percepção de discentes de Odontologia acerca da contribuição dos preceptores no seu processo de formação acadêmica. Este estudo qualitativo abordou 69 estudantes de três Instituições de Ensino Superior públicas e privadas do município do Rio de Janeiro. Os voluntários responderam sobre suas percepções a respeito da contribuição do preceptor no processo formativo. As respostas foram avaliadas pela análise de conteúdo de Bardin e classificadas em 3 categorias temáticas: “A experiência/conhecimento clínico necessário no ensino”, “O entendimento do processo de trabalho na Atenção Primária” e “A capacitação profissional”.  Conclui-se que, sob a perspectiva do discente, o preceptor é considerado um profissional com perfil necessário para atender às suas demandas acadêmicas, já que possui o conhecimento clínico necessário no ensino e conhece o processo de trabalho no serviço público. A falta de capacitação profissional pode influenciar o processo de aprendizado

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria Nº 2.805, de 6 de dezembro de 2012. Define os valores para a implementação do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde, a ser repassado aos respectivos Fundos Estaduais e Municipais de Saúde em parcela única. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

Gonçalves CM, Santos KT, Carvalho RB. O PET-Saúde como instrumento de reorientação do ensino em Odontologia: a experiência da Universidade Federal do Espírito Santo. Rev ABENO. 2011;11(2):27-3.

Luz GW, Toassi RFC. Percepções sobre o preceptor cirurgião-dentista da Atenção Primária à Saúde no ensino da Odontologia. Rev ABENO. 2016;16(1):2-12.

Souza MIDCD, Maia KD, Jorge RR, Berlink T, Ramos MEB. Análise discente da contribuição do preceptor e do estágio na formação do aluno de graduação da FO UERJ. Ver ABENO. 2011;11(2):57-62.

Lima PAB, Rozendo CA. Desafios e possibilidades no exercício da preceptoria do Pró-PET-Saúde. Interface. 2015;19(Suppl 1):779-91.

Bulgarelli AF, Souza KR, Baumgarten A, Souza JM, Rosing CK. Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS): percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. Interface. 2014;18(49):351-62.

Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Resolução CNE/CES 3/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 10.

Batista KBC, Gonçalves OSJ. Formação dos profissionais de saúde para o SUS: significado e cuidado. Saúde Soc. 2011;20(4):884-99.

Pinto ACM, Oliveira IV, Santos ALS, Silva LES, Izidoro GSL, Mendonça RD, et al. Percepção dos alunos de uma universidade pública sobre o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Ciênc Saúde Coletiva. 2013;18(8):2201-10.

Autonomo FROM, Hortale VA, Santos GB, Botti SHO. A Preceptoria na formação médica e multiprofissional com ênfase na Atenção Primária - análise das publicações brasileiras. Rev Bras Educ Méd. 2015;39(2):316-27.

Monteiro DM, Leher EM, Ribeiro VMB. A formação pedagógica dos profissionais da Área da Saúde. Formação pedagógica de preceptores do ensino em saúde. Juiz de Fora: Editora UFJF; 2011. p. 13-22.

Vasconcelos ACF, Stedefeldt E, Frutuoso MFP. Uma experiência de integração ensino-serviço e a mudança de práticas profissionais: com a palavra, os profissionais de saúde. Interface Comun Saúde Educ. 2016 mar;20(56):147-58.

Bardin L. Análise de Conteúdo. Portugal: Edições 70; 2009.

Moraes R. Análise de conteúdo. Rev Educ. 1999;22(37):7-32.

Rocha PF. O preceptor cirurgião-dentista da atenção primária à saúde na formação em odontologia: compreensão do papel e análise das características para a preceptoria [dissertação]. Porto Alegre: Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2014.

Rocha HCR, Ribeiro VB. Curso de formação pedagógica ara preceptores do internato médico. Rev Bras Educ Méd. 2012;36(3):343-50.

Oliveira ET, Vasconcelos M, Rodarte RS, Esteves RZ. Reflexões sobre a prática pedagógica do Cirurgiões-Dentistas preceptores de estágio. CIAIQ. 2017; 2:259-69.

Marins JJN. Formação de preceptores dos para a Área da Saúde. In: Brant V (Org.). Formação pedagógica de preceptores do ensino em saúde. Juiz de Fora: Editora UFJF; 2011. p. 47-52.

Mohr A. A Formação Pedagógica dos Profissionais da Área da Saúde. In: Brant V (Org.). Formação pedagógica de preceptores do ensino em saúde. Juiz de Fora: Editora UFJF; 2011. p. 53-66.

Forte FDS, Pessoa TRRF, Freitas CHSM, Pereira CAL, Carvalho Junior PM. Reorientação na formação de cirurgiões-dentistas: o olhar dos preceptores sobre estágios supervisionados no Sistema Único de Saúde (SUS). Interface Comun Saúde Educ. 2015;19 (Supl. 1):831-43.

Pinto TR, Cyrino EG. Com a palavra, o trabalhador da Atenção Primária à Saúde: potencialidades e desafios nas práticas educacionais. Interface Comun Saúde Educ. 2015;19 (Supl 1):765-77.

Freire P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo, Paz e Terra; 1997.

Barreto VHL, Marco MAD. Visão de Preceptores sobre o processo de ensino-aprendizagem no internato. Rev Bras Educ Méd. 2014;38(1):94-102.

Moura TP, Costa RCM, Damasceno TC, Nuto SAS, Pequeno LL. Percepção da inserção de alunos na atenção primária: visão dos gestores e profissionais da Estratégia Saúde da Família. Rev ABENO. 2010;10(2):46-52.

Publicado

10-07-2019

Como Citar

Teixeira, A. L. H., Bulgareli, J. V., Flório, F. M., & Zanin, L. (2019). Percepções de estudantes de Odontologia sobre a contribuição do preceptor. Revista Da ABENO, 19(1), 73–79. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.657

Edição

Seção

Artigos