Críticas construtivas de formandos em Odontologia para o repensar do estágio supervisionado no SUS
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.682Palavras-chave:
Odontologia. Sistema Único de Saúde. Avaliação Educacional. Pesquisa Qualitativa.Resumo
O estudo visa obter percepções críticas de formandos em Odontologia sobre o estágio curricular no SUS. Realizou-se pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa junto à população de acadêmicos concluintes do curso de Odontologia de uma universidade pública do sul do Brasil (n= 52) (ano base: 2016), considerando-se para fins de análise somente os acadêmicos que julgaram que o estágio no SUS não foi produtivo para a sua formação acadêmica (n=11). A apreensão das informações se deu por meio de questão norteadora única e os resultados foram tratados de acordo com a técnica de análise do discurso do sujeito coletivo. Das informações obtidas foram extraídos dois temas ‘Organização’ e ‘Estrutura’ do estágio, e sete ideias centrais, as quais deram origem aos discursos. Os acadêmicos expõem importância arraigada ao modelo de atuação profissional tecnicista, com baixo interesse no SUS enquanto campo de trabalho.
Downloads
Referências
Fazenda I, Godoy H. Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e intervir. Rev Cien Facerb. 2015; 2(1):45-54.
Caggy RCSS, Fischer TMD. Interdisciplinaridade revisada: analisando a prática interdisciplinar em uma Faculdade de Administração na Bahia. Ens Pesq. 2014; 15(3):501-31.
Vendruscolo C, Prado ML, Kleba ME. Integração Ensino-Serviço no âmbito do Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde. Ciênc Saúde Colet. 2016; 21(9):2949-60.
Almeida FNM. Contextos, impasses e desafios na formação de trabalhadores em Saúde Coletiva no Brasil. Ciênc Saúde. 2015;18(6):1677-82.
Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Senado, Brasília: DF. 1988. [Acesso em 10 de dez. de 2017] Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1988/constituicao-1988-5-outubro-1988-322142-publicacaooriginal-1-pl.html
Toassi RFC, Souza JM, Baumgarten A, Rosing CK. Avaliação curricular na educação superior em odontologia: discutindo as mudanças curriculares na formação em saúde no Brasil. Rev ABENO. 2012; 12(2):170-7.
Morita MC, Kriger L, Carvalho ACP, Haddad AE. Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais em Odontologia. 2a ed. Maringá: Dental Press. ABENO, OPAS, MS; 2013:160.
Ferretti LH, Appel TG, Miguel LCM, Madeira L. Avaliação discente e
as Diretrizes Curriculares Nacionais: realidade das clínicas integradas da Univile. Rev ABENO. 2012; 12(2):155-62.
Lamers JMS, Baumgarten A, Bitencourt FV, Toassi RFC. Mudanças curriculares na educação superior em Odontologia: inovações, resistências e avanços conquistados. Rev ABENO. 2016;16(4):2-18.
Santos KT, Ferreira L, Batista RJ, Bitencourt CTF, Araújo RP, Carvalho RB. Student perceptions about the influence of internship extramural in academic dentistry. Rev Odontol UNESP. 2013; 42(6):420-5.
Zilbovicius C. A paradigm shift in predoctoral dental curricula in Brazil: evaluanting the process of change. J Dent Educ. 2011; 75(4):557-64.
Schönwetter DJ, Law D, Mazurat R, Sileikyte R, Nazarko O. Assessing graduating dental students' competencies: the impact of classroom, clinic and externships learning experiences. Eur J Dent Educ. 2011; 15(3):142-52.
Piskorowski WA, Fitzgerald M, Mastey J, Krell RE. Development of a Sustainable Community-Based Dental Education Program. J Dent Educ. 2011; 75(8):1038-43.
Scavuzzi AIF, Gouveia CVD, Carcereri DL, Veeck EB, Ranali J, Costa LJ, et al. Revisão das Diretrizes da ABENO para a definição do Estágio Supervisionado Curricular nos cursos de Odontologia. Rev ABENO. 2015;15(3):109-13.
Jodelet D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: Jodelet D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: Ed UERJ, 2001: 17- 44.
Lefèvre F, Lefèvre AMC. O Discurso do Sujeito Coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (Desdobramentos). Caxias do Sul. EDUCS; 2003.
Lefèvre F, Lefèvre AMC. O Discurso do Sujeito Coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul. EDUCS; 2000.
Lefévre F, Lefévre AMC. O sujeito coletivo que fala. Comunic Saúde Educ. 2006; 10(20):517-24.
Jesus JCM, Ribeiro VMB. Evaluation of the pedagogical training process of preceptors of medical internship. Rev Bras Educ Méd. 2012; 36(2):153-61.
Toassi RFC, Davoglio RS, Lemos VMA. Integração ensino-serviço comunidade: o estágio na atenção básica da graduação em odontologia. Educ. 2012; 28(4):223-42.
Oliveira ET, Vasconcelos MVL, Rodarte RS, Esteves RZ. Odontologia e preceptoria: um olhar para a prática pedagógica dos preceptores de estágio. Rev Bras Promoç Saúde. 2018; 31(Supl):1-10.
Brasil. Lei nº 11.788. Dispõe sobre o estágio de estudantes e dá outras providências. Brasília, DF. Diário Oficial da União, Brasília, 26 de set. 2008 [Acesso em 20 de dez. de 2017]. Disponível em: http://www.cvm.gov.br/export/sites/cvm/menu/acesso_informacao/servidores/estagios/3LEGISLACAO-DE-ESTAGIO.pdf
Maciel JAC, Vasconelos MIO, Castro-Silva II, Teixeira AKM, Farias MR, Queiroz MVO. A integração ensino-serviço em odontologia: uma experiência na Atenção Primária à Saúde no município de Sobral, Ceará. Rev APS. 2016; 19(4):650-55.
Faé JM, Silva-Junior MF, Carvalho RB, Esposti CDD, Pacheco KTS. A integração ensino-serviço em Odontologia no Brasil. Rev ABENO. 2016; 16(3):8-17.
Caldas JB, Lopes ACS, Mendonça RD, Figueiredo A, Lonts JGA, Ferreira EF, Figueira TR. Students' views of the Educational Program for Health Work. Rev Bras Educ Méd. 2012; 36(2):33-41.
Fadel CB, Baldani MH. Percepções de formandos do curso de odontologia sobre as diretrizes curriculares nacionais. Trab Educ Saúde. 2013;11(2):339-54.
Lins TS, Soares FJP, Coelho JAP. Avaliação dos atributos em Atenção Primária à Saúde no Estágio em Saúde da Família. Atenção Primária à Saúde no Estágio em Saúde da Família. Rev Bras Educ Méd. 2016; 40(3): 355-63.
Pessoa TRRF, Castro RD, Freitas CHSM, Reichert APS, Forte FDS. Formação em odontologia e os estágios supervisionados em serviço público de saúde: percepções e vivências de estudantes. Rev ABENO. 2018; 18(2):144-15.
Forte FDS. Reorientação na formação de cirurgiões-dentistas: o olhar dos preceptores sobre estágios supervisionados no sistema Único de Saúde (SUS). Interface Comunic Saúde Educ. 2015; 19(1):831-43.
Rocha HC, Ribeiro VB. Curso de formação pedagógica para preceptores do internato médico. Rev Bras Educ Méd. 2012; 36(3):343-50.
Pimentel EC, Vasconcelos MVL, Rodarte RS, Pedrosa CMS, Pimentel FSC. Ensino e aprendizagem em estágio supervisionado: estágio integrado em saúde. Rev Bras Educ Méd. 2015; 39(3):352-58.
Matuda CG, Pinto, NRS, Martins CL, Frazão P. Colaboração interprofissional na Estratégia Saúde da Família: implicações para a produção do cuidado e a gestão do trabalho. Ciênc Saúde Colet. 2015; 20(8):2511-21.
Pelisoli C, Sacco AM, Barbosa ET, Pereira CO, Cecconello AM. Acolhimento em saúde: uma revisão sistemática em periódicos brasileiros. Est Psicol. 2014; 31(2):225-35.
Lopes AS, Vilar RLA, Melo RHV, França RCS. O acolhimento na Atenção Básica em saúde: relações de reciprocidade entre trabalhadores e usuários. Saúde Debate. 2015; 39(104):114-23.
Ribeiro MA, Cavalcante ASP, Teófilo FKS, Albuquerque IMAN, Vasconcelos MIO. Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) como agente promotor de mudança na formação de graduação e nas práticas profissionais. Sau Transf Soc. 2016; 7(1):109-19.
Lemos CLS. Educação Permanente em saúde no Brasil. Educação ou gerenciamento permanente. Ciênc Saúde Colet. 2016;21(3):913-22.
Toassi RFC, Stobaus CD, Mosquera JJM, Moysés SJ. Currículo integrado no ensino de odontologia: novos sentidos para a formação na área da saúde. Interface. 2012; 16(4):529-42.
Viena PFS, Adad SJH, Pedrosa JIS. Reverberações das experiências extramuros no ensino da odontologia. Arq Bras Ciênc Saúde. 2015; 40(3):190-96.
Grande IMP, Prochnow R, Saab R, Pizzatto E. Desafios na formação do cirurgião-dentista para o SUS. Rev Abeno. 2016; 16(3):2-6.
Santa RT, Thalita TA, Vargas AM D, Ferreira EF. O internato rural e a formação de estudantes do curso de Odontologia da UFMG. Interface. 2007;11(23):451-66.
Brasil. Ministério de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Odontologia. Resolução CNE/CES. 2002. [Acesso em 20 de dez. de 2017]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf
Luz GW, Toassi RFC. Percepções sobre o preceptor cirurgião-dentista da Atenção Primária à Saúde no ensino da Odontologia. Rev ABENO. 2016; 16(1):2-12.
Bispo EPF. Tavares CHF. Tomaz JMT. Interdisciplinaridade no ensino em saúde: o olhar do preceptor na Saúde da Família. Interface Comunic Saúde Educ. 2014; 18(49): 337-50.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).