Estresse, níveis de cortisol e a adaptação de estudantes de odontologia no ambiente acadêmico.

Autores

  • Tania Adas Saliba Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP Campus Araçatuba
  • Amanda Santos Sandre Faculdade de Odontologia de Araçatuba - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
  • Doris Hissako Sumida Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP Campus Araçatuba
  • Clea Adas Saliba Garbin Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP Campus Araçatuba
  • Suzely Adas Saliba Moimaz Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP Campus Araçatuba

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i3.689

Palavras-chave:

Estudantes de Odontologia. Cortisol. Estresse.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar a presença de estresse, ansiedade e depressão e analisar as experiências acadêmicas de estudantes de ingressantes no curso de Odontologia. Amostras de saliva de 114 estudantes foram coletadas para dosagem de cortisol durante exames e aulas para análise do estresse fisiológico em ambas as situações. Aqueles que tomaram antidepressivos ou não assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido foram excluídos da pesquisa. Dois questionários validados foram aplicados, o QVA-r (Questionário de Experiências Acadêmicas - versão reduzida) e o DASS 21 (Depressão, Ansiedade e Escala de Estresse 21). O coeficiente de correlação e o teste de Mann-Whitney foram determinados com nível de significância de 5%. Do total de participantes, a maioria era do sexo feminino, com média de idade de 20,06 (+ 2,65) e 18,96 (+ 1,78) anos. A presença de estresse foi alta entre os estudantes (45%) e esteve relacionada aos domínios Pessoal (-0,518) e Interpessoal (-0,251). Os níveis de cortisol durante os testes mostraram correlação com as pontuações mais altas nos domínios Estudo (0,197), Carreira (0,347) e Institucional (0,196). De todos os alunos questionados, 81% deixaram a casa dos pais para estudar. A presença de estresse, ansiedade e depressão estava relacionada à interação dos alunos com seus pares e aos aspectos pessoais. Os maiores níveis de cortisol foram naqueles mais adaptados nos domínios Estudo, Carreira e Institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Adas Saliba, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP Campus Araçatuba

Professora Adjunta do Departamento de Odontologia Preventiva e Social

Amanda Santos Sandre, Faculdade de Odontologia de Araçatuba - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Mestranda em Odontologia Preventiva e Social do Departamento de Odontologia Infantil e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP

Doris Hissako Sumida, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP Campus Araçatuba

Professora Adjunta no Departamento de Ciências Fisiológicas

Clea Adas Saliba Garbin, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP Campus Araçatuba

Professora Titular do Departamento de Odontologia Preventiva e Social.

Suzely Adas Saliba Moimaz, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP Campus Araçatuba

Professora Titular do Departamento de Odontologia Preventiva e Social. 

Referências

Pinto PS, Nunes FMR, Campos DS, Freitas RHB, Bonan PRF, Batista AUD. Síndrome de Burnout em estudantes de Odontologia, Medicina e Enfermagem: uma revisão da literatura. REFACS. 2018;6(2),238-48.

Teixeira MAP, Dias ACG, Wottrich SH, Oliveira AM. Adaptação à universidade em jovens calouros. Rev Sem Assoc Bras Psicol Esc Educ. 2008;12(1),185-202.

Silva ET, Nunes MF, Queiroz MG, Leles CR. Factors influencing students’ performance in a Brazilian Dental School. Braz Dent J. 2010; 21(1),80-6.

Fogaça MC, Hamasaki EIM, Barbieri CAP, Borsetti J, Martins RZ, Silva IG, et al. Burnout em estudantes de psicologia: diferenças entre alunos iniciantes e concluintes. Aletheia. 2012; 38/39:124-31.

Dyson R, Renk K. Freshmen adaptation to university life: depressive symptoms, stress and coping. J Clin Psychol. 2006;62(10):1231-44.

Oliveira CT, Carlotto RC, Vasconcelos SJL, Dias ACG. adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários brasileiros: uma revisão de literatura. Rev Bras Orient Profiss. 2014;15(2),177-86.

Hirsch CD, Barlem ELD, Almeida LK, Tomaschewski-Barlem JG, Figueira AB, Lunardi VL. Coping strategies of nursing students for dealing with university stress. Rev Bras Enferm. 2015;68(5),501-8.

Cheung T, Wong SY, Wong KY, Law LY, Ng K, Tong MT, et al. Depression, anxiety and symptoms of stress among baccalaureate nursing students in Hong Kong: a cross-sectional study. Int J Environ Res Public Health. 2016, 13, E779. DOI: 10.3390/ijerph13080779.

El Ansari W, Stock C, UK Student Health Group, Snelgrove S, Hu X, Parke S, Davies S, et al. Feeling healthy? A survey of physical and psychological wellbeing of students from seven universities in the UK. Int J Environ Res Public Health. 2011; 8(5):1308-23.

WHO. Depression and Other Common Mental Disorders Global Health Estimates. 2017. [Cited: June 13, 2018]. Available at: http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/254610/WHO-MSD-MER-2017.2-eng.pdf;jses sionid=B2B4303E3530BB0A2C5A36F85123B6A7?sequence=1.

Garbin CAS, Saliba NA, Santos RR, Prado RL, Garbin AJI. Burnout en estudiantes de odontología: evaluación a través mbi - versión estudiantes. Med Segur Trab. 2012;58(229) :327-334.

Elani HW, Allison PJ, Ritu A, Kumar RA, Mancini L, Lambrou A, Bedos CA. Systematic review of stress in Dental students. J Dent Educ. 2014; 78(2):226-42.

Uraz A, Tocak YS, Yozgatlıgil C, Cetiner S, Bal B. Psychological well-being, health, and stress sources in Turkish Dental students. J Dent Educ 2013;77(10):1345-55.

Maduka IC, Neboh EE, Ufelle SA. The relationship between serum cortisol, adrenaline, blood glucose and lipid profile of undergraduate students under examination stress. Afr Health Sci. 2015;15(1):131-6.

Stetler C, Miller GE. Depression and hypothalamic-pituitary-adrenal activation: a quantitative summary of four decades of research. Psychosom Med. 2011;73(2): 114-26.

Malathi N, Mythili S, Vasanthi HR. Salivary diagnostics: a brief review. ISRN Dent. 2014; 2014:158786. DOI: 10.1155/2014/158786.

Almeida LS, Soares AP, Ferreira JA. The Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r): Assessment of the adjustment of university students. Av Psicol. 2002;1(2):81-93.

Lovibond SH, Lovibond PF. Manual for the Depression Anxiety Stress Scales. Sydney: Psychology Foundation; 1995.

Almeida LS, Ferreira JAG, Soares APC. Questionário de Vivências Académicas: construção e validação de uma versão reduzida (QVA-r). [Cited: June 13, 2018]. Available at: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/12110/1/QVA&QVAr,%202006.pdf.

Pau AKH, Croucher R. Emotional intelligence and perceived stress in dental undergraduates. J Dent Educ. 2003;679):1023-8.

Cavestro JM, Rocha FL. Prevalência de depressão entre estudantes universitários. J Bras Psiquiatr. 2006;55(4):264-7.

Rovida TAS, Sumida DH, Santos AS, Moimaz SAS, Garbin CAS. Estresse e o estilo de vida dos acadêmicos ingressantes em curso de graduação em Odontologia. Rev ABENO. 2015;15(3):26-34.

Santos AS, Oliveira CT, Dias ACG. Características das relações dos universitários e seus pares: implicações na adaptação acadêmica. Psicol Teor Prát.; 2015;17(1): 150-63.

Saeed AA, Bahnassy AA, Al-Hamdan NA, Almudhaibery FS, Alyahya AZ. Perceived stress and associated factors among medical students. J Family Community Med. 2016;23(3):166-71.

Goel AD, Akarte SV, Agrawal SP, Yadav V. Longitudinal assessment of depression, stress, and burnout in medical students. J Neurosci Rural Pract. 2016; 7(4):493-8.

Al-Daghri NM, Al-Othman A, Albanyan A, Al-Attas OS, Alokail MS, Sabico S, et al. Perceived stress scores among Saudi students entering universities: a prospective study during the first year of university life. Int J Environ Res Public Health. 2014;11(4):3972-81.

Holmes T, Rahe RH. The social readjustement rating scale. J Psychosom Res. 1967;11(2):213-8.

Selye H. The stress of life. McGraw Hill: New York, 1984.

Lazarus R. From psychological stress to emotions: a history of changing outlooks. Annu Rev Psychol. 1993;44:1-21.

Silva AC, Franco MM, Costa EL, Assunção HRM, Costa JF. Perfil do acadêmico de odontologia de uma universidade pública. Rev Pesq Saúde. 2011;12(1):22-6.

Fadel CB, Bordin D, Kuhn E, Martins LD. O impacto da extensão universitária na formação acadêmica em odontologia. Interface. 2013;17(47):937-46.

Kuh G, Kinzie J, Schuh J, Whitt E. Student success in college: creating conditions that matter. Jossey-Bass Publishers, San Francisco, 2005.

Garbin CAS, Saliba NA, Moimaz SAS, Santos KT. O papel das Universidades na formação de profissionais na área da saúde. Rev ABENO. 2006;6(1):6-10.

Hirsch CD, Barlem ELD, Almeida LK, Tomaschewski-Barlem JG, Lunardi VL, Ramos AM. Fatores percebidos pelos acadêmicos de enfermagem como desencadeadores do estresse no ambiente formativo. Texto Contexto Enferm. 2018;27(1). DOI: 10.1590/0104-07072018000370014.

Downloads

Publicado

26-08-2018

Como Citar

Saliba, T. A., Sandre, A. S., Sumida, D. H., Garbin, C. A. S., & Moimaz, S. A. S. (2018). Estresse, níveis de cortisol e a adaptação de estudantes de odontologia no ambiente acadêmico. Revista Da ABENO, 18(3), 137–147. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i3.689

Edição

Seção

Artigos