Perfil dos estudantes de Odontologia brasileiros que participaram do Programa Ciência sem Fronteiras e suas percepções sobre a graduação

Autores

  • Marina Lua Vieira de Abreu Costa Universidade Federal do Piaui https://orcid.org/0000-0002-9358-3908
  • Thaís Santos Martins Universidade Federal do Piauí
  • Alexandre Henrique de Melo Simplicio Universidade Federal do Piauí
  • Regina Ferraz Mendes Universidade Federal do Piauí
  • Fábio Solon Tajra Universidade Federal do Piauí
  • Lynn Austin Western Kentucky University
  • Marcoeli Silva de Moura Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.695

Palavras-chave:

Educação em Odontologia. Intercâmbio Educacional Internacional. Educação Superior.

Resumo

O programa Ciência sem Fronteiras (CsF) foi criado em 2011 com o objetivo de internacionalizar a educação no Brasil e prover treinamento altamente qualificado no exterior. Entretanto, em 2015, encerrou a oferta de bolsas de estudo para alunos de graduação, que permitiam diversas oportunidades. O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil de graduandos de Odontologia que participaram do programa CsF e suas percepções sobre essa experiência. Trata-se de uma pesquisa avaliativa desenvolvida com estudantes que participaram do CsF na modalidade sanduíche, em que o estudante continua matriculado em sua universidade de origem enquanto estuda por período em outra instituição no exterior. Um questionário semiestruturado foi desenvolvido utilizando a plataforma digital GoogleDocs®, abordando o perfil sociodemográfico e acadêmico dos participantes e aspectos relacionados à organização e ao funcionamento do programa. Dos 745 estudantes de Odontologia participantes do CsF, 109 (14,6%) responderam ao questionário. A maioria era do sexo feminino (65,1%), oriundos de instituições públicas (89%), localizadas no Nordeste (34,9%) e Sudeste (26,6%), com proficiência em inglês (82,6%) e intenção de se tornar pesquisador (51,4%). Os bolsistas indicaram que os objetivos do programa foram parcialmente cumpridos (59,63%). Consideraram-se mais qualificados, profissionalmente, devido à graduação sanduíche oferecida pelo CsF. No entanto, apontaram várias limitações: a falta de organização das instituições de fomento, de aproveitamento de disciplinas e de mecanismos de controle e inspeção. Foi possível traçar o perfil dos participantes do programa, bem como caracterizar o funcionamento do CsF para os estudantes de Odontologia, de acordo com suas percepções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Lua Vieira de Abreu Costa, Universidade Federal do Piaui

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal do Piauí

Thaís Santos Martins, Universidade Federal do Piauí

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Piauí

Alexandre Henrique de Melo Simplicio, Universidade Federal do Piauí

Professor do Departamento de Patologia e Clínica Odontológica da Universidade Federal do Piauí

Regina Ferraz Mendes, Universidade Federal do Piauí

Professora do Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal do Piauí.

Fábio Solon Tajra, Universidade Federal do Piauí

Professor do Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal do Piauí.

Lynn Austin, Western Kentucky University

Professora do Programa de Dental Hygiene, Department of Allied Health

Marcoeli Silva de Moura, Universidade Federal do Piauí

Professora do Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal do Piauí

Referências

Knight J. An internationalization model: meaning, rationales, approaches, and strategies. In J. Knight, Higher Education in Turmoil: The Changing World of Internationalization. Rotterdam, The Netherlands: Sense Publishers. 2008: 19-38

Sehnem PR. Os programas Erasmus e Ciência sem Fronteiras como materialização da internacionalização universitária. Brazilian J Dev. 2019;5(1):533-55.

Brasil. Decreto nº 7642, December 13, 2011. Institui o Programa Ciência Sem Fronteiras. Diário Oficial, Brasília, DF: Dec 13 2011.

Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-INEP. Indicadores Financeiros Educacionais - INEP [Internet]. 2015 [cited 15 February, 2015]. Available from: http://portal.inep.gov.br/indicadores-financeiros-educacionais

Editorial Estadão. O fim do Ciência sem Fronteiras. O Estado de São Paulo. São Paulo, SP: September 25, 2015. [cited 25 June, 2017]. Available from: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,o-fim-do-ciencia-sem-fronteiras,10000000076

Menino F. O fim do Ciência sem Fronteiras - Geral - Estadão [Internet]. Estadão. 2015 [cited 25 June, 2017]. Available from: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,o-fim-do-ciencia-sem-fronteiras,10000000076

McManus C, Nobre CA. Brazilian scientific mobility program - Science without borders – Preliminary results and perspectives. An Acad Bras Cienc. 2017;89(1):773-86.

Morita MC, Haddad AE, Araújo ME. Perfil atual e tendências do cirurgião dentista brasileiro. Maringá: Dental Press, 2010. 96p.

McKay JC, Quiñonez CR. The Feminization of Dentistry: implications for the Profession. J Can Dent Assoc. 2012;78:c1.

Schmidt A, Martin S, Chisini LA, Martelli S, Morello LR. Distribuição dos cursos de Odontologia e de cirurgiões-dentistas no Brasil: uma visão do mercado de trabalho. Rev ABENO. 2018;18(1):63-73.

Idioma é o maior obstáculo para Ciência sem Fronteiras; inscrição vai até 24 de janeiro. UOL Educação. UOL. São Paulo, SP: January 08, 2013. [cited 25 June, 2017]. Available from: https://educacao.uol.com.br/ noticias/2013/01/04/idioma-e-o-maior-obstaculo-para-ciencia-sem-fronteiras-inscricao-vai-ate-14-de-janeiro.htm

Finardi KR, Rojo ARO. Globalization, internationalization and education: what is the connection? Int E-Journal Adv Educ. 2015; I(1):18-25.

Perna LW, Orosz K, Jumakulov Z et al. Understanding the programmatic and contextual forces that influence participation in a government-sponsored international student-mobility program. High Educ. 69: 173. 2015.

Pithan SA, Nunes MF, Pires LC. Science without Borders in professional training: perceptions of Dental students from UFSM. Rev ABENO. 2018;18(1):2-14.

Fulbright. Brazilian Education System. [cited 4 Sept, 2016]. Available from: http://www.fulbright.org.br/content/view/68/97/

Mendonça A, Santana H. Estágio no Departamento de Odontopediatria da Universidade da Flórida: um relato de experiência. Rev ABENO. 2018;18(1):93-102.

Grieco JA. Fostering cross-border learning and engagement through study abroad scholarships: Lessons from Brazil's Science Without Borders Program. 2015. 149. (Order No. 1604503). University of Toronto (Canada), Ann Arbor: 2015.

Martinez KL. Dilemas na implementação do programa Ciência sem Fronteiras: análise do perfil socioeconômico dos acadêmicos do campus da UFSC [dissertation]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2018.

Capes. Manual de Candidatura Programa de Graduação Sanduíche. Diretoria de Relações Internacionais – DRI, Coordenação-Geral de Bolsas e Projetos – CGBP, Coordenação de Candidaturas a Bolsas e Auxílios no Exterior – CCE. Brasília, DF: April 2015.

Rivas RM, Mullet S. Countervailing institutional forces that shape internationalization of science: an analysis of Brazil’s Science without Borders program. RAI Rev Adm Inov. 2016;13(1):12-21.

Downloads

Publicado

10-07-2019

Como Citar

Costa, M. L. V. de A., Santos Martins, T., de Melo Simplicio, A. H., Ferraz Mendes, R., Solon Tajra, F., Austin, L., & Silva de Moura, M. (2019). Perfil dos estudantes de Odontologia brasileiros que participaram do Programa Ciência sem Fronteiras e suas percepções sobre a graduação. Revista Da ABENO, 19(1), 115–126. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.695

Edição

Seção

Artigos