O ensino da Odontologia minimamente invasiva: relato de experiência

Marcella Satte Alam Gonçalves, Maximiliano Sérgio Cenci, Marcos Britto Corrêa, Marcus Cristian Muniz Conde, Luiz Alexandre Chisini

Resumo


Por muitos anos o ensino de Odontologia foi baseado apenas na reprodução de técnicas restauradoras e o estudante era motivado a apenas realizar procedimentos, sem desenvolver habilidades reflexivas, as quais são tão importantes quanto as técnicas. O presente relato de experiência discute um caso clínico como problematizador no ensino da Odontologia minimamente invasiva. Discussões e formulação de tabelas e quadros foram realizadas pelos estudantes, assim como a elaboração de um guia prático para auxiliar a escolha do tratamento restaurador. As atividades foram tidas como produtivas e complementares na resolução das dúvidas que ainda estavam pendentes. Conclui-se que a utilização da metodologia ativa relatada na construção de conhecimento foi uma importante estratégia para criar situações de aprendizado na abordagem da Odontologia minimamente invasiva. O aprendizado significativo advindo de um caso clínico em andamento se mostrou uma importante estratégia de ensino.


Palavras-chave


Cárie Dental. Tomada de Decisões. Caso Clínico. Ensino em Odontologia.

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DOI: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i4.745

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