Conhecimentos sobre higiene bucal de pacientes atendidos em um curso de Odontologia como precursor de mudanças de paradigmas de ensino

Autores

  • Larissa Oliveira de Assis Universidade Federal do Espírito Santo
  • Elizabeth Pimentel Rosetti Universidade Federal do Espírito Santo
  • Raquel Baroni de Carvalho Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rodrigo Schwab Rasseli Universidade Vila Velha

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i2.766

Palavras-chave:

Ensino. Higiene Bucal. Promoção da Saúde

Resumo

A prática de educação em saúde tem como propósito contribuir no cuidado e na promoção da saúde, fornecendo o controle saúde-doença e a condução de seus hábitos por meio da inserção de conhecimento. Este estudo tem por objetivo comparar o grau de conhecimento sobre higiene bucal de indivíduos que estão em tratamento na clínica integrada do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) com indivíduos que não estão realizando tratamento odontológico. Trata-se de um estudo transversal do tipo exploratório que avaliou 174 indivíduos, dos quais 87 estavam em tratamento odontológico e 87 estavam na sala de espera acompanhando os pacientes atendidos, mas não faziam tratamento odontológico. Em relação ao perfil da amostra, o gênero feminino foi predominante em ambos os grupos (71,26%). Em relação à higiene bucal realizada 3 vezes ao dia correspondeu a 50,57% para o grupo em tratamento e 54,02% para o grupo controle. Pode-se concluir que o ensino não apresentou ênfase na prevenção, justificando a necessidade de mudança de paradigma de ensino para um modelo voltado para a pessoa, e com esta finalidade foi proposta a implementação de um protocolo preventivo na Clínica Odontológica de ensino.

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Publicado

18-07-2019

Como Citar

de Assis, L. O., Rosetti, E. P., de Carvalho, R. B., & Rasseli, R. S. (2019). Conhecimentos sobre higiene bucal de pacientes atendidos em um curso de Odontologia como precursor de mudanças de paradigmas de ensino. Revista Da ABENO, 19(2), 33–42. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i2.766

Edição

Seção

Artigos