O ensino de graduação no Brasil: a perspectiva do estudante sobre aspectos curriculares da prática odontológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.784

Palavras-chave:

Educação em Odontologia. Aprendizagem Baseada em Problemas. Competência Clínica. Sucesso Acadêmico.

Resumo

A prática odontológica contemporânea enseja inúmeros desafios ao cirurgião-dentista. Neste sentido, a formação acadêmica deve capacitar profissionais para lidar com a constante mudança e expansão de técnicas e os desafios na gestão da clínica. O objetivo neste estudo foi analisar a percepção do estudante sobre competências de sua formação. Trata-se de um estudo transversal realizado com 89 graduandos dos últimos anos de formação em Odontologia em uma universidade pública do Estado de São Paulo no ano de 2018. Os estudante foram avaliados segundo 17 competências de formação adaptadas do “National Dental Examining” por meio das dimensões “importância”, “confiança” e também a contribuição dos ambientes de formação (“sala de aula” e “clínica”) para cada competência. Os quesitos de importância, confiança e ambientes de formação (sala de aula e clínica) foram avaliados segundo a escala de Likert de 1 (sem relevância) até 5 (extremamente relevante). A análise dos dados foi realizada com nível de significância de 5%. Observou-se correlação positiva entre “importância” e “confiança” estatisticamente significante nas competências relacionadas aos registros dos pacientes, plano de tratamento, determinantes em saúde, patologias da polpa, procedimentos restauradores e cirúrgicos. Também foi observado que as competências relacionas à gestão/administração possuem as menores médias na dimensão “confiança”. Conclui-se que os estudantes entendem a importância das competências para sua formação e a confiança para execução dos procedimentos relacionados à clínica é elevada. Entretanto, o preparo para execução de procedimentos relacionados à gestão precisa ser aprimorados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Lynch CD, Ash PJ, Chadwick BL, Hannigan A. Effect of community-based clinical teaching programs on student confidence: a view from the United Kingdom. J Dent Educ. 2010;74(5):510-6.

McMahan CA, Pinckard RN, Jones AC, Hendricson WD. Fostering Dental student self-assessment of knowledge by confidence scoring of multiple-choice examinations. J Dent Educ. 2014;78(12):1643-54.

Commission on Dental Accreditation. Self-study guide for dental education programs. Chicago: American Dental Association; 2018.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Camara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro. 2002. [Cited: March 14, 2018]. Available at: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf.

Chambers DW. Toward a competency-based curriculum. J Dent Educ. 1993;57(11):790-3.

Garbin CAS, Saliba NA, Moimaz SAS, Santos KT. The role of universities in the training of health professionals. Rev ABENO. 2006;6(1):6-10.

Moimaz SAS, Amaral MA, Garbin CAS. Enade: uma análise quanti-qualitativa dos exames nacionais de Odontologia. Rev ABENO. 2017;17(1):97-108.

Brazil. Lei 9131/95. Altera dispositivos da Lei no 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 1995. [Cited: March 14, 2018]. Available at: http://www.planalto.gov.br/ Ccivil_03/leis/L9131.htm. Accessed: March 14, 2018.

Paiva GS. Avaliação do desempenho dos estudantes da educação superior: a questão da eqüidade e obrigatoriedade no Provão e Enade. Ensaio Aval Pol Públ Educ. 2008;16(58):31-46.

Whitney EM, Walton JN, Aleksejuniene J, Schönwetter DJ. Graduating dental students’ views of competency statements: importance, confidence, and time trends from 2008 to 2012. J Dent Educ. 2015;79(3):322-30.

National Dental Examining Board of Canada. Competencies for a beginning dental practitioner in Canada. 2005. [Cited: March 14, 2018]. Available at: https://ndeb-bned.ca/sites/ndeb/files/pdf/competencies_2005-final.pdf. Accessed:

March 14, 2018.

Schönwetter DJ, Law D, Mazurat R, Sileikyte R, Nazarko O. Assessing graduating dental students’ competencies: the impact of classroom, clinic and externships learning experiences. Eur J Dent Educ. 2011;15(3):142-52.

Fernandes CR, Farias Filho A, Gomes JMA, Pinto Filho WA, Cunha GKF da, Maia FL. Currículo baseado em competências na residência médica. Rev Bras Educ Méd. 2012;36(1):129-36.

Centers for Disease Control and Prevention. Epi InfoTM. 2018. [Cited: March 14, 2018]. Available at: https://www.cdc.gov/epiinfo/ index. html.

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Bioestat - versão 5.3. 2018. [Cited: March 14, 2018]. Available at: http://www.mamiraua.org.br/pt-br/downloa ds/programas/bioestat-versao-53.

Howard KM, Stewart T, Woodall W, Kingsley K, Ditmyer M. An integrated curriculum: evolution, evaluation, and future direction. J Dent Educ. 2009;73(8):962-71.

Elangovan S, Venugopalan SR, Srinivasan S, Karimbux NY, Weistroffer P, Allareddy V. Integration of basic-clinical sciences, PBL, CBL, and IPE in U.S. dental schools’ curricula and a proposed integrated curriculum model for the future. J Dent Educ. 2016;80(3):281-90.

Pyle M, Andrieu SC, Chadwick DG, Chmar JE, Cole JR, George MC, et al. The Case for change in dental education. J Dent Educ. 2006;70(9):921-4.

Murray FJ, Blinkhorn AS, Bulman J. An assessment of the views held by recent graduates on their undergraduate course. Eur J Dent Educ. 1999;3(1):3-9.

Postma TC, White JG. Developing students’ clinical reasoning skills: correlates of perceived relevance of two teaching and learning approaches. Eur J Dent Educ. 2017;21(1):52-7.

Garvey MT, O’Sullivan M, Blake M. Multidisciplinary case-based learning for undergraduate students. Eur J Dent Educ. 2000;4(4):165-8.

Nadershahi NA, Bender DJ, Beck L, Lyon C, Blaseio A. An overview of case-based and problem-based learning methodologies for dental education. J Dent Educ. 2013;77(10):130-5.

Samuelson DB, Divaris K, Kok IJD. Benefits of Case-based versus traditional lecture-based instruction in a preclinical removable prosthodontics course. J Dent Educ. 2017;81(4):387-94.

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

Garbin, C. A. S., Saliba, T. A., Garbin, A. J. Ísper, Custodio, L. B. de M., & Moimaz, S. A. S. (2018). O ensino de graduação no Brasil: a perspectiva do estudante sobre aspectos curriculares da prática odontológica. Revista Da ABENO, 18(4), 95–102. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.784

Edição

Seção

Artigos