O ensino de graduação no Brasil: a perspectiva do estudante sobre aspectos curriculares da prática odontológica
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.784Palavras-chave:
Educação em Odontologia. Aprendizagem Baseada em Problemas. Competência Clínica. Sucesso Acadêmico.Resumo
A prática odontológica contemporânea enseja inúmeros desafios ao cirurgião-dentista. Neste sentido, a formação acadêmica deve capacitar profissionais para lidar com a constante mudança e expansão de técnicas e os desafios na gestão da clínica. O objetivo neste estudo foi analisar a percepção do estudante sobre competências de sua formação. Trata-se de um estudo transversal realizado com 89 graduandos dos últimos anos de formação em Odontologia em uma universidade pública do Estado de São Paulo no ano de 2018. Os estudante foram avaliados segundo 17 competências de formação adaptadas do “National Dental Examining” por meio das dimensões “importância”, “confiança” e também a contribuição dos ambientes de formação (“sala de aula” e “clínica”) para cada competência. Os quesitos de importância, confiança e ambientes de formação (sala de aula e clínica) foram avaliados segundo a escala de Likert de 1 (sem relevância) até 5 (extremamente relevante). A análise dos dados foi realizada com nível de significância de 5%. Observou-se correlação positiva entre “importância” e “confiança” estatisticamente significante nas competências relacionadas aos registros dos pacientes, plano de tratamento, determinantes em saúde, patologias da polpa, procedimentos restauradores e cirúrgicos. Também foi observado que as competências relacionas à gestão/administração possuem as menores médias na dimensão “confiança”. Conclui-se que os estudantes entendem a importância das competências para sua formação e a confiança para execução dos procedimentos relacionados à clínica é elevada. Entretanto, o preparo para execução de procedimentos relacionados à gestão precisa ser aprimorados.Downloads
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