Perfil pessoal e profissional, ensino e percepção sobre gestão e empreendedorismo de estudantes de Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.785Palavras-chave:
Função Profissional. Prática Profissional. Gerenciamento de Prática. Empreendedorismo. Odontologia.Resumo
Na Odontologia, a gestão e a liderança parecem desempenhar um papel cada vez mais importante no enfrentamento dos novos desafios do mercado odontológico. Este estudo teve como objetivo verificar o perfil pessoal para a prática profissional e a percepção de gestão e empreendedorismo de estudantes que cursavam o último ano da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, ao finalizarem a disciplina de gerência e planejamento estratégico em Odontologia, para a entrada mercado de trabalho. Foi realizado um estudo transversal quantitativo e qualitativo descritivo. Um questionário com perguntas abertas e fechadas foi aplicado a 109 alunos que matriculados na disciplina de planejamento estratégico e gestão em Odontologia. Dos 109 alunos matriculados, 107 (98,17%) responderam ao questionário. A idade média foi de 25 anos, e 70, 09% eram do sexo feminino; 63,55% disseram ter um bom conhecimento de si mesmos. Quando perguntados se conheciam algumas características pessoais dos dentistas que alcançaram sucesso, 50,47% responderam positivamente; 61,68% dos estudantes se consideravam organizados e 54,21% acreditavam poder liderar outros profissionais. Nos perfis pessoal e profissional foi possível identificar características de liderança e otimismo em relação ao seu futuro profissional. A maioria incorporou atitudes e valores abordados pela disciplina. Além disso, a maioria considerou o conhecimento adquirido na disciplina no planejamento de suas carreiras profissionais.
Downloads
Referências
Victoroff KZ, Schneider K, Perry C. Leadership development for dental students: What do students think? J Dent Educ. 2008 Sep;72(9):982-8.
Christensen GJ. Fourteen characteristics of effective leaders in dentistry. J Am Coll Dent. 2004 Winter;71(4):18-21.
Levin R. The Dentist as a leader. J Am Dent Assoc. 2003;134:1391-2.
Roth K. Dental education: a leadership challenge for dental educators and practitioners. J Dent Educ. 2007;71(8):983-7.
Turner SP, West KP. A qualitative comparison of women’s leadership programs at local and national levels. J Dent Educ. 2006;70(11 Suppl):41-6.
Pinn VW. Women’s health research and health leadership: benchmarks of the continuum. J Dent Educ 2006;70(11 Suppl):27-34.
Mouradian WE, Huebner C, DePaola D. Addressing health disparities through dental-medical collaborations. Part III: Leadership for the public good. J Dent Educ. 2004;68(5):505-12.
Kalenderian E, Skoulas A, Timothé P, Friedland B. Integrating leadership into a practice management curriculum for dental students. J Dent Educ. 2010 May;74(5):464-71.
Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Brasília (DF): MEC, 2002.
Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Resolução nº 196/96. Brasília (DF): MS, 1996.
Morita MC, Haddad AE, de Araújo ME. Perfil atual e tendências do cirurgião-dentista brasileiro. Maringá: Dental Press, 2010.
McKay JC, Quiñonez CR. The feminization of dentistry: implications for the profession. J Can Dent Assoc. 2012;78:c1.
Nkenke E, Seemann R, Vairaktaris E, Schaller HG, Rohde M, Stelzle F, Knipfer C. Gender trends in authorship in oral and maxillofacial surgery literature: A 30-year analysis. J Craniomaxillofac Surg. 2015 Jul;43(6):913-7.
Gallagher JE, Patel R, Wilson NH. The emerging dental workforce: long-term career expectations and influences. A quantitative study of final year dental students’ views on their long-term career from one London Dental School. BMC Oral Health. 2009; Dec 23;9:35.
Bastos JR, Aquilante AG, Almeida BS, Lauris JR, Bijella VT. Professional profile analysis of dentists graduated at Bauru dental School - University of São Paulo between 1996 and 2000. J Appl Oral Sci. 2003 Dec;11(4):283-9.
Dunning DG, Lange BM, Madden RD, Tacha KK. Prerequisites in behavioral science and business: opportunities for dental education. J Dent Educ. 2011 Jan;75(1):77-81.
Moimaz SA, Saliba NA, Blanco MR. The women workforce in Dentistry in Araçatuba - SP. J Appl Oral Sci. 2003 Dec;11(4):301-5.
Rashid HH, Ghotane SG, Abufanas SH, Gallagher JE. Short and long-
term career plans of final year dental students in the United Arab Emirates. BMC Oral Health. 2013 Aug 13;13:39.
Willis DO. Using competencies to improve dental practice management education. J Dent Educ. 2009;73(10):1144-52.
Cooper CL. Psychological study. In: Cooper CL, Marshall, J. White collar and professional stress. Chichester: Wiley, 1980.
Dunlap JE, Stewart D. Suggestions to alleviate dental stress. Dent Econ. 1982; March:18-20.
Lewis KJ. Stress in dentistry. In: Davis HC, Forrest JO, Lewis KJ (eds). Review of dental practice III. Epsom: Morgan Publications, 1982.
Sebor RJ. Stress: inherent to dentists or taught to dental students? Dent Student. 1984;10:14-20.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).