Percepção do estudante sobre a implantação do método OSCE no curso de Odontologia em uma universidade particular

Autores

  • Luís Henrique K. Chaves Universidade Positivo
  • Claudia Tenorio Universidade Positivo
  • Carla Castiglia Gonzaga Universidade Positivo
  • Flares Baratto-Filho Universidade Positivo
  • Rafaela Scariot Universidade Positivo
  • Denise Piotto Leonardi Universidade Positivo
  • Carmen Lucia Mueller Storrer Universidade Positivo https://orcid.org/0000-0002-1188-8848

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i2.790

Palavras-chave:

Avaliação Educacional. Odontologia. Educação em Odontologia. OSCE

Resumo

O Objective Structured Clinical Examination (OSCE) é uma avaliação que observa e intervém nas inseguranças dos estudantes em uma condição clínica simulada. Essa forma de avaliar competências, habilidades clínicas, conhecimento, atitudes, comunicação e profissionalismo é considerada uma ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, surgiu a necessidade em implementar, no curso de Odontologia, a avaliação de competência clínica OSCE. O objetivo do estudo foi avaliar a percepção do estudante de Odontologia sobre o método OSCE e seu impacto na formação acadêmica deles. Participaram 34 estudantes do último ano do curso. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com opções de respostas (“discordo", "concordo", "concordo parcialmente", “indiferente") que foi respondido voluntariamente. Os dados foram submetidos ao teste Qui-quadrado que comparou as respostas das quatro aplicações da metodologia OSCE durante o ano, com nível de significância de 95% (p<0,05). Em relação à mesma pergunta, a diferença também foi significativa na última avaliação (93,1%; p=0,017). Quanto ao método ter contribuído para o futuro na prática profissional, 93,1% (p=0,042) dos estudantes concordaram, na última avaliação do ano. Pode-se concluir, com base na análise de resposta dos questionários nos quatro bimestres, que a percepção dos estudantes de Odontologia do 5ᴼ ano noturno da Universidade Positivo frente à introdução do método OSCE foi bem aceita e positiva, uma vez que a maioria das respostas indicaram que o método contribuiu significativamente para a formação e ofereceu oportunidade de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Henrique K. Chaves, Universidade Positivo

Postgraduate students at School of Health Science, Universidade Positivo, Curitiba, PR, Brazil

Claudia Tenorio, Universidade Positivo

Postgraduate students at School of Health Science, Universidade Positivo, Curitiba, PR, Brazil

Carla Castiglia Gonzaga, Universidade Positivo

Professor at School of Health Science, Department of Dentistry, Universidade Positivo, Curitiba, PR, Brazil.

Flares Baratto-Filho, Universidade Positivo

Professor at School of Health Science, Department of Dentistry, Universidade Positivo, Curitiba, PR, Brazil.

Rafaela Scariot, Universidade Positivo

Professor at School of Health Science, Department of Dentistry, Universidade Positivo, Curitiba, PR, Brazil.

Denise Piotto Leonardi, Universidade Positivo

Professor at School of Health Science, Department of Dentistry, Universidade Positivo, Curitiba, PR, Brazil.

Carmen Lucia Mueller Storrer, Universidade Positivo

Professor at School of Health Science, Department of Dentistry, Universidade Positivo, Curitiba, PR, Brazil.

Referências

Nie R, Zhu F, Meng X, Zhang H, Xie S, Wu L, Yang J, et al. Application of OSCE for Stage Assessment in Standardized Training for Oral Residents. J Dent Educ. 2018;82(9):1000-6.

Steiner-Oliveira C, Kantovitz KR, Teixeira MS, Vieira KA, Serra MD, Gambarelli, FR et al. Estudo preliminar do instrumento de avaliação clínica proposto aos alunos de graduação de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – Unicamp. Ciênc Odontol Bras. 2006;9(1):77-86.

Logar GA, Coelho COL, Pizi ECG, Galhano GAP, Neves AP, de Oliveira LT, Bertão JMO. OSCE na avaliação clínica odontológica: relato de experiência com estudantes de graduação. Rev ABENO. 2018;18(1):15-24.

Amaral FTV, Troncon, LEA. Participação de estudantes de Medicina como avaliadores em Exame Estruturado de Habilidade Clínicas (OSCE). Rev Bras Educ Med. 2017;31(1):81-9.

Deci EL, Ryan RM. Promoting self-determined education. Scand J Educ Res. 1994;38(1):3-14.

Kupke J, Wicht MJ, Stützer H, Derman SH, Lichtenstein NV, Noack MJ. Does the use of a visualized decision board by undergraduate students during shared decision-making enhance patients’ knowledge and satisfaction? A randomised controlled trial. Eur J Dent Educ. 2013;17(1):19-25.

Manogue, M, Brown G, Foster H. Clinical assessment of dental students: values and practices of teachers in restorative dentistry. Med Educ. 2001;35(4):364- 70.

Mania TV, Vargas AMD, Ferreira EF. Inserção no mundo do trabalho odontológico: percepção de graduandos em odontologia sobre habilidades adquiridas e expectativas. Rev ABENO. 2018;18(3):148-58.

Gonçalves PVAJ, Pretti H, Teixeira KIR, Magalhães CS, Moreira NA, Peixoto RTRC. Estratégias para avaliação do desempenho clínico de estudantes de Odontologia. Rev Docência Ens Sup. 2016;6(2):223-46.

Harden RM, Gleeson FA. Assessment of clinical competence using an objective structured clinical examination (OSCE). Med Educ. 1979;13(1):41-54.

Harden RM. What is an OSCE? Med Teach.1988;10(1):19-22.

Harden, RM. Twelve tips for organizing an Objective Structured Clinical Examination (OSCE). Med Teach. 1990;12(3-4):259-64.

Lele SM. A mini-OSCE for formative assessment of diagnostic and radiographic skills at a Dental College in India. J Dent Educ. 2011;75(12):1583-9.

Park SE, Kim A, Kristiansen J, Karimbux NY. The influence of examiner type on Dental students OSCE scores. J Dent Educ. 2015;79(1):89-94.

Macluskey M, Durham J, Balmer C, Bell A, Cowpe J, Dawson L, et al. Dental student suturing skills: a multicentre trial of a checklist-based assessment. Eur J Dent Educ. 2011;15(4):244-9.

Landes C, Höfer SH, Shuebel F, Ballon A, Teiler A, Tran A,Weber A, et al. Long- term, prospective teaching effectivity of practical skills. J Craniomaxillofac Surg. 2014;42(5):97-104.

Barman, A. Critiques on the objective structured clinical examination. Ann Acad Med Singapore. 2005;34(8):478-82.

Graham R, Zubiaurre Bitzer LA, Mensah FM, Anderson OR. Dental student perceptions of the educational value of a comprehensive, multidisciplinary OSCE. J Dent Educ. 2014;78(5):694-702.

Graham R, Zubiaurre Bitzer LA, Anderson OR. Reliability and predictive validity of a comprehensive preclinical OSCE in dental education. J Dent Educ.2013;77(2):161-7.

Eberhard L, Hassel A, Baumer A, Becker F, Beck-Mubotter J, Bomicke W, et al. Analysis of quality and feasibility of an objective stuctured clinical examination. Eur J Dent Educ. 2011;15(3):172-8.

Mossey PA, Newton JP, Stirrups DR. Scope of the OSCE in the assessment of clinical skills in dentistry. Br Dent J. 2001;190(6):323-6.

Höfer SH, Schuebel F, Sader R, Landes C. Development and implementation of an objective structured clinical examination (OSCE) in CMF surgery for dental students. J Craniomaxillofac Surg. 2013;41(5):412-6.

Publicado

24-09-2019

Como Citar

Chaves, L. H. K., Tenorio, C., Gonzaga, C. C., Baratto-Filho, F., Scariot, R., Leonardi, D. P., & Storrer, C. L. M. (2019). Percepção do estudante sobre a implantação do método OSCE no curso de Odontologia em uma universidade particular. Revista Da ABENO, 19(2), 63–70. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i2.790

Edição

Seção

Artigos