Percepção do estudante sobre a implantação do método OSCE no curso de Odontologia em uma universidade particular

Autores/as

  • Luís Henrique K. Chaves Universidade Positivo
  • Claudia Tenorio Universidade Positivo
  • Carla Castiglia Gonzaga Universidade Positivo
  • Flares Baratto-Filho Universidade Positivo
  • Rafaela Scariot Universidade Positivo
  • Denise Piotto Leonardi Universidade Positivo
  • Carmen Lucia Mueller Storrer Universidade Positivo https://orcid.org/0000-0002-1188-8848

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i2.790

Palabras clave:

Avaliação Educacional. Odontologia. Educação em Odontologia. OSCE

Resumen

O Objective Structured Clinical Examination (OSCE) é uma avaliação que observa e intervém nas inseguranças dos estudantes em uma condição clínica simulada. Essa forma de avaliar competências, habilidades clínicas, conhecimento, atitudes, comunicação e profissionalismo é considerada uma ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, surgiu a necessidade em implementar, no curso de Odontologia, a avaliação de competência clínica OSCE. O objetivo do estudo foi avaliar a percepção do estudante de Odontologia sobre o método OSCE e seu impacto na formação acadêmica deles. Participaram 34 estudantes do último ano do curso. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com opções de respostas (“discordo", "concordo", "concordo parcialmente", “indiferente") que foi respondido voluntariamente. Os dados foram submetidos ao teste Qui-quadrado que comparou as respostas das quatro aplicações da metodologia OSCE durante o ano, com nível de significância de 95% (p<0,05). Em relação à mesma pergunta, a diferença também foi significativa na última avaliação (93,1%; p=0,017). Quanto ao método ter contribuído para o futuro na prática profissional, 93,1% (p=0,042) dos estudantes concordaram, na última avaliação do ano. Pode-se concluir, com base na análise de resposta dos questionários nos quatro bimestres, que a percepção dos estudantes de Odontologia do 5ᴼ ano noturno da Universidade Positivo frente à introdução do método OSCE foi bem aceita e positiva, uma vez que a maioria das respostas indicaram que o método contribuiu significativamente para a formação e ofereceu oportunidade de aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Luís Henrique K. Chaves, Universidade Positivo

Postgraduate students at School of Health Science, Universidade Positivo, Curitiba, PR, Brazil

Claudia Tenorio, Universidade Positivo

Postgraduate students at School of Health Science, Universidade Positivo, Curitiba, PR, Brazil

Carla Castiglia Gonzaga, Universidade Positivo

Professor at School of Health Science, Department of Dentistry, Universidade Positivo, Curitiba, PR, Brazil.

Flares Baratto-Filho, Universidade Positivo

Professor at School of Health Science, Department of Dentistry, Universidade Positivo, Curitiba, PR, Brazil.

Rafaela Scariot, Universidade Positivo

Professor at School of Health Science, Department of Dentistry, Universidade Positivo, Curitiba, PR, Brazil.

Denise Piotto Leonardi, Universidade Positivo

Professor at School of Health Science, Department of Dentistry, Universidade Positivo, Curitiba, PR, Brazil.

Carmen Lucia Mueller Storrer, Universidade Positivo

Professor at School of Health Science, Department of Dentistry, Universidade Positivo, Curitiba, PR, Brazil.

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Publicado

24-09-2019

Cómo citar

Chaves, L. H. K., Tenorio, C., Gonzaga, C. C., Baratto-Filho, F., Scariot, R., Leonardi, D. P., & Storrer, C. L. M. (2019). Percepção do estudante sobre a implantação do método OSCE no curso de Odontologia em uma universidade particular. Revista Da ABENO, 19(2), 63–70. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i2.790

Número

Sección

Artículo