Prática preventiva e seu papel educacional junto a uma comunidade acadêmica de Odontologia

Autores

  • Luiza Foltran de Azevedo Koch Universidade Positivo
  • Paula Porto Spada
  • Elvira Katherine Barriga Flores
  • Carla Castiglia Gonzaga
  • Rafaela Scariot Scariot
  • Carmen Lucia Mueller Storrer Professor of the School of Health Universidade Positivo Sciences of Graduate Program in Dentistry, Positivo University, Curitiba, Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.838

Palavras-chave:

Estudantes. Imunização. Hepatite B. Tétano.

Resumo

O estudo objetivou verificar a adesão dos estudantes de graduação em Odontologia à campanha de vacinação contra hepatite B e tétano em uma escola particular de Odontologia. A hipótese testada foi que a campanha de vacinação seria um programa efetivo na prevenção da infecção pelo HBV e tétano. O cartão de vacinação e o exame anti-HBs foram analisados como desfecho principal. Os dados foram submetidos à regressão de Poisson bivariada e multivariada (a<0, 5). Idade, ano de admissão, turno de estudos, número de doses de vacinas para hepatite B e vacinação para tétano foram variáveis independentes. Dos 485 estudantes, 318 entregaram a cópia do cartão de vacinação e 295 apresentaram o exame anti-HBs. A mediana de idade dos estudantes foi de 21 anos (76,1% do sexo feminino, 23,9% do sexo masculino). Nos modelos de regressão de Poisson univariada e multivariada, a não vacinação contra o tétano foi considerada fator de risco. Os alunos de graduação matriculados nos anos iniciais foram mais propensos a não receberem a vacinação do que aqueles dos anos finais (p≤0,001). Do total de alunos (318) que entregaram a documentação para hepatite B, 86,1% completaram o protocolo de vacinação (3 doses), enquanto 13,9% o protocolo incompleto (1 ou 2 doses). Os estudantes mais velhos foram mais propensos a não terem tomado as vacinas em comparação com mais jovens (p≤0,001). Em relação ao anti-HBs, 73,9% apresentaram título de proteção positivo. As campanhas de vacinação para estudantes de graduação podem ser efetivas se a adesão dos indivíduos ao calendário vacinal puder ser assegurada. Estratégias para maior adesão dos estudantes, como essa campanha, devem ser pensadas e planejadas pelos cursos de Odontologia.

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Publicado

10-07-2019

Como Citar

Koch, L. F. de A., Spada, P. P., Flores, E. K. B., Gonzaga, C. C., Scariot, R. S., & Storrer, C. L. M. (2019). Prática preventiva e seu papel educacional junto a uma comunidade acadêmica de Odontologia. Revista Da ABENO, 19(1), 58–65. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.838

Edição

Seção

Artigos