Avaliação de matrizes curriculares frente às DCN para os cursos de graduação em Odontologia

Autores

  • Lívia Maria Lopes de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Lívia Mirelle Barbosa Faculdade de Odontologia de Pernambuco, Universidade de Pernambuco (FOP-UPE).
  • Helder Lima Rebelo Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Thiago Coelho Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Gustavo Pina Godoy Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.844

Palavras-chave:

Recursos Humanos em Odontologia. Educação Baseada em Competências. Odontologia. Currículo.

Resumo

O termo currículo refere-se ao percurso seguido pelo estudante em uma instituição de ensino superior desde o momento em que inicia seu processo de formação profissional até a graduação. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em Odontologia, instituídas pela Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002, definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de cirurgiões-dentistas, primando pela formação de um profissional integral. As Instituições de Ensino Superior (IES) têm em mãos o desafio de construir projetos pedagógicos que operacionalizem esse conceito, de modo a atender as demandas da sociedade. Neste contexto, este estudo de abordagem qualitativa e exploratória objetivou analisar criticamente as matrizes curriculares de dois cursos de Odontologia, pertencentes a IES localizadas em regiões distintas do país. A metodologia utilizada considerou um modelo lógico para avaliação da formação do cirurgião-dentista com base nas DCN, proposto por Pessoa e Noro. Foram analisadas as dimensões referentes à integração entre os ciclos básico e profissionalizante, ao desenvolvimento de competências e habilidades desejáveis, a formação profissional, além do desenvolvimento do estágio curricular e atividades complementares. Foi verificado que as duas estruturas curriculares estão em consonância com os ideais preconizados pelas DCN, apesar de conterem pontos que não fortalecem a formação profissional do egresso. Observou-se que ambas as matrizes apresentam potencialidades e fragilidades, que inspiram discussões.

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Biografia do Autor

Lívia Maria Lopes de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda em Clínica Integrada  pelo Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife-PE.

Lívia Mirelle Barbosa, Faculdade de Odontologia de Pernambuco, Universidade de Pernambuco (FOP-UPE).

Doutoranda em Odontologia pelo Programa de Pós-graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia de Pernambuco, Universidade de Pernambuco (FOP-UPE).

Helder Lima Rebelo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Doutorando em Clínica Integrada  pelo Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife-PE.

Thiago Coelho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Mestre em Clínica Integrada pelo Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife-PE.

Gustavo Pina Godoy, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Doutor em Patologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife-PE. Integra o Banco de Avaliadores de Cursos e de Instituições de Ensino Superior (BASis) do INEP/ Ministério da Educação.

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Publicado

10-07-2019

Como Citar

Oliveira, L. M. L. de, Barbosa, L. M., Rebelo, H. L., Coelho, T., & Godoy, G. P. (2019). Avaliação de matrizes curriculares frente às DCN para os cursos de graduação em Odontologia. Revista Da ABENO, 19(1), 97–105. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.844

Edição

Seção

Artigos