Aprendizagem Baseada em Equipes no ensino odontológico: o que pensam os estudantes?

Emmanoel Matheus de Oliveira Matos, Ingrid Melo Schüler Arreguy, Silvia Regina Jamelli, Fábio Barbosa de Souza, Elaine Judite de Amorim Carvalho

Resumo


A aprendizagem baseada em equipes (ABE) é um método dinâmico que proporciona um ambiente motivador e cooperativo, com valorização da produção coletiva. O objetivo do presente estudo foi analisar a percepção de estudantes do curso de odontologia de uma universidade brasileira sobre o método ABE. Tratou-se de estudo transversal com amostra de conveniência (n=83), no qual cada aluno respondeu questionário autoaplicável - Instrumento de Avaliação de ABE pelo Estudante.  Os dados foram analisados a partir de uma estatística descritiva. Verificou-se uma consistência interna moderada, aceitável (Alfa de Cronbach = 0,736).  As médias das respostas obtidas indicaram que os estudantes demonstraram preferência e satisfação quanto ao uso do método ABE, sendo este capaz de despertar maior sentimento de responsabilidade. A aplicação do método ABE em disciplinas do curso de Odontologia foi percebido de forma positiva pela quase totalidade dos estudantes.


Palavras-chave


Aprendizagem Baseada em Equipes. Metodologias Ativas. Odontologia.

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DOI: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i4.880

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