Aprendizagem Baseada em Equipes no ensino odontológico: o que pensam os estudantes?
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i4.880Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Equipes. Metodologias Ativas. Odontologia.Resumo
A aprendizagem baseada em equipes (ABE) é um método dinâmico que proporciona um ambiente motivador e cooperativo, com valorização da produção coletiva. O objetivo do presente estudo foi analisar a percepção de estudantes do curso de odontologia de uma universidade brasileira sobre o método ABE. Tratou-se de estudo transversal com amostra de conveniência (n=83), no qual cada aluno respondeu questionário autoaplicável - Instrumento de Avaliação de ABE pelo Estudante. Os dados foram analisados a partir de uma estatística descritiva. Verificou-se uma consistência interna moderada, aceitável (Alfa de Cronbach = 0,736). As médias das respostas obtidas indicaram que os estudantes demonstraram preferência e satisfação quanto ao uso do método ABE, sendo este capaz de despertar maior sentimento de responsabilidade. A aplicação do método ABE em disciplinas do curso de Odontologia foi percebido de forma positiva pela quase totalidade dos estudantes.
Downloads
Referências
Michaelsen LK, Davidson N, Major CH. Team-Based Learning Practices and Principles in Comparison with Cooperative Learning and Problem-Based Learning. J Excell Coll Teach. 2014;25:54-84.
Mitre SM, Siqueira-Batista R, Girardi-de-Mendonça JM, Morais-Pinto NM, Meirelles CAB, Pinto-Porto C, et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc Saúde Colet. 2008;13:2133-44.
Prince M. Does active learning work? A review of the research. J Eng Educ. 2004;93(3):223-1.
Bollela VR, Senger MH, Tourinho FCV, Amaral E. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Med. 2014;47(3):293-300.
Abdelkhalek N, Hussein A, Gibbs T, Hamdy H. Using team-based learning to prepare medical students for future problem-based learning. Med Teach. 2010;32(2):123-9.
Livingston B, Lundy M, Harrington S. Physical therapy students’ perceptions of team-based learning in gross anatomy using the Team-Based Learning Student Assessment Instrument. J Educ Eval Health Prof. 2014;11:1.
Takeuchi H, Omoto K, Okura K, Tajima T, Suzuki Y, Hosoki M et al. Effects of team-based learning on fixed prosthodontic education in a Japanese School of Dentistry. J Dent Educ. 2015;79(4):417-23.
Bandeira DMA, Silva MA, Vilela RQB. Aprendizagem Baseada em Equipe. Saúde Sociedade. 2017;2(1):371-9.
Addo-Atuah J. Performance and perceptions of pharmacy students using team-based learning (TBL) within a global health course. Inov Pharm. 2011;2(2):1-16.
Mennenga HA. Development and Psychometric Testing of the Team-Based Learning Student Assessment Instrument. Nurse Educ. 2012;37(4):168-72.
Souza FB, Carvalho EJA, Castro BL, Matos EMO, Arreguy IMS, Figueiredo-Filho AO et al. Team-based learning student assessment instrument in Brazilian dental education: a validation study. J Dent Health Oral Disord Ther. 2019;10(3):182-6.
Barreto A. A mulher no ensino superior: Distribuição e representatividade. Cad GEA. 2014;1(6):3-46.
Koles PG, Stolfi A, Borges NJ, Nelson S, Parmelee DX. The impact of team-based learning on medical students' academic performance. Acad Med. 2010; 85(11):1739-45.
Orsini CA, Danús MT, Tricio JA. La importancia de la educación interprofesional en la enseñanza de la odontología: una revisión sistemática exploratoria analizando el dónde, el porqué y el cómo. Educ Med. 2018; 20(S1):152-64.
Brasil. Resolução nº 03/2002 de 19 de fevereiro de 2002. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em odontologia. Diário Oficial da União 2002. [Acesso em 13 dez. 2018]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/ arquivos/pdf/CES032002.pdf.
Pogge E. Evaluation of an interprofessional team-based learning nutrition and lifestyle modification course. J Interprof Care. 2016;30(2):248-50.
Gomes MPC, Ribeiro VMB, Monteiro DM, Leher EMT, Louzada RCR. O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde: avaliação dos estudantes. Ciênc Educ. 2010;16(1):181-98.
Haj-Ali R, Al Quran F. Team-based learning in a preclinical removable denture prosthesis module in a United Arab Emirates dental school. J Dent Educ. 2013;77(3): 351-7.
Simonson SR. Making students do the thinking: team-based learning in a laboratory course. Adv Physiol Educ. 2014;38(1):49-55.
Akbary M, Kargozar S. Team based learning; An innovative teaching method in preclinic course of restorative dentistry and its impact on the students’ clinical skills, Mashhad dental school. J Dent Med. 2016;29(2):136-43.
Mattheos N, Storrs M, Foster L, Oberholzer T. Intraprofessional, team-based treatment planning for oral health students in the comprehensive care clinic. J Dent Educ. 2012;76(12):1589-99.
Keshani F, Alikhasi M, Azmoodeh, F. Comparison of the effects of lecture and Team Based Learning (TBL) on oral and maxillofacial pathology learning in dental students. J Qazvin Univ Med Sci. 2015;19(3):60-3.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).