Ensino da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de graduação em Odontologia do Sudeste brasileiro: um estudo transversal

Autores

  • Yuri de Lima Medeiros Faculdade de Odontologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (campus Juiz de Fora).
  • Danielle Fernandes Lopes Faculdade de Odontologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (campus Juiz de Fora).
  • Luan Viana Faria Faculdade de Odontologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (campus Juiz de Fora).
  • Mônica Regina Pereira Senra Soares Faculdade de Odontologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (campus Governador Valadares).
  • Carla Couto de Paula Silvério

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i1.933

Palavras-chave:

Educação em Odontologia. Línguas de Sinais. Currículo.

Resumo

O atendimento odontológico de pacientes surdos é considerado um desafio. A falta de contato dos estudantes com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante a graduação pode ser um fator agravante da condição de saúde bucal desta população. Assim, o objetivo do estudo foi oferecer um panorama sobre a inclusão da disciplina de Libras nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Odontologia da Região Sudeste do Brasil. Consiste em um estudo exploratório, quantitativo e transversal. As matrizes curriculares dos cursos foram analisadas, buscando-se as informações referentes às variáveis: categoria administrativa da Instituição de Ensino Superior (IES), oferta e natureza do componente curricular e carga horária. A população do estudo foi constituída por 176 IES, das quais 32 não disponibilizaram suas respectivas matrizes curriculares. Observou-se que 125 cursos (86,8%) eram de IES particulares e 19 (13,19%) de públicas, com 83 (57,63%) oferecendo o componente curricular Libras em sua matriz, sendo que 71 (91,02%) das 78 IES que disponibilizaram a informação ofertam o conteúdo como opcional ou eletivo. A carga horária variou de 30 a 80 horas, com média de 49,7h. Conclui-se que a implementação da Libras ainda é discreta nas universidades públicas e mais concentrada nas IES privadas, sendo, em sua maioria, não-obrigatória.

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Biografia do Autor

Yuri de Lima Medeiros, Faculdade de Odontologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (campus Juiz de Fora).

Acadêmico de Odontologia na instituição Universidade Federal de Juiz de Fora, com inicio em 2016 e previsão de término em 2020. Possui formação técnica em Eletrônica pela Escola Técnica Pandiá Calógeras, onde cursou também o Ensino Médio, durante o período de 2013 a 2015.

Mônica Regina Pereira Senra Soares, Faculdade de Odontologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (campus Governador Valadares).

Professora Adjunta I do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares (UFJF/GV). Coordenadora do Programa: ODONTOARTE; Odontologia Assistiva: A arte da Educação em Odontologia para um Público especial - (UFJF-GV, 2018). Coordenadora do programa de extensão ODONTOFASES: a Odontologia em todas as fases de atenção à Saúde - (UFJF - PROEX - 2016-2017). Coordenadora das disciplinas de Cirurgia Maxilofacial II, Anestesiologia II, Odontologia para Pacientes Especiais e Estágio em odontologia para pacientes especiais. Atuou como Docente dos cursos de Capacitação em Odontologia para pacientes portadores de necessidades especiais e Habilitação em Analgesia relativa com óxido nitroso e oxigênio na UFJF no período de 2011-2013. Cirurgiã-Dentista graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora - FO/UFJF (1992-1996). Mestra em Clínica Odontológica PPG-Faculdade de Odontologia - UFJF (2010-bolsista). Doutorado em Saúde - PPG-Faculdade de Medicina - UFJF (2017-bolsista). Habilitação em Odontologia Hospitalar (CFO - 2017) e Analgesia relativa ou sedação consciente com óxido nitroso (CFO - 2013). Residência/Especialização em Cirurgia Maxilofacial - Hospital do servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira HSPE - FMO - FUNDAP - São Paulo. Especialização em Odontologia para Pacientes em Necessidades Especiais - FO-UFJF (CFO - 2007). Atua na área de Odontologia para pacientes portadores de deficiência, Cirurgia Maxilofacial e Implantodontia. Como pesquisadora tem experiência em nanotecnologia e Produtos de Inovação em Odontologia.

Carla Couto de Paula Silvério

Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2006), pós-graduação em Linguagem com Enfoque no Âmbito Educacional pelo Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica de São Paulo (2009), é mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo PPGP do Caed / Faced / UFJF (2014) e doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística, da Universidade Federal de Juiz de Fora (desde 2017). Tradutora-intérprete do par-linguístico Língua de Sinais Brasileira Língua Portuguesa, certificada pelo PROLIBRAS-MEC/ UFSC (2008). Professora de Libras certificada pelo PROLIBRAS-MEC/ UFSC (2009). Atualmente é Professora da Faculdade de Letras na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com atuação no curso de Letras/ Libras, Vice-coordenadora do curso de Letras/ Libras, compõe o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Letras/Libras. Integra o Grupo de Estudos Linguísticos das Línguas de Sinais (GELLI) da UFJF como professora-pesquisadora, co-oriente o projeto de Iniciação Científica "Marcadores prosódicos gráficos e conectivos na língua portuguesa escrita: um estudo sobre o processamento de leitura de surdos" e coordena o projeto de extensão "Libras e Saúde: acessibilidade no atendimento clínico" na UFJF¨.

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Publicado

13-05-2020

Como Citar

Medeiros, Y. de L., Lopes, D. F., Faria, L. V., Soares, M. R. P. S., & Silvério, C. C. de P. (2020). Ensino da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de graduação em Odontologia do Sudeste brasileiro: um estudo transversal. Revista Da ABENO, 20(1), 113–120. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i1.933

Edição

Seção

Artigos