Brazilian Sign Language teaching in Dentistry undergraduate courses at Southeastern Brazil: a cross-sectional study

Authors

  • Yuri de Lima Medeiros Faculdade de Odontologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (campus Juiz de Fora).
  • Danielle Fernandes Lopes Faculdade de Odontologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (campus Juiz de Fora).
  • Luan Viana Faria Faculdade de Odontologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (campus Juiz de Fora).
  • Mônica Regina Pereira Senra Soares Faculdade de Odontologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (campus Governador Valadares).
  • Carla Couto de Paula Silvério

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i1.933

Keywords:

Education, Dental. Sign Language. Curriculum.

Abstract

Dental care for deaf patients is considered a challenge. The lack of students’ contact with the Brazilian Sign Language (BSL) during graduation can be an aggravating factor of the oral health condition of this population. Thus, the objective of the study was to offer an overview of the inclusion of the BSL subject in the pedagogical projects of undergraduate courses of Dentistry in the southeastern region of Brazil. It consists of an exploratory, quantitative and cross-sectional study. The curricular matrices of the courses were analyzed, searching for information regarding the following variables: administrative category of the Higher Education Institution (HEI), offer and nature of the curricular component, and workload.  The study population consisted of 176 HEIs, of which 32 did not provide their respective curricular matrices. It was observed that 125 courses (86.8%) were from private HEIs and 19 (13.19%) from public ones, with 83 (57.63%) offering the BSL curriculum component in its matrix, with 71 (91, 02%) of the 78 HEIs that provided the information offer the content as optional or elective. The workload varied from 30 to 80 hours, with an average of 49.7 hours. It is concluded that the implementation of BSL is still discreet in public universities and more concentrated in private HEIs, being, and in its majority, non-mandatory.

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Author Biographies

Yuri de Lima Medeiros, Faculdade de Odontologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (campus Juiz de Fora).

Acadêmico de Odontologia na instituição Universidade Federal de Juiz de Fora, com inicio em 2016 e previsão de término em 2020. Possui formação técnica em Eletrônica pela Escola Técnica Pandiá Calógeras, onde cursou também o Ensino Médio, durante o período de 2013 a 2015.

Mônica Regina Pereira Senra Soares, Faculdade de Odontologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (campus Governador Valadares).

Professora Adjunta I do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares (UFJF/GV). Coordenadora do Programa: ODONTOARTE; Odontologia Assistiva: A arte da Educação em Odontologia para um Público especial - (UFJF-GV, 2018). Coordenadora do programa de extensão ODONTOFASES: a Odontologia em todas as fases de atenção à Saúde - (UFJF - PROEX - 2016-2017). Coordenadora das disciplinas de Cirurgia Maxilofacial II, Anestesiologia II, Odontologia para Pacientes Especiais e Estágio em odontologia para pacientes especiais. Atuou como Docente dos cursos de Capacitação em Odontologia para pacientes portadores de necessidades especiais e Habilitação em Analgesia relativa com óxido nitroso e oxigênio na UFJF no período de 2011-2013. Cirurgiã-Dentista graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora - FO/UFJF (1992-1996). Mestra em Clínica Odontológica PPG-Faculdade de Odontologia - UFJF (2010-bolsista). Doutorado em Saúde - PPG-Faculdade de Medicina - UFJF (2017-bolsista). Habilitação em Odontologia Hospitalar (CFO - 2017) e Analgesia relativa ou sedação consciente com óxido nitroso (CFO - 2013). Residência/Especialização em Cirurgia Maxilofacial - Hospital do servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira HSPE - FMO - FUNDAP - São Paulo. Especialização em Odontologia para Pacientes em Necessidades Especiais - FO-UFJF (CFO - 2007). Atua na área de Odontologia para pacientes portadores de deficiência, Cirurgia Maxilofacial e Implantodontia. Como pesquisadora tem experiência em nanotecnologia e Produtos de Inovação em Odontologia.

Carla Couto de Paula Silvério

Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2006), pós-graduação em Linguagem com Enfoque no Âmbito Educacional pelo Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica de São Paulo (2009), é mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo PPGP do Caed / Faced / UFJF (2014) e doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística, da Universidade Federal de Juiz de Fora (desde 2017). Tradutora-intérprete do par-linguístico Língua de Sinais Brasileira Língua Portuguesa, certificada pelo PROLIBRAS-MEC/ UFSC (2008). Professora de Libras certificada pelo PROLIBRAS-MEC/ UFSC (2009). Atualmente é Professora da Faculdade de Letras na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com atuação no curso de Letras/ Libras, Vice-coordenadora do curso de Letras/ Libras, compõe o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Letras/Libras. Integra o Grupo de Estudos Linguísticos das Línguas de Sinais (GELLI) da UFJF como professora-pesquisadora, co-oriente o projeto de Iniciação Científica "Marcadores prosódicos gráficos e conectivos na língua portuguesa escrita: um estudo sobre o processamento de leitura de surdos" e coordena o projeto de extensão "Libras e Saúde: acessibilidade no atendimento clínico" na UFJF¨.

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Published

13-05-2020

How to Cite

Medeiros, Y. de L., Lopes, D. F., Faria, L. V., Soares, M. R. P. S., & Silvério, C. C. de P. (2020). Brazilian Sign Language teaching in Dentistry undergraduate courses at Southeastern Brazil: a cross-sectional study. Revista Da ABENO, 20(1), 113–120. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i1.933

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Article