Cursos de Odontologia e a endodontia clínica em instituições de ensino superior brasileiras

Gustavo Machado Otto, Camila Hélen Grock, Francisco Montagner

Resumo


Este estudo transversal do tipo censo avaliou características dos cursos e os modelos de ensino de endodontia clínica nos cursos de Odontologia no Brasil. Realizou-se acesso a sítios eletrônicos de 452 cursos registrados no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior do Ministério da Educação. As variáveis de interesse foram: dados da instituição; presença de matriz curricular e projeto pedagógico do curso: dados do curso (número de semestres, turno de realização), dados referentes à área de endodontia clínica. Os dados foram inseridos em banco de dados e foi realizada análise estatística descritiva. A graduação em Odontologia ocorre majoritariamente em instituições privadas (86,3%) e na região sudeste (37,8%), sendo os cursos em sua maioria diurnos (73,8%). A matriz curricular e os projetos pedagógicos estavam disponíveis em 76,5% e 23,4%, respectivamente, sendo predominantemente encontrados nos sítios eletrônicos de instituições públicas. O ensino de endodontia clínica tem início em diferentes momentos, conforme o curso, iniciando no terceiro semestre e pode ocorrer de forma isolada ou em clínica integrada. Conclui-se que há um predomínio de oferta de ensino de graduação em Odontologia em instituições privadas. Há um número restrito de vagas em cursos noturnos. Há uma tendência que o ensino de endodontia clínica ocorra de forma integrada com as demais áreas da Odontologia. A coleta de informações é dificultada pelo número restrito de projetos pedagógicos disponíveis para consulta. O total acesso a estar informações permitiria que o aluno, ao ingressar na instituição, conheça como ocorrerá o processo de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


Endodontia. Ensino. Currículo.

Texto completo:

PDF (English) PDF

Referências


Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3/2002, de 19 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Seç. 1 mar 4, 2002.

Prats, LD. Disciplina de Endodontia: uma análise a partir da ótica de docentes e discentes de odontologia [tese]. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo; 2005.

de Moor R, Hülsmann M, Kirkevang L-L, Tanalp J, Whitworth J. Undergraduate curriculum guidelines for endodontology. Int Endod J. 2013;46(12):1105-14

American Association of Endodontists. Guide to Clinical Endodontics. 6th ed. 2013. [Acesso em 14/05/2019]. Disponível em: https://www.aae.org/specialty/clinical-resources/guide-clinical-endodontics/

Kapler RB, de Paula KB, Barbisan DB, Grock CH, Ferreira MBC, Luisi SB, et al. Preclinical Endodontics teaching in Brazilian Dentistry courses. Rev ABENO. 2019; 19(2): 82-90.

Lucietto DA, Amâncio Filho A, Oliveria SP. Revisão e discussão sobre indicadores para a previsão de demanda por cirurgiões-dentistas no Brasil. Rev Fac Odontol Porto Alegre. 2008; 49(3): 28-35.

Martin ASS, Chisini LA, Martelli S, Sartori LRM, Ramos EC, Demarco FF. Distribuição dos cursos de Odontologia e de cirurgiões-dentistas no Brasil: uma visão do mercado de trabalho. Rev ABENO. 2018; 18(1): 63-73.

Paranhos L, Ricci I, Scanavini M, Bérzin F, Ramos A. Análise do mercado de trabalho odontológico na região Sul do Brasil. RFO UPF. 2009; 14(1): 7-13.

Conselho Federal De Odontologia. Ofício CFO 1573/2017 de novembro de 2017. Suspensão de novos cursos de odontologia. Brasília, DF. [Acesso em 15/05/2019]. Disponível em: http://cfo.org.br/website/ cfo-pede-a-ministro-da-educacao-que-nao-autorize-novos-cursos-de-odontologia-no-pais/

Conselho Federal De Odontologia. Ofício CFO 111/2019 de janeiro de 2019. Suspensão de novos cursos de odontologia. Brasília, DF. [Acesso em 15/05/2019]. Disponível em: http://cfo.org.br/website/ cfo-reforca-necessidade-do-ministerio-da-educacao-suspender-autorizacoes-para-abertura-de-novos-cursos-de-odontologia/

Jeunon FA, Santiago MO. A Formação de recursos humanos e o mercado de trabalho em Odontologia. Rev CROMG. 1999; 5(2): 79-94.

Haas CM. Projetos pedagógicos nas instituições de educação superior: aspectos legais na gestão acadêmica. RBPAE. 2010; 26(1): 151-71.

Terribili Filho A. Ensino superior noturno no Brasil: estudar para trabalhar ou trabalhar para estudar? Pensamento e Realidade. 2008; 11(22): 43-65.

Souza, JM, Weschenfelder HC, Toassi RFC. Expansão da educação superior no Brasil a partir do REUNI: o curso noturno de odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. GUAL. 2014; 7(1): 63-78.

Toassi RFC, Souza JM, Rösing CK, Baumgarten A. Perfil sociodemográfico e perspectivas em relação à profissão do estudante de odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Rev Fac Odontol Porto Alegre. 2011; 52(1): 25-32.

Vargas H, Paula M. A inclusão do estudante-trabalhador e do trabalhador-estudante na educação superior: desafio público a ser enfrentado. Avaliação (Campinas). 2013; 18(2): 459-85.

Brasil. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais: REUNI. Brasília, DF. [Acesso em 15/05/2019]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ _Ato2007-2010/2007/Decreto/D6096.htm

Brasil. Parecer CNE/CES nº8/2007, de 31 de janeiro de 2007. Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Brasília, DF. [Acesso em 15/05/2019]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2007/pces008_07.pdf

Murray FJ, Blinkhorn AS, Bulman J. An assessment of the views held by recent graduates on their undergraduate course. Eur J Dent Educ. 1999; 3(1): 3-9.




DOI: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i4.955

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN Impresso: 1679-5954

ISSN Online: 2595-0274