Utilização do ensino à distância como ferramenta de capacitação e formação para técnico em saúde bucal
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v13i2.103Keywords:
Ensino à distância, SUS, Saúde Bucal Coletiva, Tecnologia de Informação, Técni-co em Saúde BucalAbstract
O objetivo deste presente estudo foi analisar e apresentar, por meio de um relato de caso, a aplicabilidade do Ensino à Distância como ferramenta de trabalho na formação e capacitação de profissionais de nível técnico (Técnico em Saúde Bucal) da área de Odontologia.A proposta de construção do modelo de cursofoi baseada na necessidade de formação em larga escala, visando atender à implementação rápida e progressiva da Política Nacional de Saúde Bucal. Foram realizadas duas turmas piloto, para verificar a adesão e aplicabilidade do modelo à distância, para formar novos profissionais, bem como para atender aqueles que já se encontram inseridos no mercado de trabalho. Após a realização das duas turmas, 100% dos alunos inscritos concluíram o curso. Na turma 1, 100% recomendariam o curso e da turma 2, 85% o fariam. Sobre a realização de concurso público, contabilizando as duas turmas, 80% foram aprovados. Diante dos resultados, consideramos que a educação a distância é uma ferramenta potente para atender as demandas para a formação profissional técnica em Odontologia, na perspectiva do SUS e da legislação setorial.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).