E-learning em emergências médicas para estudantes de Odontologia

um ensaio clínico randomizado

Autores

  • Jéssica Vargas Teixeira Universidade Federal de Santa Maria
  • Gabriele Rissotto Menegazzo Doutorado do programa de pós graduação em ciências odontológicas com ênfase em saúde coletiva da UFSM
  • Orlando Luiz do Amaral Júnior Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0002-6611-3871
  • Rodrigo Buligon Graduado em odontologia pela Universidade Federal de Santa Maria
  • Mario Brondani Faculty of Dentistry, The University of British Columbia, Canada
  • Jessye Melgarejo do Amaral Giordani Professor do programa de pós graduação em ciências odontológicas com ênfase em saúde coletiva da UFSM

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1232

Palavras-chave:

Emergências Médicas, Odontologia, Ensino à distância.

Resumo

Este estudo comparou duas pedagogias de ensino para lidar com emergências médicas em consultas odontológicas e avaliou o conhecimento de alunos do curso odontologia sobre emergências médicas. Este ensaio clínico randomizado envolveu 54 alunos do último ano do curso de odontologia da Universidade Federal de Santa Maria, divididos em dois grupos: alunos que receberam instrução por meio de aula expositiva tradicional presencial; e alunos que receberam a mesma instrução por meio do formato de ensino a distância. Os alunos foram alocados aleatoriamente aos grupos pelo site randomiser.org. Os dados foram obtidos por meio da comparação das pontuações recebidas pelos alunos ao responder a um questionário semiestruturado contendo indagações sobre implicações éticas e legais, e diagnóstico e manejo de emergências médicas em consultório odontológico antes e após a instrução. Antes da instrução, 96% dos alunos dos dois grupos desconheciam as implicações éticas e legais relacionadas à obrigação do dentista em lidar com emergências médicas. Após a instrução, os dois grupos aumentaram seus conhecimentos de forma semelhante, pois não houve diferença significativa na comparação entre o aprendizado sobre emergências médicas por meio de palestras e por meio do formato e-learning. Ambos os métodos de ensino apresentaram resultados satisfatórios, o que torna o método e-learning uma opção como estratégia didática.

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Biografia do Autor

Jéssica Vargas Teixeira, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Maria

Orlando Luiz do Amaral Júnior, Universidade Federal de Santa Maria

Cirurgião Dentista, graduado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2017). Mestre em Ciências Odontológicas com ênfase em Saúde Coletiva (PPGCO-UFSM/2020). Atualmente é doutorando do programa de Pós Graduação em Ciências Odontológicas com ênfase em Saúde Coletiva e linha de pesquisa em epidemiologia (PPGCO-UFSM). Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: saúde coletiva, odontologia, envelhecimento, capital social, dando ênfase aos estudos epidemiológicos sobre às condições e determinantes sociais de saúde.

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Publicado

24-12-2021

Como Citar

Teixeira, J. V., Menegazzo, G. R., Amaral Júnior, O. L. do, Buligon, R., Brondani, M., & Giordani, J. M. do A. (2021). E-learning em emergências médicas para estudantes de Odontologia: um ensaio clínico randomizado. Revista Da ABENO, 21(1), 1232. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1232

Edição

Seção

Artigos