O impacto dos cenários de prática propostos pelo Pró-Saúde na formação em odontologia

Authors

  • Carlos Rafael do Carmo Rodrigues
  • Marcos Alex Mendes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v12i2.127

Keywords:

Pró-Saúde. Cenários de Prática. Sistema Único de Saúde. Atenção Básica.

Abstract

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão e Educação no trabalho, elaborou o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde como um incentivo aos cursos da área da saúde para promoverem uma mudança de cenários na prática do ensino, introduzindo assim os alunos no Sistema Único de Saúde, a fim de mostra-lhes as reais demandas da população e prepará-los
para o mercado de trabalho. O objetivo deste estudo consistiu em realizar uma análise nos cursos de odontologia do Brasil, contemplados com o Pró-Saúde, entrevistando seus coordenadores, sobre o impacto das ações do programa no ensino e sobre o quanto eles estão informados em relação as ações do Pró-Saúde. Foi aplicado um questionário estruturado
de forma virtual aos 45 coordenadores de graduação em odontologia no Brasil após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Severino Sombra, sob o parecer de número 008/2012-1. Os resultados preliminares apontaram que 25% perceberam que o programa influenciou tanto na estrutura física, quanto na matriz curricular, onde, em 67% das universidades foi acrescentado uma carga horária extra destinada a estágios nas Unidades Básicas de Saúde. Apesar dos coordenadores afirmarem que em 50% das universidades, o corpo discente e 50% do corpo docente não estarem informados sobre as ações do Pró-Saúde, pôde-se perceber que o Pró-Saúde influenciou de forma positiva o ensino odontológico.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

Rodrigues, C. R. do C., & Silva, M. A. M. da. (2014). O impacto dos cenários de prática propostos pelo Pró-Saúde na formação em odontologia. Revista Da ABENO, 12(2), 219–226. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v12i2.127

Issue

Section

Article