Mudanças nos cursos de Odontologia e a interação com o SUS

Authors

  • Maria Celeste Morita Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina.
  • Léo Kriger Presidente da Comissão de Ensino da ABENO.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v4i1.1495

Abstract

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) são orientações para elaboração dos currículos que devem ser necessariamente adotadas por todas as instituições de ensino superior. Na área da Saúde, entretanto, estas precisam ser entendidas dentro de um contexto maior, o da Reforma Sanitária Brasileira. [...]

Downloads

Download data is not yet available.

References

ABENO. Comissão de Ensino. Diretrizes da ABENO para a definição do Estágio Supervisionado nos cursos de Odontologia. [citado 2004 abr 21] Disponível em: http://www.abeno.org.br.

ABENO - XXXIII Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Diretrizes Curriculares: o que muda? Rev ABENO 1999;3-6.

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal; 1988.

Brasil. Ministério da Educação. Parecer n° CNE/CES 1300/01 de 06 de novembro de 2001. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Farmácia e Odontologia. Diário Oficial, Brasília, 07 dez 2001, seção 1, p. 25.

Brasil. Ministério da Educação. Resolução n° CNE/CES 3/2002 de 19 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Farmácia e Odontologia. Diário Oficial, Brasília, 04 mar 2002, seção 1, p. 10.

Brasil. Ministério da Saúde. Políticas de Formação e Desenvolvimento para o SUS: caminhos para a educação permanente em saúde. [citado 2004 abr 20] Disponível em:

http://portal.saude.gov.br/saude/arquivos/pdf/pol_formacao_desenv.pdf.

Brasil. Ministério da Saúde/Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Caminhos para as mudanças da formação e desenvolvimento dos profissionais de Saúde: diretrizes para a ação política para assegurar educação permanente no SUS. Brasília, maio 2003. (mimeografado)

Carvalho ACP, Fernandes Neto AJ. Recomendações sobre a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Odontologia. ABENO: Uberlândia; 2001. (mimeografado)

Chaves M. Complexidade e transdiciplinariedade: uma abordagem multidimensional do Setor Saúde. [citado 2004 jun 13] Disponível em: http://psy.med.br/textos/complexidade/complexidade.pdf.

Paraná. Escola de Saúde Pública. Programa de Incentivo a Mudanças nos Cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Farmácia do Estado do Paraná. [citado 2004 abr 30] Disponível em: http://www.redeunida.org.br/prosaudepr.asp 11. Perri de Carvalho AC. Formação do cirurgião-dentista – ensino e profissionalização. Documento de trabalho 4/96. São Paulo: NUPES/USP; 1996.

World Health Organization. Learning together to work together for health. Report of WHO Study Group on Multiprofessional Education for Health Personnel: the team approach. Technical Report Series 769. WHO: Geneva; 1988.

Published

02-02-2004

How to Cite

Morita, M. C., & Kriger, L. (2004). Mudanças nos cursos de Odontologia e a interação com o SUS. Revista Da ABENO, 4(1), 17–21. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v4i1.1495

Issue

Section

Article