Collective Health Dental Practices in the Family Health Strategy
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i3.154Keywords:
Community Dentistry. Family Health. Education, Higher.Abstract
The Family Health Strategy (FHS – Estratégia Saúde da Família/ESF) in Brazil aims to prioritize promotion and protection of the health of individuals and families within the community. It is based on the reorientation and reformulation of the work process in the context of the Single Health System (SHS). The expansion strategy, qualifications and primary care consolidation are centered on health care through promotion and recovery actions, based on the new conception of the health-disease process, with attention focused on family and organized actions in territory defined. In this field, dentistry is inserted also in health promotion, so that the activities developed by professionals are not restrict only to the curative treatment of dental caries. This experience report aims to reflect about practices in health care experienced by dental students at Federal University of Pará. The contact with the local reality became the most sensitive and critical subject in its operations in the National Health System, as well as provide the opportunity for multidisciplinary work and consolidate theoretical concepts of primary health care team experienced on graduation.
Downloads
References
Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Resolução CNE/CES nº 3, de 19 de fevereiro de 2002.
BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 19 set. 1990.
Pereira CRS, Patrício AAR, Araújo FAC; Lucena EES, Lima KC, Roncalli AG. Impacto da Estratégia Saúde da Família com equipe de saúde bucal sobre a utilização de serviços odontológicos. Cad Saúde Pública 2009; 25(5):985-96.
Silva BS, Caldarelli PG. O PET-Saúde em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Odontologia no desenvolvimento de competências profissionais: relato de experiência, Rev ABENO 2013; 13(2):34-41.
Ministério da Saúde. Portaria nº. 74. Reajusta os valores dos incentivos financeiros às ações de saúde bucal no âmbito do Programa Saúde da Família, inclui procedimento de moldagem para prótese e dá outras providências. Diário Oficial da União 2004; 22 jan. 2004.
Botazzo C, Fonseca GS, Junqueira SR. Modelo lógico-ideal para o estágio curricular supervisionado: a educação pelo trabalho na formação Odontológica. Rev ABENO 2013; 15(2):2-11.
Freire P. A Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
Galassi MAS, Barbin EL, Spanó JCE, Melo JAJ, Tortamano N, Carvalho ACP. Atividades extramuros como estratégia viável no processo ensino-aprendizagem: Uma variação do ambiente ensino/aprendizagem valiosa tanto pelo contato do aluno com a comunidade, quanto pela grande interação entre professor e aluno. Rev ABENO 2006;6(1):66-9.
Júnior ACRA. Paisagem antropo-genética e a dinâmica do meio físico na porção sul da cidade de Belém (PA). Ateliê Geográfico 2013; 7(2):71-96.
Moimaz SAS, Santos RR, Saliba O, Borges HC, Garbin CAS, Ancieri RM, Saliba NA. A experiência da saúde coletiva na formação profissional: retrato da extensão universitária. Rev Ciênc Ext 2013; 9(2):152-66.
Toassi RFC, Baumgarten A, Warmling CM, Rossoni E, Rosa AR, Slavutzky SMB. Teaching at primary healthcare services within the Brazilian national health system (SUS) in Brazilian healthcare professionals' training. Interface 2013; 17(45):385-92.
Oliveira M L, Coelho TC. A percepção de acadêmicos de odontologia sobre o PET-Saúde UFMS/SESAU, Campo Grande/MS. Rev ABENO 2011; 11(1):76-80.
Oliveira MS. O papel dos profissionais de saúde na formação acadêmica. Olho Mágico 2013; 10 (2):37-9.
Souza TMS, Roncalli AG. Saúde bucal no Programa Saúde da Família: uma avaliação do modelo assistencial. Cad Saúde Pública 2007; 23(11):2727-39.
Sobrinho TAO, Medeiros CPP, Maia MR, Reis TC, Miranda LP, Costa PF. Integração acadêmica e multiprofissional no Pet-Saúde: experiências e desafios. Rev ABENO 2011; 11(1):39-42.
Saliba NA, Saliba O, Moimaz SAS, Garbin CAS, Arcieri RM, Lolli LF. Integração ensino-serviço e impacto social em cinquenta anos de história de saúde pública na Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. RGO 2009; 57(4):459-65.
Morita MC, kriger L. Mudanças no curso de odontologia e a interação com o SUS. Rev ABENO 2004; 4(1):17-21.
Ministério da Saúde. Portaria nº. 267. Aprova as Normas e Diretrizes de Inclusão da Saúde Bucal na Estratégia do Programa de Saúde da Família (PSF). Diário Oficial da União 2001; 7 mar
Moimaz SAS, Saliba NA, Zina LG, Saliba O, Garbin CAS. Prática de ensino-aprendizagem com bases em cenários reais. Interface 2010; 14(32):69-79.
Carvalho BR, Costa TBC, Gomes MJ, Santos KT, Guerra SMG. Formação docente em Odontologia no Brasil: sugestões de mudanças após as Diretrizes Curriculares Nacionais. Rev Bras Pesq Saúde 2010; 12(4): 39-44.
Raldi DP, Malheiros CF, Fróis IM, Lage-Marques JL. O papel do professor no contexto educacional sob o ponto de vista dos alunos. Rev ABENO 2003; 3(1):15-23.
Moimaz SAS, Saliba NA, Garbin CAS, Zina LG, Furtado JF, Amorim JA. Serviço extramuro odontológico: impacto na formação profissional. Pesqui Bras Odontopediatria Clín Integr 2004; 4(1):53-7.
Calado GS. A inserção da equipe de saúde bucal no Programa de Saúde da Família: principais avanços e desafios [Dissertação de Mestrado]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz; 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).