O uso da Teleodontologia no ensino de Odontologia Legal: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i2.162Keywords:
Odontologia Legal, Materiais de ensino, Educação à DistânciaAbstract
Vivemos, atualmente, em uma sociedade repleta de tecnologia e sistemas digitais e, em busca de um mecanismo comple-mentar de ensino, foi criada a Teleo-dontologia, com intuito de colaborar e proporcionar melhores condições e novos ambientes para o ensino. O objetivo deste artigo é demonstrar a importância da ferramenta Teleodontologia e como a área de Odontologia Legal da FORP/USP tem utilizado dessa plataforma virtual como recurso no processo ensino-aprendizagem. A FORP/USP possui um Polo de Odontologia Digital Aplicada à Educação, que oferece e desenvolve as condições operacionais para docentes e discentes, objetivando auxiliar o ensino e o apren-dizado dos alunos, tanto da graduação como pós-graduação e serviços de extensão, utilizando o meio digital como instrumento pedagógico. Entre as diversas ferramentas a Teleodontologia, um Sistema Interativo de Apoio ao Ensino e ao Aprendizado, tem como principal missão oferecer instrumentos pedagógicos virtuais, o qual é descrito neste relato de experiência. A utilização desse instrumen-to de ensino apresenta resultados positi-vos, agregando valor na formação profissional e possibilitando momentos diversificados de estudo, além da sala de aula.
Downloads
References
Ferreira LF, Bercht M. A realidade virtual na educação médica usando agentes pedagógicos como apoio à avaliação de competência técnica em Cirurgia. In: Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. 2000 (São Paulo) Anais. São Paulo; 2000.
Moran JM. Novos caminhos do ensino à distância. SENAI 1994; 1(5):1-3.
Lemos SG, Morita MC, Tanaka ECE. Recursos utilizados por graduandos de odontologia e Cirurgiões-Dentistas do SUS para estudar e resolver dúvidas surgidas durante o trabalho. Rev ABENO. 2014;(1):3-16.
Fernandes AMR, Fernandes APS, Nascimento RL. Utilização da tecnologia de agentes para um ambiente virtual de ensino /aprendizagem em Periodontia. Rev ABENO. 2005;(1):23-3.
Fernandes APS. Modelo de um ambiente educacional via web para Odontologia – um estudo de caso em Periodontia [Tese de Doutorado]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2001
Perri de Carvalho AC. Educação e saúde em Odontologia - ensino da prática e prática do ensino. São Paulo: Santos; 1995. 93 p 10 – PODAE – Disponível em: http://podae.forp. usp.br/index.php?option=com_content&task=view&id=4&Itemid=8. Acessado em 20/12/2013.
Delors J. Educação: um tesouro a descobrir. 8ª ed. São Paulo: Cortez; 2003. 288 p.
Galassi MAS. Atividades extramuros como estratégia viável no processo ensino-aprendizagem. Rev ABENO. 2006;(1):66-9.
Vasconcellos CS. Metodologia Dialética em Sala de Aula. Revista de Educação AEC. Brasília: abril de 1992 (n. 83).
Polo de Odontologia Digital Aplicada a Educação (PODAE) – Disponível em: http://podae.forp.usp.br/index. php?Option=com_content&task=view&id=4&Itemid=8. Acessado em 20/12/2013.
Moran JM. Propostas de mudança nos cursos presenciais com a educação “on-line”. Rev ABENO. 2005;(1):40-5.
Raldi DP, Malheiros CF, Fróis IM, Lage-Marques JL. O papel do professor no contexto educacional sob o ponto de vista dos alunos. Rev ABENO. 2003;(1):15-23.
Mcmillan W. Making the most of teaching at the chairside. Eur J Dent Educ. 2011;(1):63-68.
Sakaguchi, RL. Facilitating Preceptor and Student Communication in a Dental School Teaching Clinic. J Dent Educ. 2010;74(1):36-42.
Warmling AMF, Mello ALSF, Naspolini DS, Canto GL, Souza ER. Contribuições das atividades complementares na formação profissional em odontologia. Rev ABENO. 2012;(2):190-197.
Sales LNP, Nascimento LS, Brandão GAM, Magalhães ACC, Pontes FSC. Educação à distância e o uso da tecnologia da informação para o ensino em odontologia: a percepção discente. Rev ABENO. 2012;(2):227-32.
Chen JW, Hob-Dell MH, Dunn K, Johnson KA, Zhang J. Teledentistry and its use in dental education. J Am Dent Assoc. 2003;134(3): 342-6.
Souza MIC, Rendeiro M, Jorge RR, Maia K, Monnerat ABL, Ritto MRS. Utilização do ensino à distância como ferramenta de capacitação e formação para técnico em saúde bucal. Rev ABENO. 2013;17 (2):27-33.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).