Dentistry in Multiprofessional Residency in Health
experience of training in the health care network
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1674Keywords:
Residence, Interprofessional Education, Integrality in Health, Comprehensive Health Care, DentistryAbstract
The Multiprofessional Residency in Health, a two-year lato sensu post-graduate program with training in service, allows the articulation of specific, common and teamwork knowledge, to achieve comprehensive and humanized care to the user and community. This article aims to report the experience of in-service training in the field of Dentistry of a Multiprofessional Residency Program in Integral Health Care in the Oral Health Care Network. The residency program, with weekly workload of 60 hours, involves theoretical and practical teaching activities divided into transversal axes, common to different areas, and specific for each profession, being 60% of the workload in primary care, 20% in secondary care and 20% in tertiary care, in different scenarios of practice of the oral health care network. It has 36 multiprofessional residents, including 6 dentists. In the theoretical, specific and common modules, active methodologies and virtual learning environment were used for theoretical discussion, and field mentorship support the development of collaborative interprofessional practices and the organization of the work process in primary care. The integration with different areas of health, and reflecting on and problematizing practices, enhanced teamwork aiming at a comprehensive health care. This modality of training for the area of Dentistry has proved important for the development of collaborative skills and competences of dentists and qualification of the Unified Health System.
Downloads
References
Kalichman AO, Ayres JRCM. Integralidade e tecnologias de atenção à saúde: uma narrativa sobre contribuições conceituais à construção do princípio da integralidade no SUS. Cad Saude Publica. 2016;32(8):e00183415.
Tompsen NN, Meireles E, Peduzzi M, Toassi RFC. Educação interprofissional na graduação em Odontologia: experiências curriculares e disponibilidade de estudantes. Rev odontol UNESP. 2018;47(5):309-30.
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia e dá outras providências. Resolução n 3, 21 jun. 2021. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. 2021; Sec. 1: 115, p.77. [Acesso em 07 dez. 2021]. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-3-de-21-dejunho-de-2021-327321299.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde – 1. ed. rev. – Brasília: Ministério da Saúde. 2018. 73 p. [Acesso em 07 dez.
Brasil. Ministério da Educação. Ministério da Saúde. Dispõe sobre a Residência Multiprofissional em Saúde e a Residência em Área Profissional da Saúde, e institui o Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde e a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. Portaria n. 1.077, 12 nov. 2009. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília 13 nov. 2009. [Acesso em 07 dez. 2021]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15462-por-1077-12nov-2009&Itemid=30192.
Arruda GMMS, Barreto ICHC, Ribeiro KG, Frota AC. O desenvolvimento da colaboração interprofissional em diferentes contextos de residência multiprofissional em Saúde da Família. Interface. 2018;22(supl 1):1309-23.
Silva CA, Dalbello-Araujo M. Programa de Residência Multiprofissional em Saúde: o que mostram as publicações. Saúde Debate. 2019;43(123):1240-58.
Haddad AE. A Residência Multiprofissional em Saúde e a Odontologia: conceito, histórico e aplicação na formação dos profissionais de saúde. Rev Assoc Paul Cir Dent. 2017;71(1):48-9.
Brasil. Ministério da Educação. Ministério da Saúde. Homologa o resultado do processo de seleção dos projetos que se candidataram ao Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde, e dá outras providências. Portaria Conjunta n. 1, 24 fev. 2010. [Acesso em 07 dez. 2021]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/sgtes/2010/poc0001_24_02_2010.html.
Brasil. Ministério da Educação. Ministério da Saúde. Edital de Convocação n 17, 4 de novembro de 2011. Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde. Brasília: Diário Oficial da União n 214; 2011, p. 133-135. [Acesso em 07 dez. 2021]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9504-editaldeconvocacao-17-residenciamultiprofissional-1&category_slug=dezembro2011-pdf&Itemid=30192.
Lima VV, Ribeiro ECO, Padilha RQ, Mourthé Júnior CA. Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissional. Interface. 2018;22(Suppl 2):1549-62.
Brasil. Secretaria de Educação Superior. Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. Resolução CNRMS n 2, de 13 de abril de 2012. Dispõe sobre Diretrizes Gerais para os Programas de
Residência Multiprofissional e em Profissional de Saúde. Poder Executivo, Secretaria de educação superior, comissão nacional de residência multiprofissional em saúde. Diário Oficial da União; 2012. [Acesso em 05 jan. 2022]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15448-resol-cnrms-n2-13abril-2012&Itemid=30192.
Lago LPM, Matumoto S, Silva SS, Mestriner SF, Mishima SM. A análise de práticas profissionais como dispositivo para a formação na residência multiprofissional. Interface. 2018;22(Suppl 2):1625-34.
Souza SV, Ferreira BJ. Preceptoria: perspectivas e desafios na Residência Multiprofissional em Saúde. ABCS Health Sci. 2019;44(1):15-21.
Canadian Interprofessional Heatth Collaborative. A National Interprofessional Competency Framework. College of Health Disciplines, University of British Columbia. [Internet]. 2010. [Acesso em 07 jun. 2021]. Disponível em: https://ipcontherun.ca/wpcontent/uploads/2014/06/National-Framework.pdf.
Conselho Nacional de Saúde. Recomendação n 018, de 26 de março de 2020. Recomenda a observância do Parecer Técnico n 106/2020, que dispõe sobre as orientações ao trabalho/atuação dos Residentes em Saúde, no âmbito dos serviços de saúde, durante a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional em decorrência Doença por Coronavírus – COVID-19. [Acesso em 05 jan. 2022]. Disponível em: Erro! A referência de hiperlinknão é válida..
Ceccim RB. Conexões e fronteiras da interprofissionalidade: forma e formação. Interface. 2018;22(Supl. 2):1739-49.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).