Projeto pedagógico do Curso de Odontologia: conhecimento discente

Authors

  • Maria Ângela Arêa Leão Ferraz Professora Assistente da Universidade Estadual do Piauí
  • Carlos Alberto Monteiro Falcão Conselho Regional de Odontologia da Bahia
  • Raony Môlin de Sousa Pereira
  • Carla Ohana Braga Pinheiro
  • Elanno Pádua Albuquerque do Nascimento
  • Maria Eliete Batista Moura

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i2.176

Keywords:

Educação em Odontologia, Recursos Humanos, Educação Baseada em Competências.

Abstract

A mudança nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação no Brasil deveu-se à necessidade de adequar o perfil do egresso, pois a formação de profissional clínico – que não conseguia atender as exigências do mercado de trabalho – pelo ensino centrado apenas no campo técnico-científico, criou fendas entre o campo do saber e o aspecto humanístico da saúde. Desta forma, a construção de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais e em conformidade com Projetos Pedagógicos Institucionais deveria ser pautada na colaboração de todos os atores envolvidos no processo. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o conhecimento dos discentes sobre o PPC do Curso de Odontologia de uma universidade pública. Observou-se o desconhecimento discente sobre as regulamentações que norteiam a formação superior, evidenciando a necessidade de reorganização dos sujeitos participantes deste processo, com maior participação de todos na construção dos PPCs para que os objetivos da formação estejam de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais.

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Author Biography

Carlos Alberto Monteiro Falcão, Conselho Regional de Odontologia da Bahia

Conselho Regional de Odontologia da Bahia Comissões de Ensino e de Ética

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Published

09-08-2015

How to Cite

Ferraz, M. Ângela A. L., Falcão, C. A. M., Pereira, R. M. de S., Pinheiro, C. O. B., Nascimento, E. P. A. do, & Moura, M. E. B. (2015). Projeto pedagógico do Curso de Odontologia: conhecimento discente. Revista Da ABENO, 15(2), 47–55. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i2.176

Issue

Section

Article