Analysis of the profiles of dentists of Londrina (Paraná, Brazil) on Instagram
ethical aspects of advertising and publicity
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.1978Keywords:
Forensic Dentistry, Ethics Dental, Social Networking, Publicity, AdvertisingAbstract
Dentistry has entered social networks as a way to attract and retain patients. The professional, sometimes, is not aware of ethical norms for using publicity/advertisement on the internet, many times committing ethical infractions regarding these behaviors. The aim of this research was to analyze the public (open access) profiles of dentists (DE) in the municipality of Londrina (PR) on the social network InstagramTM in view of the aspects of publicity and advertisement characterized in the Code of Dental Ethics (CDE). A list of active DEs in the city of Londrina, made available by the Regional Council of Dentistry of Paraná, was used. As inclusion criterion, it was necessary that the dentist had public profile and characterized as a professional in the area, excluding private profiles, without identifications, without publications and only with personal publications. After selection, each profile was evaluated separately, taking into account the last ten posts, according to nine pre-established items based on CDE. A total of 213 profiles that met the inclusion criteria were identified, 137 in disagreement with CDE and 76 in agreement. Most profiles analyzed violated one or more items that were evaluated, with the exhibition of “before and after” images being the most frequently found item.
Downloads
References
Garbin AJI, Orenha ES, Garbin CAS, Gonçalves PE. Publicidade em Odontologia: avaliação dos aspectos éticos envolvidos. Rev Gaúcha Odontol. 2010;58(1):85-9. doi: https://doi.org/10.21117/rbol.v2i1.21
Brasil. Conselho Federal de Odontologia. Quantidade geral de entidades e profissionais ativos. [citado em 10 de outubro de 2019]. Disponível em: http://cfo.org.br/website/estatisticas/quantidade-geral-de-entidades-e-profissionais-ativos/
Machado ACO, Altaf JG, Falco GP, Costa DVF. Marketing no setor odontológico. In: XI Congresso Nacional de Excelência em Gestão. 2015, Rio de Janeiro, Brasil.
Arcier NM, Silva MM, Arcieri RM, Garbin CAS. A importância do marketing odontológico para enfrentar um mercado competitivo. Rev Odontol Araçatuba. 2008;29(1):13-9.
Silveira FT, Moraes NE, Barbin EL. Reflexões sobre o Código de Ética Odontológica Aprovado pela Resolução CFO Nº 118/2012. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2014. doi: https://doi.org/10.1590/1980-549720230020
Garbin CAS, Ortega MM, Garbin AJI, Saliba TA. O uso das redes sociais na odontologia: uma análise dos aspectos éticos de páginas de clínicas odontológicas. Rev Bras Odontol Leg RBOL. 2018;5(1):22-9. doi: https://doi.org/10.21117/rbol.v5i1.135
Prudente NL. O uso da affordance “faça sua pergunta” no Instagram para ensino de Língua Inglesa. In: Anais do Congresso Universidade EaD e Software Livre. 2018;2(9):1-6.
Lima AIC, Cruz RA, Silva RA. Análise dos perfis de clínicas odontológicas e de cirurgiões-dentistas em duas redes sociais quanto aos aspectos éticos, de propaganda e publicidade. Rev Bras Odontol Leg RBOL. 2016;3(2):66-73. doi: https://doi.org/10.21117/rbol.v3i2.6
Felter M, Rodrigues LG, Martorell LB, Prado MM. A violação dos aspectos éticos e legais de uma rede social profissional odontológica. Rev Bras Odontol Leg RBOL. 2017;4(3):34-47. doi: https://doi.org/10.21117/rbol.v4i3.127
Emiliano GBG, Fernandes MM, Beaini TL. Ética odontológica: para onde devemos olhar em busca de soluções? Rev Bras Odontol Leg RBOL. 2018;5(2):94-102. doi: https://doi.org/10.21117/rbol.v5i2.205
Brasil. Conselho Federal de Odontologia. Código de Ética Odontológica aprovado pela Resolução CFO-118/2012. [citado em 16 de abril de 2020]. Disponível em: http://website.cfo.org.br/wp-content/uploads/2018/03/codigo_etica.pdf
Miranda SS, Bulcão JA, Dultra CA. Publicidade e propaganda em odontologia: avaliação dos aspectos éticos envolvidos. Rev Bras Odontol Leg RBOL. 2015;2(1):53-67. doi: https://doi.org/10.21117/rbol.v2i1.21
Miranda GE, Radicchi R, Daruge Junior E. Análise de websites de cirurgiões-dentistas quanto aos aspectos éticos e legais relativos à publicidade e propaganda. Rev Bras Odontol 2013. 70(1):80-4. doi: https://doi.org/10.21117/rbol.v3i2.6
Brasil. Conselho Federal de Odontologia. Resolução nº 196, de 29 de janeiro de 2019. Autoriza a divulgação de autorretrato (selfie) e de imagens relativas ao diagnóstico e ao resultado final de tratamentos odontológicos, e dá outras providências. [citado em 16 de abril de 2020]. Disponível em: http://sistemas.cfo.org.br/visualizar/atos/RESOLU%c3%87%c3%83O/SEC/2019/196
Brasil. Lei nº 5.081, de 24 de agosto de 1966. Regula o exercício da Odontologia [citado em 16 de abril de 2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5081.htm
Penteado MLR, Oenning ACC, Silva RHA, Nascimento MCC, Silva RF, Miamoto P. Análise ético-jurídica da publicidade odontológica no Instagram. Rev Bras Odontol Leg RBOL. 2020;7(1):4-16. doi: https://doi.org/10.21117/rbol-v7n12020-260
Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União. 5 out. 1988. [citado em 16 de abril de 2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Brasil. Código Civil. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. [citado em 17 de abril de 2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm
Brasil. Código Penal. Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. [citado em 17 de abril de 2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm
Martorell LB, Nascimento WF, Prado MM, Silva RF, Mendes SDSC. O uso de imagens em redes sociais e o respeito ao paciente odontológico. J Health Sci. 2016;18(2):104-10. doi: https://doi.org/10.17921/2447-8938.2016v18n2p107-113
Brasil. Código de Defesa do Consumidor. Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. [citado em 17 de abril de 2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm
Garbin CAS, Garbin AJI, Filho ACP, Fagundes ACG, Santos RR. A propaganda é realmente a alma do negócio?. Rev Odontol Araçatuba. 2007;28(2):58-9.
Costa GLG, Martins BPA, de Oliveira CAS. Odontologia legal: avaliação dos currículos dos cursos de graduação das faculdades de Minas Gerais. Rev Bras Odontol Leg. RBOL. 2019;6(2):31-40. doi: http://dx.doi.org/10.21117/rbol.v6i2.245
Lino-Júnior HL, Gabriel M, Daruge-Júnior E, Silva RHA. Ensino de Odontologia Legal no Brasil: um convite à reflexão. Rev ABENO. 2015;15(2):38-46. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i2.161
Brites NA, Pithan AS, Nunes MF, Brites IF. Odontologia Legal no ensino superior do Estado do Rio Grande do Sul. Rev ABENO. 2016;16(3):36-45. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i3.276
Pereira JGD, Lima KF, Romano FB, Costa PB, Jacometti V, Silva RHA. Atividades práticas no ensino de Odontologia Legal nos cursos de graduação em Odontologia. Rev ABENO. 2017;17(2):88-96. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i2.377
Pereira JGD, Recalde TSF, Costa PB, Jacometti V, Magalhães LV, Silva RHA. Forensic odontology education: from undergraduate to PhD. Forensic Odontostomatol. 2017;35(2):149-56.
Faria LV, Pinheiro FA, Lopes DF, Medeiros YL, Silva RHA. Ensino da Odontologia Legal nos cursos de graduação em Odontologia: um estudo transversal da região Sudeste Brasileira. Rev Bras Odontol Leg RBOL. 2021;8(1):13-22. doi: https://doi.org/10.21117/rbol-v8n12021-304
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).