Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde

Authors

  • Simone Dutra Lucas
  • Andréa Clemente Palmier
  • João Henrique Lara do Amaral
  • Marcos Azeredo Furquim Werneck
  • Maria Inês Barreiros Senna

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v11i1.35

Keywords:

Ciências Sociais. Currículo. Ensino. Odontologia. SUS.

Abstract

O objetivo deste trabalho é descrever a experiência da disciplina Ciências Sociais Aplicadas à Saúde (CSAS) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FO-UFMG). Em resposta às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Odontologia e do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), desde 2004, a FO-UFMG tem se mobilizado para mudar seu currículo, dando atenção especial à diversificação dos cenários de aprendizagem. Em 2007, a Disciplina de CSAS foi reformulada, permitindo a inserção dos discentes no Sistema Único de Saúde (SUS) no início de sua formação profissional,
quando a realidade e a prática do SUS são os objetos do ensino. Esse movimento reforçou as expectativas de que essa inserção é viável. Espera-se que as mudanças na disciplina funcionem como um projeto piloto, subsidiando outras iniciativas que visem uma maior aproximação dos estudantes à prática profissional, e que sirva de parâmetro na organização e planejamento de outros conteúdos vinculados à saúde coletiva a serem incluídos na formação profissional.

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How to Cite

Lucas, S. D., Palmier, A. C., Amaral, J. H. L. do, Werneck, M. A. F., & Senna, M. I. B. (2013). Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde. Revista Da ABENO, 11(1), 29–34. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v11i1.35

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