Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: formação baseada nos pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais

Authors

  • Elisa Ribeiro de Oliveira
  • Lucimar Aparecida Britto Codato
  • Suely Tsuha Massaoka
  • Mariana Gabriel

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v11i1.38

Keywords:

Educação em Odontologia. Sistema Único de Saúde. Formação de Recursos Humanos.

Abstract

Este trabalho objetiva correlacionar os pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de Odontologia com as atividades desenvolvidas por alunos de Odontologia, integrantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PETsaúde) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). As DCN apontam que a formação profissional deve estar atrelada às necessidades da população, daí a necessidade da diversificação dos cenários de práticas e do fortalecimento da parceria e da interação entre ensino-serviço e comunidade. Nesta integração, os
benefícios são bilaterais, pois formam-se profissionais com perfil adequado às necessidades dos serviços e o processo ensino-aprendizagem acontece nos espaços onde ocorrem as práticas de saúde, que favorecem a formação de futuros profissionais com mais conhecimento e comprometimento para o enfrentamento das reais necessidades de saúde da população. Neste contexto, o PET-Saúde muito contribui para esta integração e, consequentemente, para a implementação
das DCN porque possibilita que o discente pratique o conteúdo aprendido na graduação, por meio do trabalho em diversificados cenários de práticas, incentivando-o a pesquisar, trabalhar em equipes multiprofissionais, desenvolver a comunicação, a reflexão, gerenciar serviços e tomar decisões, sempre contextualizadas a realidade que o aluno está inserido e vivenciando no dia-dia dos serviços de saúde. 

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

Oliveira, E. R. de, Codato, L. A. B., Massaoka, S. T., & Gabriel, M. (2013). Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: formação baseada nos pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista Da ABENO, 11(1), 43–46. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v11i1.38

Issue

Section

Article