Provision of dental services in public dental schools and integration with the health care network
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i3.385Keywords:
Dental Clinics. Students, Dental. Dental Staff. University. Delivery of Health Care.Abstract
The purpose of this study was to analyze the services provided by federal public dental schools (DS) in southern Brazil, particularly the organization and the integration with the Health Care Network (HCN). This is an exploratory, descriptive and analytical study with a qualitative approach using observation techniques, documentary analysis and semi-structured interviews, carried out from June to October 2014. The full integration of the dental services with the HCN is still a challenge to be overcome, which has compromised the effectiveness of the national health system principles and has consequences on professional training in dentistry. It is necessary to consolidate the relationship of the DS with the public health system so that dental services provided by DS can, effectively, be part of the HCN.
Downloads
References
Dias HS. A implementação da política de reorientação da formação em odontologia: dependência de trajetória e estímulos institucionais na UFBA [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; 2011.
Scorzoni MF, Bueno SMV, Coscrato G. O currículo e as implicações dos novos paradigmas educacionais na formação do enfermeiro. Saúde Transform Soc. 2013; 4(1):11-5.
Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. DiárioOficial da União, Brasília, 4 de março de 2002.
Moysés ST, Kriger L, Moysés SJ. Saúde Bucal das Famílias - Trabalhando com Evidências. São Paulo: Artes Médicas, 2008. p. 268–276.
Toassi RFC, Stobaus CD, Mosquera JJM, Moyses SJ. Currículo integrado no ensino de Odontologia: novos sentidos para a formação na área da saúde. Interface Comun Saúde Educ. 2012;16(41):529-42.
Brasil. Ministérios da Educação e da Saúde. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde PRÓ-SAÚDE. Diário Oficial da União, Brasília, 17 de novembro de 2005.
Mattos RA. A integralidade na prática (ou sobre a prática da integralidade). Cad Saúde Pública. 2004;20(5):1411-6.
Moretti-Pires RO. O pensamento freireano como superação de desafios do ensino para o SUS. Rev Bras Educ Méd. 2012;36(2):255-63.
Mello ALSF, Moysés SJ, Carcereri DL. Ensino ou serviço? A universidade e o curso de Odontologia na rede de atenção à saúde bucal. Mundo saúde. 2011;35(4):364-72.
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria Interministerial no 1.646, de 5 de agosto de 2014. Institui o componente GraduaCEO – BRASIL SORRIDENTE, no âmbito da Política Nacional de Saúde Bucal, que irá compor a Rede de Atenção à Saúde (RAS), e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 06 de agosto de 2014.
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria no 4.279, de 30 de dezembro de 2010. Estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União, Brasília, 30 de dezembro de 2010.
Noro LRA, Farias-Santos BCS, Sette-de-Souza PH, Cruz RKS, Pinheiro IAG, Borges REA, et al. O professor (ainda) no centro do processo ensino-aprendizagem em Odontologia. Rev ABENO. 2015;15(1):2-11.
Bardin, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.
Gonçalves ER, Verdi MIM. Os problemas éticos no atendimento a pacientes na clínica odontológica de ensino. Ciênc Saúde Coletiva. 2007;12(3):755-64.
Sponchiado Júnior EC, Souza TB. Estudo da demanda ambulatorial da clínica de odontologia da Universidade do Estado do Amazonas. Ciênc Saúde Coletiva. 2011; 16(1):993-997.
Reis SCGB, Santos LB, Leles CR. Clínica integrada de ensino Odontológico: perfil dos usuários e necessidades odontológicas. ROBRAC. 2011;20(4):46-51.
Nóbrega LM, Temóteo LM, Dias JN, Lima -MSM, Fontes LBC, Cavalcanti SA, et al. Perception of oral health by patients who use dental clinics. Rev Odontol UNESP. 2013;42(4):259-65.
Albuquerque VS, Gomes AP, Rezende CHA, Sampaio MX, Dias OV, Lugarinho RG. A integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais da saúde. Rev Bras Educ Méd. 2008;32(3):356-62.
Ferreira NP, Dantas TS, Sena-Filho M, Rocha DG. Clínica integrada e mudança curricular: desempenho clínico na perspectiva da integralidade. Pesqui Bras Odontopediatria Clín Integr. 2012;12(1):33-9.
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria no 1.464, de 24 de junho de 2011. Altera o Anexo da Portaria no 600/GM/MS, de 23 de março de 2006, que institui o financiamento dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). Diário Oficial da União, Brasília, 27 de junho de 2011.
Freitas SFT, Calvo MC, Lacerda JT. Saúde Coletiva e Novas Diretrizes Curriculares em Odontologia: uma proposta para graduação. Trab Educ Saúde. 2012;10(2):223-34.
Toassi RFC, Davaglio RS, Lemos VMA. Integração ensino-serviço-comunidade: o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia. Educ Rev. 2012;28(4):223-42.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).