Odontologia no PET-Saúde: pesquisa e integração ensino, serviço e comunidade
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v11i1.40Keywords:
Educação Superior. Educação em Odontologia. Aleitamento Materno.Abstract
O objetivo deste trabalho é mostrar ações acadêmicas assertivas fora do âmbito da academia no curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) com a participação dos acadêmicos da área da saúde no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pet-saúde). Em 2010, o programa Pet-Saúde UEL aconteceu em três etapas: a territorialização da área de atuação, o estudo do referencial
teórico sobre a prática do aleitamento materno e a participação dos estudantes na coleta de dados nacional sobre práticas alimentares no primeiro ano de vida. Em seguida, ocorreu a avaliação do programa e a divulgação dos trabalhos realizados em eventos científicos. Em relação ao inquérito realizado, verificou-se que: os índices de aleitamento materno exclusivo e aleitamento materno predominante estão próximos de 50%; o consumo de alimentos com açúcar é elevado para a faixa etária estudada
e que o uso da chupeta e da mamadeira interfere no processo da amamentação em crianças menores de
seis meses de idade, favorecendo o desmame precoce (p = 0,00). Além disso, concluiu-se que a participação dos estudantes do curso de odontologia da UEL no Projeto Pet-saúde tem favorecido transformações nos processos de geração de conhecimentos, contribuído para a prestação de serviços à população e possibilitado maior integração entre ensino-serviço e a comunidade.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).