Geração Y: a motivação para construção do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v11i2.58Keywords:
Educação em saúde. Motivação. Avaliação educacional.Abstract
A construção do conhecimento em saúde ocorre quando o indivíduo toma consciência da aplicação prática do conceito. Práticas de ensino unidirecionais muitas vezes não permitem isso, não motivando a busca de informações que possibilitarão a resolução de problemas. O estudante, atualmente, possui um perfil diferenciado, são jovens pertencentes à geração Y,que cresceram em uma sociedade em transformação pela tecnologia e, agora se encontram nas universidades. Esses jovens não respondem significativamente aos modelos educativos tradicionais, sendo necessárias estratégias de ensino diferenciadas, que buscam a motivação para o desenvolvimento do aprendizado, com uma prática mais participativa e dinâmica. Nesse sentido, o Pró-saúde, concebido para dar suporte à reorientação da formação profissional em saúde, permite abordagens coerentes com essa geração, estabelecendo ações que estimulam a assimilação de conhecimentos críticos no processo de formação profissional. Frente a esses conceitos, elaborou-se um questionário temático sobre a Gripe A, epidêmica em 2009, para motivação no aprendizado de fatores etiológicos e práticas necessárias para a proteção e enfrentamento individual e da sociedade, em uma situação emergencial na saúde. Logo após a aplicação
dos questionários foram entregues gabaritos comentados
visando o imediato esclarecimento. Observouse então, o interesse dos estudantes em relacionar as suas dúvidas e dificuldades com as respostas corretas, realizando a proposta de motivação no ensino. Dessa forma, verificou-se que essa estratégia, baseada em um instrumento de autoavaliação, permitiu ao aluno progredir em seus conhecimentos baseando-se em seus erros.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).