Preceptory practice in specialized public services as a learning scenario in dentistry training

Authors

  • Rebeca Valeska Soares Pereira Universidade Estadual da Paraíba
  • Lydiane dos Santos Dantas Universidade Estadual da Paraíba
  • Ítalo de Macedo Bernardino Universidade Estadual da Paraíba
  • Viviane Costa Silva Universidade Estadual da Paraíba
  • Renata Cardoso Rocha Madruga Universidade Estadual da Paraíba
  • Rilva Suely de Castro Cardoso Lucas Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.648

Keywords:

Preceptorship. Public Health. Teaching. Dentistry.

Abstract

The preceptory practice is one of the pillars in the process of teaching-service integration, allowing the practice of various professional skills and proposing a new way of thinking about training. Sharing experiences, bringing together theory and practice in a dynamic and participative way, leading the student to perceive the integral approach of the patient and commitment to the health team, the SUS service (Brazilian Unified Health Service), are practices that provide gains in the learning process. This research aimed to outline the profile of skills and abilities of dentists who work in public secondary and tertiary health care services in the city ofCampina Grande/ PB in order to identify the characteristics and expectations about the preceptory practice. This is an observational, quantitative, descriptive, cross-sectional study developed through field research with data collection through questionnaire application. The majority of professionals aged up to 37 years (55.9%), males (52.9%), with graduation time of 13 years or less, who reported that teaching-service integration is extremely important (70.6%), or never participated in training for preceptors (67.6%). All professionals with shorter graduation time reported feeling prepared for the preceptory function and, in this aspect, the majority who wanted to act as preceptor (92.0%) reported that they felt prepared for the activity. Participants understand the teaching-service integration as a potential collaborative strategy of the process of changing practices in health education, demonstrating the desire to work as preceptors and participate in training programs in lifelong education.

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Author Biographies

Rebeca Valeska Soares Pereira, Universidade Estadual da Paraíba

Cirurgiã-dentista pela Universidade Estadual da Paraíba, graduação concluída em 2017. Durante a formação acadêmica, integrou-se em projetos de extensão do Departamento de Odontologia da UEPB (Doutores do sorriso; Saúde Bucal, esporte seguro e Lazer; Tenha dentes por toda vida; Liga Interdisciplinar de Combate ao Câncer Oral - LINCCO; Empodera SUS; Aplicações Terapêuticas de Laserterapia da Clínica Odontológica). Desenvolveu projetos de pesquisa como aluna de iniciação científica (PIBIC/CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), como também, foi monitora da disciplina de Cirurgia Odontológica e Anestesiologia. Participou da Operação Jenipapo no município de Mata Roma - MA pelo Projeto Rondon representando o curso de Odontologia da UEPB, em que desenvolveu diversas atividades junto a população local no âmbito da saúde pública. Possui experiência em diversas áreas, com ênfase em: Saúde Coletiva, Educação em saúde, Promoção e Prevenção de Saúde, Odontologia comunitária, Políticas Públicas de Saúde, Atenção básica, Epidemiologia, Análises Complexas de Dados. Apresenta grande interesse de engajamento em movimentos, programas e pesquisas que tenham por objetivo fomentar, estabelecer e incentivar métodos e estratégias que visem o desenvolvimento intelectual e humano do profissional em formação estabelecendo, dessa forma, iniciativas e compromisso com as esferas que envolvem a melhoria dos serviços prestados a população.

Lydiane dos Santos Dantas, Universidade Estadual da Paraíba

Cirurgiã-Dentista pela Universidade Estadual da Paraíba. É membro da Sociedade Brasileira de Odontologia (ABO) desde 2013, membro associado da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) e membro efetivo da Sociedade Norte-Nordeste de Pesquisa Odontológica (SNNPQO). Possui interesse em participar de pesquisas que visem analisar, complementar e criar políticas e estratégias que formetem o desempenho ético e moral do profissional de saúde, bem como pesquisas que tragam inovações técnicas e científicas, garantindo a prestação satisfatória de serviços à sociedade.

Ítalo de Macedo Bernardino, Universidade Estadual da Paraíba

Mestrando em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba (Área de Concentração: Clínicas Odontológicas; Linha de Pesquisa: Epidemiologia e Promoção de Saúde em Odontologia). Especialização em andamento em Implantodontia pelo Instituto de Odontologia da Paraíba (IOP) e em Saúde Coletiva e da Família pelo Centro de Ensino São Leopoldo Mandic-SP. Graduado em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2016). É Membro Aspirante da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) e da Sociedade Nordeste-Norte de Pesquisa Odontológica (SNNPqO). Atualmente é Professor Substituto do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (Campus VIII). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em: Clínica Integrada, Periodontia, Implantodontia, Saúde Coletiva, Epidemiologia, Odontologia Preventiva, Metodologia do Trabalho Científico, Bioestatística e Análise Multivariada de Dados.

Viviane Costa Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Atualmente é graduanda em Odontologia na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), cursando o terceiro período. Desenvolveu projeto de extensão em Odontologia, abordando áreas da Anatomia e Prevenção e Promoção à Saúde Bucal. Possui graduação em Tecnologia em Radiologia pela Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande (2014). Podendo atuar no apoio ao diagnóstico na preparação e execução de exames de diagnóstico por imagem. Tendo conhecimento das técnicas radiológicas, radioterápicas, radioisotópicas, industriais e medicina nuclear. 

Renata Cardoso Rocha Madruga, Universidade Estadual da Paraíba

Possui Doutorado em Odontologia (Área de concentração: Saúde Coletiva) pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco-FOP/ Universidade de Pernambuco-UPE (2009). Mestrado em Odontologia (Área de concentração: Saúde Coletiva) pela Universidade de Pernambuco-UPE (2006). Especialização em Processos Educacionais na Saúde, com ênfase em facilitação de Metodologias Ativas de Ensino- Aprendizagem pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa - IEP/HSL (2014). Especialização em Serviços de Saúde Pública pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas-FACISA (2004). Especialização em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB (2002). Graduação em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB (1999). Exerce o cargo efetivo de Professor(a) Doutor(a) B DE da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB com lotação no Departamento de Odontologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde-CCBS, Campus I - Campina Grande-PB, ministra aula nas disciplinas de Estágio Supervisionado I, II e III; Odontologia Preventiva e Social I, II e III; Gestão de Qualidade em Saúde. Tem experiência na área de Saúde Pública com ênfase em Gestão, Planejamento, Avaliação, Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia em Saúde Bucal, Levantamentos Epidemiológicos, Estratégia Saúde da Família.

Rilva Suely de Castro Cardoso Lucas, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), especializações em Administração Universitária pela UEPB, Saúde Pública pela Unversidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Odontologia em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)1995, Educação para preceptores do SUS (Instituto Sírio Libanês/MS), Mestrado em Odontologia Social pela UFRN (1998) e doutorado em Odontologia, área de concentração Saúde Coletiva, pela FOP/UPE, Recife Pernambuco (2008). Tema da Tese de Doutorado "Satisfação com aspectos psicossociais no trabalho e saúde dos profissionais das equipes do Programa Saúde da Família em Recife, Pernambuco. Atualmente é professora titular do Departamento de Odontologia da UEPB em Campina Grande, dos componentes curriculares, Estágio Supervisionado, Odontologia Preventiva e Social, e Gestão de Qualidade em Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Odontologia em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em saúde, Epidemiologia das doenças bucais nas diversas etapas da vida, Prevenção, Odontologia comunitária; Administração, planejamento e gestão de serviços de saúde; Políticas Públicas de Saúde; Atenção básica; Saúde do trabalhador. Coordenadora de Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa de extensão "Doutores do sorriso".

References

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Published

31-12-2018

How to Cite

Pereira, R. V. S., Dantas, L. dos S., Bernardino, Ítalo de M., Silva, V. C., Madruga, R. C. R., & Lucas, R. S. de C. C. (2018). Preceptory practice in specialized public services as a learning scenario in dentistry training. Revista Da ABENO, 18(4), 176–185. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.648

Issue

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Article