Recursos utilizados por graduandos de odontologia e Cirurgiões-Dentistas do SUS para estudar e resolver dúvidas surgidas durante o trabalho
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v14i1.107Palabras clave:
Educação continuada. Educação em Odontologia. Educação à Distância. Odontologia Baseada em Evidências. Te-lessaúde.Resumen
O objetivo foi identificar ferramentas que um grupo de 45 estudantes e 21 Cirurgiões-Dentistas (CD), atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS) e preceptores de alunos, utilizam para estudar e resolver dúvidas surgidas durante o trabalho. Buscou-se também identificar barreiras para a utilização de ambientes virtuais como estratégia de apoio. Aplicou-se um questionário semiestruturado. Os resultados foram analisados por estatística descritiva e Análise de Conteúdo. Estudantes indicaram preferencialmente periódicos eletrônicos (89%) e CD principalmente a participação em congressos (90%). Ambos os grupos dominam ferramentas de informática básica, e-mail e ferramentas digitais de busca. Sites e blogs são utilizados por 14.3% dos CD e 17.8% dos estudantes. Nenhum CD e apenas 1 estudante indicou utilizar sites de Odontologia Baseada em Evidências. A leitura de textos em língua inglesa, fundamental para o acesso a informação científica, é barreira para mais de 50% em ambos os grupos. Na abordagem qualitativa 57% dos CD nãorelataram estudar para resolver dúvidas surgidas no trabalho, que são solucionadas principalmente com conversas entre colegas e encaminhamentos. Indica-se a Teleconsultoria como estratégia promissora para este grupo. Ainda que o perfil do egresso almejado seja generalista, a intenção de especializar-se é referida por 78% dos estudantes. Embora haja o domínio tecnológico, ressalta-se a barreira referente à falta de uma cultura de busca, que poderá comprometer a adesão a programas de apoio a distância. Indica-se a necessidade de enfatizar a constante busca qualificada da informação, para estudantes e profissionais, visando à resolubilidade e qualidade da atenção ofertada no SUS.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).